Texto final em preparação

Caminho Sinodal mobilizou 600 grupos em Madrid

| 8 Mai 2022

Imagem da fachada da Catedral de Almudena, em Madrid. Foto © Riozujar, Wikimedia Commons

Catedral de Madrid: cerca de 11 mil pessoas participaram no processo de escuta sinodal da diocese de Madrid. Foto © Riozujar, Wikimedia Commons

 

Entre os temas principais resultantes da reflexão dos grupos sinodais da arquidiocese de Madrid figuram a “forma de abordar a autoridade”, “o papel da mulher”, a importância de “superar o clericalismo tanto de sacerdotes como de leigos”, o “acolhimento de divorciados e pessoas LGTBI”, a questão dos “abusos sexuais”, “austeridade e transparência, e o “cuidado com a natureza “. O ato final do caminho sinodal diocesano foi celebrado no sábado, dia 7 de maio, faltando agora a publicação do documento final.

Mais de 600 grupos participaram na consulta, envolvendo cerca de 11 mil pessoas, cujo trabalho reflete, segundo o sítio da arquidiocese, “a pluralidade da Igreja em Madrid e as suas diferentes sensibilidades” e também “a sensibilidade, esperanças e preocupações da sociedade madrilena”.

O responsável por esta fase diocesana, Antonio Ávila, agradeceu o trabalho da equipa coordenadora que leu “mais de 3.000 páginas” que agora serão “sintetizadas em dez páginas” a entregar à Conferência Episcopal Espanhola.

Nos documentos recebidos dos grupos constam também referências à necessidade de gerar “espaços de participação”, de “repensar a nossa forma de celebrar” de uma “maior corresponsabilidade na missão” e de valorizar a “pluralidade de carismas”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This