Campanha dos jesuítas para “ajudar o Líbano” recolheu 30 mil euros

| 12 Out 20

Líbano. Destruição. Beirute

Líbano. A destruição em Beirute depois da explosão de 4 de Agosto de 2020. Foto © Anwar Amro/MECC/WCC-CEI

 

A campanha “Ajudar o Líbano”, promovida pela Companhia de Jesus e pelo seu portal PontoSJ, angariou 30.098,57 euros. Agora, os donativos angariados serão enviados para a Rede Xavier, que os aplicará localmente em Beirute, no apoio às populações mais atingidas pelas explosões de Agosto, e na reconstrução das obras e comunidades dos jesuítas que ficaram danificadas pelas explosões.

Os donativos resultaram de ofertas individuais e de algumas comunidades cristãs.

As verbas terão dois destinos: por um lado, irão reforçar o apoio à emergência que foi posto de imediato em curso pelo JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados)-Líbano, e que se traduz num programa de apoio alimentar e num projeto de apoio à reconstrução de casas que foram destruídas pelas explosões. Os destinatários são pessoas que já estavam a ser fortemente atingidas pela crise económica e social que o Líbano atravessava (libaneses em situação de fragilidade, deslocados sírios e trabalhadores migrantes das Filipinas, Etiópia e Sri Lanka). Será apoiada a reconstrução total ou parcial de cerca de 80 casas, num projeto que se se prevê ter a duração de seis meses.

Noutra vertente, a verba será destinada à reconstrução de estruturas da Companhia de Jesus na cidade, atingidas pelas explosões, entre as quais se incluem um hospital, igrejas, uma escola e os edifícios das várias comunidades de jesuítas que residem na cidade.

No PontoSJ os destinos do dinheiro são detalhados em pormenor.

 

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga

João Lavrador deixa Açores para Viana

A dança dos bispos continua em Leiria e Braga novidade

Com a escolha de João Lavrador para a sede vacante de Viana fica agora Angra sem bispo. Mas Braga já está à espera de sucessor há dois anos, enquanto em Leiria se perspectiva a sucessão talvez até final do ano. Há bispos que querem sair de onde estão, outros não querem alguns para determinados sítios. “Com todas estas movimentações, é difícil acreditar que a nomeação de um bispo seja obra do Espírito Santo”, diz um padre.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow

Cimeira do Clima

Taizé dinamiza vigília para jovens em Glasgow novidade

A Comunidade de Taizé foi convidada pelo Comité Coordenador da COP26 das Igrejas de Glasgow para preparar e liderar uma vigília para estudantes e jovens em Glasgow durante a Cimeira do Clima. Mais de sete mil pessoas passaram por Taizé, desde junho, semana após semana, apesar do contexto da pandemia que se vive.

O outro sou eu

O outro sou eu novidade

Há tanto que me vem à cabeça quando penso em Jorge Sampaio. Tantas ocasiões em que o seu percurso afetou e inspirou o meu, quando era só mais uma adolescente portuguesa da primeira geração do pós-25 de Abril à procura de referências. Agora, que sou só uma adulta que recusa desprender-se delas, as memórias confundem-se com valores e os factos com aspirações.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This