Polémica sobre as fontes da revelação

Cardeal Koch pede desculpa aos membros do Caminho Sinodal alemão

| 6 Out 2022

Ecumenismo, Vaticano, Basílica de São Paulo

O cardeal Kurt Koch (centro), numa celebração ecuménica na Basílica de São Paulo Fora de Muros: um pedido de desculpa já aceite. Foto de arquivo: Ecclesia/Direitos reservados

 

A Conferência dos Bispos Alemães tornou público um pedido formal de desculpas do cardeal Kurt Koch, prefeito do Dicastério para a Unidade dos Cristãos, por ter ofendido as pessoas envolvidas no processo do Caminho Sinodal alemão. Nesse comunicado, divulgado ontem, 5 de outubro, ao final do dia, é referido que Koch reafirmou nunca ter sido sua intenção insinuar que esses católicos estavam num caminho algo semelhante ao do grupo cristão que apoiou os nazis na década de 1930.

A polémica estalou quando a 29 de setembro o jornal alemão conservador Die Tagespost publicou uma entrevista a Koc em que este contestava o texto de orientação adotado durante o Caminho Sinodal alemão o qual reconhece os “sinais dos tempos” e o “sentimento de fé do povo de Deus” como fontes importantes da revelação para os cristãos, a par da Bíblia, da tradição, do magistério e da teologia. [ver 7MARGENS]

“Irrita-me” – disse Koch – “que novas fontes sejam aceites, além das fontes de revelação das Escrituras e da Tradição. Assusta-me que isto esteja a acontecer – de novo – na Alemanha, porque este fenómeno já existiu durante a ditadura nacional-socialista com os chamados ‘cristãos alemães’, apoiantes de Hitler”.

O comunicado da Conferência dos Bispos Alemães (DBK, no acrónimo em língua alemã) informa que a 4 de outubro teve lugar em Roma “uma conversa confidencial” entre o cardeal Kurt Koch e o Presidente da DBK, Georg Bätzing, durante a qual, o cardeal “enfatizou expressamente que não teve absolutamente nenhuma intenção de acusar os membros sinodais [alemães] de ter algo a ver com a terrível ideologia da década de 1930”. Além disso, “o cardeal Koch pede desculpas a quem se sentiu ofendido pela comparação que fez.”

Após a conversa, o cardeal Koch e o bispo Bätzing deixaram claro que o debate teológico, para o qual o cardeal quis contribuir na entrevista, deve continuar.

 

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para alavancar projetos de educação e emprego novidade

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Para o biénio 2023-2025

Centro de Reflexão Cristã elege direção “comprometida com orientações do Papa Francisco”

O Centro de Reflexão Cristã (CRC) acaba de eleger uma nova direção para o biénio 2023-2025, que se assume comprometida “com os princípios do Concílio Vaticano II e com as orientações do Papa Francisco”. Presidida por Inês Espada Viera (até agora vice-presidente), a direção que agora inicia funções promete “novas iniciativas”, que já estão a ser preparadas.

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência

O Vídeo do Papa

Francisco pede “mudança de mentalidade” para acolher pessoas com deficiência novidade

No mundo atual, muitas pessoas com deficiência “sofrem rejeição, baseada na ignorância e em preconceitos, que as transformam em marginalizadas”, denuncia Francisco. Por isso, chegou a hora de “mudar um pouco a nossa mentalidade para nos abrirmos às contribuições e aos talentos dessas pessoas com capacidades diferentes, tanto na sociedade como dentro da vida eclesial”, pede n’O Vídeo do Papa de dezembro, que acaba de ser divulgado pela Rede Mundial de Oração.

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas

Polarização aumenta

Governo sueco repudia apelo a derrubar mesquitas novidade

“Na Suécia, não demolimos locais de culto. Como sociedade, devemos lutar contra o extremismo violento, quaisquer que sejam os seus fundamentos, mas fá-lo-emos no quadro de um Estado democrático e do Estado de direito.” A afirmação chega do primeiro ministro da Suécia, Ulf Kristersson, em resposta a declarações do líder de extrema-direita que, por sinal, integra a coligação que suporta o atual governo do país.

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança

Em quatro encontros online

Neste Advento, a Economia de Francisco convida-nos a redescobrir as razões da esperança novidade

Porque a política e a economia, as empresas e os negócios “não podem continuar a ser lugares de desespero”, e precisamos – mais do que nunca – de “aumentar os atos virtuosos e os exercícios de esperança”, o movimento A Economia de Francisco vai realizar, ao longo do Advento (tempo da espera e da esperança por excelência), quatro encontros online, que pretendem ajudar a redescobrir “as verdadeiras razões” dessa esperança. Os encontros serão gratuitos e abertos a todos, para que a esperança se torne “contagiosa, mais do que o desânimo”.

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai

O Papa Francisco e a COP28 do Dubai novidade

A COP28 do Dubai que inicia dia 30 de novembro motivou ao Papa Francisco a redação da exortação apostólica Laudate Deum sobre a crise climática, que regista uma intensa carga política: estatisticamente, dos seus 73 pontos, 60 são de natureza exclusivamente política e apenas 13 com conteúdo espiritual, religioso, ou diretamente ligado à vivência da fé cristã. (Dina Matos Ferreira)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This