Milhares no 13 de Outubro em Fátima

Cardeal brasileiro pede atenção aos sofrimentos dos mais fragilizados

| 13 Out 2021

fatima 13 outubro cardeal sergio rocha foto c santuario de fatima

Foi a primeira vez desde há dois anos que voltaram a ver-se dezenas de milhar de pessoas em Fátima numa importante peregrinação. Foto © Santuário de Fátima.

 

O cardeal brasileiro Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador da Bahia, afirmou em Fátima na manhã desta quarta-feira, 13, que os cristãos não podem “ficar indiferentes aos sofrimentos do próximo, especialmente do próximo mais necessitado e fragilizado”.

“A vida, a dignidade de cada pessoa necessitam ser reconhecidas, defendidas, promovidas, pelos que oram no templo e pelos que formam o templo vivo do Senhor, sem excluir ninguém de nosso amor fraterno”, afirmou ainda, na homilia da missa conclusiva da peregrinação de 12-13 de Outubro.

O cardeal brasileiro começou por recordar os “que mais sofrem as consequências da pandemia, os enfermos, os pobres, as famílias enlutadas e todos os que se encontram mais fragilizados”, homenageando ainda, “com especial estima e gratidão”, os profissionais de saúde, os que tratam de doentes nos hospitais e em casa, com “dedicação e generosidade”, e os que têm trabalhado na “vacinação portadora de esperança”.

O elogio da vacinação já tinha estado presente na véspera, nas suas declarações a uma pergunta do 7MARGENS. Sérgio da Rocha disse mesmo que inventiva à vacinação e apela a outros bispos para fazerem o mesmo.

“Reconhecemos com louvor a Deus e gratidão os passos que têm sido dados na superação da pandemia, mas precisamos continuar a cuidar da vida e da saúde com responsabilidade”, afirmou na homilia.

No final da peregrinação, o cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima, anunciou que o Papa se tinha referido à peregrinação, na sua audiência geral no Vaticano.

Foi a primeira vez, desde há dois anos, que uma das mais importantes peregrinações do ano em Fátima se realizou sem limites de lotação, visível nas largas dezenas de milhar de pessoas que se distribuíram pelo recinto do santuário.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Secularismo e Direitos Humanos

Secularismo e Direitos Humanos novidade

O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) decidiu, no passado dia 28 de novembro (ver 7MARGENS), que a administração pública de um país pode proibir os seus funcionários de usarem visivelmente qualquer sinal que revele crenças filosóficas ou religiosas, a fim de criar um “ambiente administrativo neutro”. Devo dizer que esta formulação me deixa perplexa e bastante preocupada. É óbvio que todos sabemos que a Europa se construiu sobre ruínas de guerras da religião. (Teresa Toldy)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This