AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Jogo de futebol entre Benfica e Real Madrid, televisão. Foto DR
"Nada justifica o racismo. Não se trata de uma reação, trata-se de uma escolha, e quem escolhe praticá-lo fá-lo com a cobardia de uma camisola a tapar a boca." Foto: Direitos reservados

[Dicionário particular III]

‘c’ de coragem… ou cobardia?

| 25/02/2026

Já muito foi dito sobre o que aconteceu no Estádio da Luz no passado dia 18, entre Vinícius, jogador do Real Madrid, e Prestianni, jogador do Benfica. No entanto, há dois aspetos que não posso deixar de comentar.

O primeiro é a repetição do “porque é que acontece sempre ao mesmo?”. Esta espécie de destino que parece ter decidido que a coragem se paga com reincidência, como se a repetição de um erro o tornasse menos erro. O segundo é a facilidade com que tantos se apressam a desvalorizar o que aconteceu, como se o desconforto alheio fosse exagero ou drama, e como se a tradição de insultar fosse um álibi moral.

O caso da Luz não foi um raio isolado num céu limpo, tratou-se de uma tempestade que já vimos cair sobre o jogador vezes suficientes para percebermos que não é coincidência. Vinícius tem a ousadia – e a dignidade – de denunciar, mas a denúncia ainda incomoda mais do que o ato denunciado e, por isso, vê-se transformado num alvo, pois o que irrita não é o racismo, é o facto de alguém ter a coragem de o expor.

Surge a reação pública, essa manta de retalhos onde cabe tudo, desde a boa fé ingénua até ao cinismo mais confortável.

Há quem diga que “é exagero”, que “só atrasou o jogo”, que “não se deve dar importância” e há quem faça a comparação entre impropérios e racismo, o que se torna não só absurdo, mas perigoso. Os insultos fazem parte, infelizmente, da dinâmica emocional do futebol. Não são bonitos, não são edificantes, mas não são racismo. Racismo não é um excesso do momento, é uma agressão à dignidade humana, é violência simbólica e discriminação. Misturar tudo no mesmo saco é uma forma conveniente de proteger quem não merece proteção e de silenciar quem ousa dizer “basta”.

Há quem apresente o argumento da “provocação”, esse clássico da inversão moral, como se a provocação – seja ela real, imaginada ou simplesmente inventada – pudesse justificar comportamentos racistas. Nada justifica o racismo. Nada. Não se trata de uma reação, trata-se de uma escolha, e quem escolhe praticá-lo fá-lo com a cobardia de uma camisola a tapar a boca e porque sabe que a consequência não irá além de um sermão morno e uma multa. E aqui entramos no território da cobardia institucional: os clubes, as ligas, as federações, todos parecem mais preocupados com a imagem do espetáculo do que com a dignidade do jogador. Vinícius, que denuncia, é tratado como um incómodo e os agressores, “provocados”, são tratados com indulgência. É a assimetria habitual, reveladora de quem se quer proteger.

No meio desta paisagem, deparo-me com uma publicação nas redes sociais, certamente bem intencionada, de um presbítero do Patriarcado de Lisboa, Pedro Figueiredo, em que este sugere que se recorra a uma aplicação de oração, disponível para instalação, porque no futebol dizem-se coisas muito piores que chamar “macaco”, e não nos devemos desgastar: é preciso é rezar. Bem, talvez  consiga perceber a intenção, mas não se pode relativizar: rezar pode até aliviar consciências, mas não basta para resolver problemas que exigem ação, coragem institucional e responsabilidade.

O episódio na Luz não é um acidente: o racismo continua a ter espaço e palco. E enquanto jogadores como Vinícius forem deixados sozinhos na linha da frente, a mensagem é clara: denunciar tem um preço, e esse preço é pago por quem não se cala.

Termino com as palavras inspiradoras do Papa Leão XIV, na sua mensagem para a Quaresma:

“Escutar a Palavra na liturgia educa-nos para uma escuta mais verdadeira da realidade: entre as muitas vozes que passam pela nossa vida pessoal e social, as Sagradas Escrituras tornam-nos capazes de reconhecer aquela que surge do sofrimento e da injustiça, para que não fique sem resposta.”

Que assim seja!

 

Júlia Costa é cristã na essência, católica por tradição. Ligada à paróquia da Amadora, na Pastoral Juvenil e na Promoção da Comunidade. Mãe de uma filha, avó de três netos. Profissionalmente na área da contabilidade, embrenhada em números, mas desde sempre fascinada pela palavra.

 

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This