Igreja francesa vive pesadelo permanente

Cardeal Ricard reconhece abuso de menor e eleva para 11 número de bispos envolvidos em escândalos

| 7 Nov 2022

Éric de Moulins-Beaufort em conferencia de imprensa durante assempbleia da CBF, a 7 nov 2022, print de video

Visivelmente abalado, o presidente da CBF afirmou existirem atualmente “seis casos de bispos que foram implicados perante a justiça [francesa], ou perante a justiça canónica (…) aos quais agora se somam o bispo Santier e o cardeal Ricard”.

O cardeal Jean-Pierre Ricard, arcebispo emérito de Bordéus, duas vezes presidente da Conferência dos Bispos de França (CBF), reconheceu esta segunda-feira, 7, publicamente ter-se conduzido “de modo repreensível com uma menina de 14 anos” quando, há 35 anos, já era padre. O comunicado do cardeal de 77 anos caiu como uma bomba na reunião plenária da CBF, levando o seu presidente, o arcebispo de Reims, Éric de Moulins-Beaufort, a convocar os jornalistas para ler uma longa declaração sobre este e outros casos de abusos sexuais.

Visivelmente abalado, o presidente da CBF afirmou existirem atualmente “seis casos de bispos que foram implicados perante a justiça [francesa], ou perante a justiça canónica (…) aos quais agora se somam o bispo Santier e o cardeal Ricard. Dois outros, que já não exercem qualquer cargo, são objeto de investigações pela justiça do nosso país, após relatórios feitos por um bispo e um procedimento canónico; um terceiro foi objeto de um relatório enviado à procuradoria de justiça, ao qual não foi dada resposta até ao momento e recebeu da Santa Sé medidas restritivas de exercício do seu ministério.”

O caso do bispo Santier [ver 7MARGENS] tornou-se público a 16 de outubro, provocando uma imensa consternação pela lentidão com que foi tratado pelo Vaticano. O bispo permaneceu em funções mesmo depois de o Vaticano ter concluído o processo de investigação que certificou a conduta imprópria do prelado com dois jovens adultos. Na sua declaração pública, o presidente da CBF fez uma pormenorizada cronologia dos acontecimentos identificando com clareza quem deveria ter agido e não o fez, reconhecendo que ele próprio agiu de forma deficiente. Disse o arcebispo de Reims: “Eu poderia e deveria ter, quando Aupetit (arcebispo de Paris) me advertiu dos factos de que ele havia tomado conhecimento, insistindo para que uma investigação completa fosse realizada; poderia e deveria ter ficado mais preocupado em ver o bispo Santier ser mantido no cargo, mesmo que a sua renúncia tivesse sido aceite.”

Procurando recuperar a abalada confiança dos franceses na Igreja que está em França, o arcebispo de Reims afirmou que o processo do bispo Santier “deixa claro que os bispos, tal como os padres, não sabem lidar com crimes e contravenções. Não somos magistrados nem policias e não temos de nos tornar nisso. Devemos estar cientes desta nossa incompetência e buscar resolutamente a ajuda de terceiros competentes.”

A assembleia plenária da CBF, que decorre em Lourdes, termina esta terça-feira, 8 de novembro.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This