
Pensador fundamental do Ocidente, pode estranhar-se que São Paulo seja “um dos homens mais inovadores e que mais ideias trouxeram ao mundo”, diz Tolentino Mendonça no prólogo do seu novo livro. Foto: Direitos reservados.
O cardeal José Tolentino Mendonça vai estar em Lisboa esta sexta-feira, 9 de dezembro, e no Porto, dia 18, para apresentar o seu mais recente livro “Metamorfose Necessária. Reler São Paulo”.
A sessão em Lisboa está marcada para as 18h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com a participação do professor de Literatura e Presidente do Conselho de Administração da Fundação, António Feijó, da investigadora em Teologia Teresa Bartolomei e da historiadora Ângela Barreto Xavier.
No Porto, a apresentação decorrerá pelas 17h, no Teatro Rivoli, e contará com a presença do poeta e teólogo José Rui Teixeira.

Lançada no passado dia 10 de novembro, com a chancela da editora Quetzal, a obra “Metamorfose Necessária. Reler São Paulo” traça o perfil e um retrato de Paulo de Tarso para não crentes e para crentes.
Pensador fundamental do Ocidente, pode estranhar-se que São Paulo seja “um dos homens mais inovadores e que mais ideias trouxeram ao mundo”, diz Tolentino Mendonça no prólogo do livro. “Uma preguiçosa perceção cultural hoje instalada não imagina que se possa associar ao campo do religioso a responsabilidade por ideias que fizeram objetivamente avançar o mundo, nem que um autor como Paulo possa ser considerado relevante para lá da cerca confessional”, acrescenta.
O 7MARGENS disponibilizou, em pré-publicação exclusiva, alguns excertos do livro, que apresenta Paulo como “um extraordinário confessor da fé, um místico que não imaginava ser possível viver sem Cristo”.
Fazendo uma viagem pela história intelectual do cristianismo, este ensaio é apresentado como uma conversa aberta e plural, que pretende ajudar a retomar o prazer de ler um dos grandes autores da nossa civilização.