AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

autores - Margarida Rocha e Melo

[Entre Margens]

Cães como nós ou nós como cães?

 

Este título faz alusão à obra de Manuel Alegre, Cão como Nós, um texto em que o autor relata a forte ligação afetiva entre o escritor, a sua família e o seu cão, relatando a sua relação e a observação do modo como animal é protetor, consola os donos e percebe as suas emoções.

Faço alusão ao mesmo a propósito de um acontecimento que chocou a maior parte da nossa sociedade, não só pelo ato em si, mas também devido a alguns dos comentários e explicações que se sucederam. Falo de um ato de violação em grupo, e de algumas justificações arvoradas, em que a “adrenalina” se teria apoderado daqueles jovens, impotentes perante os seus instintos.

Em resposta a toda esta situação, e a outras infelizmente similares, já tenho visto, por diversas vezes, vídeos partilhados em que um cão aguarda, imóvel e paciente, perante o seu biscoito favorito, até receber autorização da dona ou do dono para o pegar. Parece-me que conseguem ilustrar o seu ponto de forma muito eficaz.

“(…) será que um cão recebe um treino que faltará a muitos seres humanos? E dei por mim a concluir que sim. Que, porventura, esses cães aprendem a controlar os seus impulsos, a gerir o seu instinto, e a conter a sua vontade de forma mais eficiente que muitos de nós.” Foto © Laura Villela | Pixels

Mas dei por mim a pensar mais um pouco sobre o assunto. E questionei-me: será que um cão recebe um treino que faltará a muitos seres humanos? E dei por mim a concluir que sim. Que, porventura, esses cães aprendem a controlar os seus impulsos, a gerir o seu instinto, e a conter a sua vontade de forma mais eficiente que muitos de nós.

Com o(s) séculos do iluminismo, os avanços da ciência, a explosão da tecnologia, sentimo-nos a espécie mais avançada nesta terra que habitamos, mas, a verdade, é que a capacidade para observar, notar, discernir e controlar as nossas próprias emoções e instintos tem, muitas vezes, ficado aquém. O que nos leva, por mais paradoxal que possa parecer, a sermos, com os meios tecnológicos mais avançados, escravizados através das nossas próprias emoções pelo algoritmo.

É aqui que surgem – e surgiram na minha vida – os ensinamentos de Siddhartha Gautama, a quem chamámos o Buda, por ter atingido esse patamar mais elevado a que chamámos de iluminação – é aqui, dizia eu, que surgem os ensinamentos do Buda, como uma verdadeira bíblia (perdoem-me a metáfora) sobre a condição humana, e as emoções e moções que nos escravizam, oferecendo um treino, quase científico na sua aproximação, para dotar o ser humano da capacidade para gerir as suas emoções e sensações e através desta mestria, poder, verdadeiramente, ser dono da sua vontade, tanto quanto esta esteja dependente da nossa ação direta.

Ao contrário de alegorias e metáforas, os ensinamentos que encontramos nos Suttas são de uma precisão analítica notória e os seus ensinamentos de um pragmatismo e praticabilidade espantosos.

No Satipatthana Sutta, por exemplo, encontramos delineados os quatro fundamentos da meditação (ou mindfulness, como lhe chamam em termos mais mainstream). Eles servem como quatro áreas de observação para treinar a mente, desenvolver a clareza e viver o presente. São eles Corpo (Kaya), Sensações/Sentimentos (Vedana), Mente (Citta), e Fenômenos/Objetos Mentais (Dhamma).

Não desejaria impor o estudo dos Suttas a todos, mas penso que seria de considerar, com toda a honestidade intelectual, o ensino da prática da meditação nas escolas e universidades, sob pena de, ao não o realizarmos, estarmos a deixar, cada vez mais, que os seres humanos se entreguem a um de dois extremos – emoções pré-históricas desgarradas e a escravatura de um algoritmo que no-las governa. Esta prática poderia ter, aliás, efeitos na sociedade no seu todo, pois, inerente a esta prática, encontra-se a vivência da ética delineada nos cinco preceitos, a saber: abstermo-nos de mentir, de tirar o que não é nosso, de ingerir substâncias intoxicantes, de manter uma conduta sexual imprópria e de matarmos seres vivos. E mantermo-nos, tanto quanto possível, a desenvolver qualidades como a paciência e a generosidade.

Talvez aí, sim, os cães pudessem aspirar a ser como nós.

 

Margarida Rocha e Melo é jornalista agora dedicada ao ensino; budista, mantém o respeito pela sua herança cristã, esperando poder contribuir para o encontro de religiões, de mentes e de seres humanos.

O 7MARGENS aceita e incentiva a reflexão e o debate livre e plural. Os textos de opinião publicados traduzem a opinião dos seus autores.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia

Padre da Obra da Rua morreu

Telmo Ferraz (1925-2026), cem anos a espalhar profecia novidade

O padre Telmo Ferraz, da Obra da Rua, celebra cem anos de vida e missão. Membro do clero da Diocese de Bragança-Miranda, nasceu no Mogadouro a 25 de novembro de 1925 e começou cedo o seu sacerdócio de rebeldia e compromisso social. Denunciava a tragédia humanitária provocada pelas condições péssimas em que viviam quantos davam a vida na construção de barragens naquele Trás-os-Montes longínquo e abandonado dos anos 1950. [Texto de Tony Neves]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória

[Entre Margens]

Joana Lopes: 88 cravos à sua memória novidade

No próximo Domingo, 11 de Outubro, Joana Lopes, que nos deixou a 5 de Fevereiro deste ano, completaria 88 anos. A Joana teve um papel importante na resistência católica contra a ditadura, tendo levado a cabo lutas muito importantes em que denunciava a guerra colonial. Tinha também uma atividade cívica intensa, assumindo a defesa de lutas políticas essenciais que não são menos importantes no nosso tempo. [Texto de Filipe Moisés].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.