Dias 9 e 18 de dezembro

Cardeal Tolentino apresenta o seu novo livro em Lisboa e no Porto

| 7 Dez 2022

José Tolentino Mendonça. Foto: DR.

Pensador fundamental do Ocidente, pode estranhar-se que São Paulo seja “um dos homens mais inovadores e que mais ideias trouxeram ao mundo”, diz Tolentino Mendonça no prólogo do seu novo livro. Foto: Direitos reservados.

 

O cardeal José Tolentino Mendonça vai estar em Lisboa esta sexta-feira, 9 de dezembro, e no Porto, dia 18, para apresentar o seu mais recente livro “Metamorfose Necessária. Reler São Paulo”.

A sessão em Lisboa está marcada para as 18h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com a participação do professor de Literatura e Presidente do Conselho de Administração da Fundação, António Feijó, da investigadora em Teologia Teresa Bartolomei e da historiadora Ângela Barreto Xavier.

No Porto, a apresentação decorrerá pelas 17h, no Teatro Rivoli, e contará com a presença do poeta e teólogo José Rui Teixeira.

Lançada no passado dia 10 de novembro, com a chancela da editora Quetzal, a obra traça o  perfil e um retrato de Paulo de Tarso para não crentes e para crentes.

Lançada no passado dia 10 de novembro, com a chancela da editora Quetzal, a obra “Metamorfose Necessária. Reler São Paulo” traça o  perfil e um retrato de Paulo de Tarso para não crentes e para crentes.

Pensador fundamental do Ocidente, pode estranhar-se que São Paulo seja “um dos homens mais inovadores e que mais ideias trouxeram ao mundo”, diz Tolentino Mendonça no prólogo do livro. “Uma preguiçosa perceção cultural hoje instalada não imagina que se possa associar ao campo do religioso a responsabilidade por ideias que fizeram objetivamente avançar o mundo, nem que um autor como Paulo possa ser considerado relevante para lá da cerca confessional”, acrescenta.

O 7MARGENS disponibilizou, em pré-publicação exclusiva, alguns excertos do livro, que apresenta Paulo como “um extraordinário confessor da fé, um místico que não imaginava ser possível viver sem Cristo”.

Fazendo uma viagem pela história intelectual do cristianismo, este ensaio é apresentado como uma conversa aberta e plural, que pretende ajudar a retomar o prazer de ler um dos grandes autores da nossa civilização.

 

A situação de Ronaldo e o problema de todos nós

A situação de Ronaldo e o problema de todos nós novidade

Não quero ser ousada ao referir que Cristiano Ronaldo tem um problema. Mas a sua situação sobre o eventual fim de carreira relembra-me que todos nós temos o problema de saber quando terminar bem. Terminar algo que nos deu satisfação ou algo que é a concretização dos nossos sonhos pode ser difícil. (Opinião de Débora Hossi)

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Em Lisboa

Servas de N. Sra. de Fátima dinamizam “Conversas JMJ”

O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento, ligado á congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, acolhe na próxima quinta-feira, 30 de março, a primeira de três sessões do ciclo de “Conversas JMJ”. Esta primeira conversa, que decorrerá na Casa de São Mamede, em Lisboa, pelas 21h30, tem como título “Maria – mulheres de hoje” e será dedicada ao papel da mulher na sociedade atual.

Igreja Católica e evangélicos em união “solidária e orante” com a comunidade ismaelita em Portugal

Cardeal-patriarca, CEP e Aliança Evangélica

Igreja Católica e evangélicos em união “solidária e orante” com a comunidade ismaelita em Portugal novidade

O cardeal-patriarca de Lisboa, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Aliança Evangélica Portuguesa manifestaram esta terça-feira a sua “proximidade solidária e orante” à Comunidade Ismaili em Portugal, na sequência do assassinato de duas mulheres que trabalhavam no Centro Ismaelita, em Lisboa, por um refugiado afegão, membro daquela comunidade e que ali frequentava aulas de português.

Abusos: tapar o horror com o pretenso mal alheio

Editorial 7M

Abusos: tapar o horror com o pretenso mal alheio novidade

A indignação dos amigos e conhecidos do P. Mário Rui Pedras, de Lisboa, a propósito do afastamento a que ele foi obrigado pode compreender-se. O que de todo já não se compreende nem se pode aceitar é que se mobilizem para apontar o dedo à Comissão Independente para o Estudos dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica Portuguesa (CI).

“Dois pesos e duas medidas” nos direitos humanos fomentaram “impunidade e instabilidade” em 2022

Relatório Anual da Amnistia Internacional

“Dois pesos e duas medidas” nos direitos humanos fomentaram “impunidade e instabilidade” em 2022 novidade

O Relatório Anual da Amnistia Internacional (AI) referente a 2022 denuncia “a incapacidade da comunidade internacional de se unir de forma consistente na proteção dos valores universais” e “a existência de dois pesos e duas medidas em todo o mundo em matéria de direitos humanos”. O documento, divulgado esta terça-feira, 28 de março, conclui que, por esse motivo, “a impunidade e a instabilidade” aumentaram no ano passado e houve “mais sofrimento e devastação”.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This