AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Boy George, numa imagem de arquivo de 2012. Foto © Eva Rinaldi, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons.
Boy George, numa imagem de arquivo de 2012. Foto © Eva Rinaldi, CC BY-SA 2.0 , via Wikimedia Commons.

Por negar genocídio em Gaza

Boy George afastado do papel de Herodes em “Jesus Cristo Superstar”

| 06/08/2026

O cantor Boy George foi afastado do papel de Herodes do espetáculo Jesus Cristo Superstar a escassos dias da estreia no London Palladium, na capital britânica. A decisão seguiu-se à reação negativa desencadeada pela sua nova música We will dance again, que põe em causa ter havido um genocídio em Gaza.

“Após cuidadosa ponderação, decidi, na minha capacidade de empresário de Boy George, que ele já não participará em Jesus Cristo Superstar”, anunciou o seu empresário, Paul Kemsley, no Instagram. “Neste caso, achei o afastamento a solução mais correta, permitindo assim que a produção permaneça em foco, assegurando que todos os envolvidos podem prosseguir com respeito mútuo e boa vontade”, acrescentou Kemsley.

Os primeiros versos da canção, que foi criada usando inteligência artificial e que se tornou objeto de polémica por apoiar as operações militares israelitas em Gaza, declaram: “Tu dizes genocídio, eu digo guerra. Quando és atacado, é para isso que o exército serve” (“You say genocide, I say war/ When you’re attacked, that’s what the army’s for”). Noutro passo, Boy George critica ativistas e músicos que têm condenado Israel.

O cantor optou por lançar a música nas contas que tem nas redes sociais, não a disponibilizando em plataformas de streaming, como é comum. A letra inclui ainda versos como “se estiveres confuso, eu estou com os judeus” e “confia em mim, nós dançaremos de novo”.

O título We will dance again faria referência ao slogan adotado em Israel após o ataque do Hamas ao festival de música Nova, em 7 de outubro de 2023, no qual centenas de pessoas foram mortas e sequestradas pelo Hamas.

Boy George, que revelou ter estado no festival de música Nova, na véspera da mortandade que ali aconteceu, escreveu na rede Threads, no  dia 27 de julho: “Receio que todos nós tenhamos dificuldade em viver em paz uns com os outros. Enquanto não conseguirmos, estaremos condenados. Reconheço que muitas pessoas discordam do meu ponto de vista, mas é justamente isso que torna a democracia tão incrível. Por mais imperfeita que seja!”

Como recorda o jornal britânico The Guardian, Boy George integrou na década de 1980 os Culture Club, que “também teve sucesso com uma canção contra a guerra, The War Song, que alcançou o 2.º lugar nas tabelas do Reino Unido em 1984 e incluía o refrão: «A guerra é estúpida e as pessoas são estúpidas / E o amor não significa nada em certos círculos estranhos.»”

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Padres Contra o Genocídio levam a Roma os nomes de 300 crianças mortas

Rede internacional

Padres Contra o Genocídio levam a Roma os nomes de 300 crianças mortas novidade

Cerca de 100 padres vão reunir-se esta terça-feira, 22 de setembro, em Roma, para mais uma jornada de oração e uma marcha promovidas pela rede internacional Padres Contra o Genocídio. Os participantes levarão consigo um grande pano branco com os nomes de 300 crianças palestinianas e libanesas que, segundo os organizadores, foram mortas desde a declaração dos dois “cessar-fogos”.

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This