Filipinas

Bomba explode durante a missa, fazendo quatro mortos e dezenas de feridos

| 3 Dez 2023

Soldados filipinos na igreja em que ocorreu o atentado. Imagem captada em reportagem divulgada pela Euronews.

Soldados filipinos no local em que ocorreu o atentado. Imagem captada em reportagem divulgada pela Euronews.

 

Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de quatro dezenas ficaram feridas neste domingo, na sequência da explosão de uma bomba no espaço em que decorria uma missa católica, na cidade de Marawi, nas Filipinas. O autodenominado Estado Islâmico reivindicou o atentado.

A cidade, situada no sul do país e que é considerada a de maior presença muçulmana, está situada numa região onde se verifica uma insurreição.

Segundo as agências noticiosas, o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos, condenou veementemente estes “atos sem sentido e particularmente hediondos perpetrados por terroristas estrangeiros”. 

A Universidade Estatal de Mindanau, à qual pertence o ginásio onde a celebração estava a decorrer, suspendeu as aulas, reforçou a segurança na instituição. Emitiu igualmente um comunicado no qual condena o “ato de violência” e manifesta ao mesmo tempo solidariedade para com a sua comunidade cristã e as vítimas desta “tragédia”. 

Uma testemunha hospitalizada, estudante de 21 anos e um dos feridos, é citada pela agência France Presse, como tendo explicado que a bomba explodiu após a primeira leitura da missa que se tinha iniciado às 7h. “A explosão foi repentina e toda a gente começou a correr”, disse. “Quando olhei para trás, as pessoas estavam deitadas no chão. Não sabíamos o que tinha acontecido, foi tudo muito rápido”. Outra testemunha, igualmente estudante, afirmou não ter compreendido logo o que se havia passado, mas, quando viu as pessoas a correr, fugiu também do local com o seu companheiro.

O presidente da Câmara de Marawi, Majul Gandamra, comentou o sucedido dizendo que a sua cidade “é, desde há muito, um símbolo de coexistência pacífica e de harmonia” e que não permitirá que “tais atos de violência ensombrem o nosso compromisso coletivo com a paz e a unidade”. Nesta linha, apelou aos membros das comunidades muçulmana e cristã a permanecerem unidos.

Segundo relatos dos media filipinos e das agências, na sexta-feira, 1 de dezembro, registou-se um ataque aéreo das forças armadas do país que terá matado 11 militantes islamistas de um grupo minoritário que ficou fora de acordos feitos em 2016, entre as autoridades de Manila e a principal força insurgente local. Contudo, não há indícios de que haja relação entre esse facto e o atentado deste domingo.

 

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik

Para "dar prioridade às vítimas"

Santuário de São João Paulo II, nos EUA, vai tapar obras de arte de Rupnik novidade

Os Cavaleiros de Colombo, maior organização leiga católica do mundo, anunciaram esta quinta-feira,11 de julho, que irão cobrir os mosaicos da autoria do padre Marko Rupnik, acusado de abusos sexuais e de poder, que decoram as duas capelas do Santuário Nacional de São João Paulo II, em Washington, e a capela da sede da organização em New Haven, Connecticut (EUA). A decisão, inédita na Igreja, surge uma semana depois de o bispo de Lourdes ter admitido considerar que os mosaicos do padre e artista esloveno que decoram o santuário mariano francês acabarão por ter de ser retirados.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“E tu, falas com Jesus?”

“E tu, falas com Jesus?” novidade

Em matéria de teologia, tendo a sentir-me mais próxima do meu neto X, 6 anos, do que da minha neta F, de 4. Ambos vivem com os pais e uma irmã mais nova em Londres. Conto dois episódios, para perceberem onde quero chegar. Um dia, à hora de deitar, o X contou à mãe que estava “desapontado” com o seu dia. Porquê? Porque não encontrara o cromo do Viktor Gyokeres, jogador do Sporting, um dos seus ídolos do futebol; procurou por todo o lado, desaparecera. Até pedira “a Jesus” para o cromo aparecer, mas não resultou. [Texto de Ana Nunes de Almeida]

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This