Neste sábado, em dez cidades

“Caminhada pela Vida” contra regresso do aborto e da eutanásia

| 22 Out 2021

caminhada pela vida foto direitos reservados

Esta iniciativa realiza-se anualmente desde 2012, mas já antes, nas campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007, tinha havido manifestações semelhantes. Foto: Direitos reservados.

 

Uma “caminhada pela vida” em dez cidades portuguesas é a proposta da Federação Portuguesa pela Vida e da Plataforma Caminhadas pela Vida para este sábado, 22, à tarde, com o objectivo de contrariar o regresso do debate da eutanásia e os projectos de lei de alargamento de prazos no aborto apresentados entretanto no Parlamento pelas duas deputadas não inscritas.

Aveiro (Mercado Manuel Firmino), Braga (Avenida Central), Coimbra (Largo da Portagem), Évora (junto ao Convento do Calvário), Funchal (Rotunda Sá Carneiro), Guarda (Alameda de Santo André), Lisboa (Praça Luís de Camões), Porto (Sé), Santarém (Convento de São Francisco) e Viseu (Campo Viriato) são os locais marcados para as concentrações. Aveiro, Coimbra, Évora e Lisboa começam às 14h30, nas restantes cidades o início está marcado para as 15h00.

Os participantes vêm “à rua defender a vida em todas as circunstâncias, desde a concepção até à morte natural”, justifica a médica Margarida Neto. Na sua opinião, aqueles que aderem sentem a “obrigação interior de caminhar e exprimir este amor à vida, mas também a alegria”.

Em declarações à Ecclesia, Margarida Neto considera que, perante potenciais alterações legislativas, em matérias como a eutanásia “não há argumento nenhum que valide esta situação” e a “vida está de novo em perigo”.

Esta manifestação realiza-se anualmente desde 2012, mas já antes, nas campanhas para os referendos sobre o aborto de 1998 e 2007, tinha havido realizações semelhantes.

A Federação Portuguesa pela Vida recebeu em 2021 o Prémio Dignitas Personae, pela “forma como defendem a dignidade da pessoa” numa “sociedade desagregada” e que “permite que cada um decida por si”, da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP).

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This