Cardeal alemão pede aos jornalistas “absoluto silêncio” sobre relatório de abuso infantil

| 6 Jan 2021

Cardeal Rainer Maria Woelki.

Cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colónia. Foto: Diocese de Colónia/Wikimedia Commons

Diversos jornalistas abandonaram uma conferência de imprensa convocada para esta terça-feira, 5, pela arquidiocese de Colónia (Alemanha), a propósito da divulgação de um relatório inédito sobre casos de abuso sexual de menores dentro da Igreja. Na origem do protesto esteve um pedido de que assinassem um acordo onde se comprometiam a manter o conteúdo da investigação “em segredo”, divulgou a rádio Deutsche Welle na sua página digital.

A conferência tinha como principal objetivo explicar alguns problemas relacionados com a metodologia utilizada durante a investigação, os quais, segundo o arcebispo de Colónia, cardeal Rainer Maria Woelki, terão estado na origem do cancelamento da publicação do relatório na sua forma atual. Woelki é considerado um dos mais conservadores membros do episcopado alemão, no sentido em que se tem oposto a várias propostas de reforma surgidas no seio da Igreja Católica na Alemanha.

Após terem anunciado que mostrariam aos jornalistas o relatório, os representantes católicos pediram-lhes que assinassem um compromisso de manter o seu conteúdo “em segredo”, nomeadamente as informações sobre os delitos, presumíveis autores e funcionários eclesiásticos envolvidos. “O jornalista compromete-se a guardar absoluto silêncio sobre esta informação”, podia ler-se no acordo proposto.

O relatório em causa foi solicitado por Woelki no final de 2018 e conduzido pelo escritório de advogados alemão Westpfahl Spilker Wastl. O arcebispo prometeu que o resultado da investigação será revisto por uma segunda equipa jurídica e publicado em março deste ano, o mais tardar.

O arcebispo de Colónia enfrenta ele próprio acusações de ter encoberto denúncias de abuso sexual envolvendo um padre da diocese e inúmeros religiosos pediram esta semana o seu afastamento do cargo.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This