Diálogos promovidos pelo Vaticano

Cardeal Tolentino vai estar à conversa com o campeão olímpico Filippo Tortu

| 28 Fev 2023

O modelo de diálogo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado. Foto © Vatican Media.

 

O cardeal Tolentino de Mendonça e o campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu vão inaugurar, no próximo dia 15 de março, a série de diálogos “Quando o desporto te torna mais nobre”. Promovida pela associação Athletica Vaticana, em colaboração com os Dicastérios para a Comunicação e para a Cultura e a Educação, esta iniciativa pretende relançar a visão inclusiva e solidária do Papa sobre a atividade desportiva.

A expressão que dá nome a esta série de diálogos foi colhida, precisamente, de uma declaração de Francisco durante a entrevista que concedeu à estação televisão italiana Canale 5, em dezembro do ano passado. “O desporto torna-te mais nobre, torna-te nobre mesmo que seja feito com uma bola feita de trapos. Temos de fazer crescer o espírito desportivo”, defendeu o Papa. O tema será agora desenvolvido neste conjunto de conversas, as quais terão lugar na sede da Rádio Vaticano – Vatican News.

O primeiro encontro irá então juntar o cardeal português José Tolentino de Mendonça ao campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu, que foi medalha de ouro nos 4×100 metros livres, nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

“As linhas de diálogo serão propostas pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, num evento moderado pelo vice-diretor editorial, Alessandro Gisotti”, adianta o Vaticano, acrescentando que o modelo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado.

Os protagonistas das conversas seguintes serão anunciados caso a caso, “fora de esquemas pré-estabelecidos” e “com a liberdade do estilo desportivo”.

 

sobre as águas

sobre as águas novidade

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, no Domingo XII do Tempo Comum B. ⁠Hospital de Santa Marta⁠, Lisboa, 22 de Junho de 2024.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Na Casa de Oração Santa Rafaela Maria

Uma tarde para aprender a “estar neste mundo como num grande templo”

Estamos neste mundo, não há dúvida. Mas como nos relacionamos com ele? E qual o nosso papel nele? “Estou neste mundo como num grande templo”, disse Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em 1905. A frase continua a inspirar as religiosas da congregação e, neste ano em que assinalam o centenário da sua morte, “a mensagem não podia ser mais atual”, garante a irmã Irene Guia ao 7MARGENS. Por isso, foi escolhida para servir de mote a uma tarde de reflexão para a qual todos estão convidados. Será este sábado, às 15 horas, na Casa de Oração Santa Rafaela Maria, em Palmela, e as inscrições ainda estão abertas.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This