Mais de 100 participantes

Campanha internacional divulga depoimentos de sobreviventes do Holocausto

| 20 Abr 2023

Dia da Memória do Holocausto. Foto © Pixelshot

“Cada sobrevivente tem um impacto profundo no mundo, e é nossa responsabilidade levar adiante a tocha do seu testemunho. Todos nós devemos fazer uma promessa de lembrar.” Foto © Pixelshot.

 

Sonia Klein nasceu em Varsóvia (Polónia), no seio de uma família judia, e tinha 14 anos quando começou a Segunda Guerra Mundial. Passou por quatro campos de concentração e uma marcha da morte e, ao contrário do seu irmão mais novo e dos seus pais, sobreviveu. Agora, juntamente com um filho e um neto, fez questão de se juntar à campanha internacional da Claims Conference e contar a sua história, para que as gerações futuras possam aprender com as atrocidades do passado.

Intitulada “Our Holocaust Story; A Pledge to Remember” (em português, “A Nossa História do Holocausto: Uma Promessa de Lembrar”), esta campanha digital partilha testemunhos de sobreviventes do Holocausto em todo o mundo, e é pioneira ao apresentar, além dos sobreviventes, os seus familiares de segunda, terceira, e em alguns casos quarta geração, num esforço conjunto para que a História não seja esquecida.

“Cada sobrevivente tem uma história comovente e única para contar sobre a sobrevivência. Ao passar essas histórias para as suas famílias, eles garantem que a sua história continua e que as lições do Holocausto não são esquecidas. Coletivamente, essas histórias contam a história da Shoah, uma história que devemos preservar e partilhar. Só então poderemos realmente dizer: ‘nunca mais'”, sublinha o presidente da Claims Conferece, Gideon Taylor, em declarações ao Jewish News.

Greg Schneider, vice-presidente executivo da mesma organização, que defende os direitos dos judeus vítimas dos nazis, acrescenta: “Quando vemos um sobrevivente do Holocausto com os seus familiares, enviamos uma mensagem poderosa – eles não apenas sobreviveram ao Holocausto, eles viveram, construíram uma família, uma família que não existiria se eles não tivessem sobrevivido. Cada sobrevivente tem um impacto profundo no mundo, e é nossa responsabilidade levar adiante a tocha do seu testemunho. Todos nós devemos fazer uma promessa de lembrar.”

Mais de 100 sobreviventes do Holocausto e as suas famílias aceitaram participar nesta campanha, e dezenas de curtos vídeos com as suas histórias podem já ser vistos no respetivo site e redes sociais, como o de Sonia Klein, que partilhamos abaixo. A cada semana, até ao final do ano, novas histórias serão divulgadas, sempre acompanhadas das hashtags #OurHolocaustStory e #PledgetoRemember.

 

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra

Carta nos dois anos da guerra na Ucrânia

Ortodoxos denunciam imoralidade do conluio de Cirilo com Putin e a sua guerra novidade

No momento em que passam dois anos sobre a invasão russa e o início da guerra na Ucrânia, quatro académicos do Centro de Estudos Cristãos Ortodoxos da Universidade de Fordham, nos Estados Unidos da América, dirigiram esta semana uma contundente carta aberta aos líderes das igrejas cristãs mundiais, sobre o papel que as confissões religiosas têm tido no conflito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Sessões gratuitas

Sol sem Fronteiras vai às escolas para ensinar literacia financeira

Estão de regresso as sessões de literacia financeira para crianças e jovens, promovidas pela Sol sem Fronteiras, ONGD ligada aos Missionários Espiritanos, em parceria com o Oney Bank. Destinadas a turmas a partir do 3º ano até ao secundário, as sessões podem ser presencias (em escolas na região da grande Lisboa e Vale do Tejo) e em modo online no resto do país.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This