Diálogos promovidos pelo Vaticano

Cardeal Tolentino vai estar à conversa com o campeão olímpico Filippo Tortu

| 28 Fev 2023

O modelo de diálogo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado. Foto © Vatican Media.

 

O cardeal Tolentino de Mendonça e o campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu vão inaugurar, no próximo dia 15 de março, a série de diálogos “Quando o desporto te torna mais nobre”. Promovida pela associação Athletica Vaticana, em colaboração com os Dicastérios para a Comunicação e para a Cultura e a Educação, esta iniciativa pretende relançar a visão inclusiva e solidária do Papa sobre a atividade desportiva.

A expressão que dá nome a esta série de diálogos foi colhida, precisamente, de uma declaração de Francisco durante a entrevista que concedeu à estação televisão italiana Canale 5, em dezembro do ano passado. “O desporto torna-te mais nobre, torna-te nobre mesmo que seja feito com uma bola feita de trapos. Temos de fazer crescer o espírito desportivo”, defendeu o Papa. O tema será agora desenvolvido neste conjunto de conversas, as quais terão lugar na sede da Rádio Vaticano – Vatican News.

O primeiro encontro irá então juntar o cardeal português José Tolentino de Mendonça ao campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu, que foi medalha de ouro nos 4×100 metros livres, nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

“As linhas de diálogo serão propostas pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, num evento moderado pelo vice-diretor editorial, Alessandro Gisotti”, adianta o Vaticano, acrescentando que o modelo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado.

Os protagonistas das conversas seguintes serão anunciados caso a caso, “fora de esquemas pré-estabelecidos” e “com a liberdade do estilo desportivo”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses

Sucedendo a José Diogo Ferreira Martins

Psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da Associação dos Médicos Católicos Portugueses novidade

A psiquiatra Margarida Neto é a nova presidente da direção nacional da Associação dos Médicos Católicos Portugueses (AMCP). A médica, que trabalha na Casa de Saúde do Telhal (Sintra) e é uma das responsáveis pelo Gabinete de Escuta do Patriarcado de Lisboa, foi eleita por unanimidade no passado sábado, 13 de abril, para o triénio 2024-2026.

Cristianismo e democracia

Cristianismo e democracia novidade

Em tempo de comemoração dos cinquenta anos da revolução de 25 de abril, penso dever concluir que o maior legado desta é o da consolidação do Estado de Direito Democrático. Uma consolidação que esteve ameaçada nos primeiros tempos, mas que se foi fortalecendo progressivamente. Esta efeméride torna particularmente oportuna a reflexão sobre os fundamentos éticos da democracia. [Texto de Pedro Vaz Patto]

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Alfredo Teixeira em conferência dia 16

A “afinidade” entre a música de intervenção e a mensagem de libertação cristã

Podem algumas canções de intervenção ligadas à Revolução de 25 de Abril de 1974 relacionar-se com o catolicismo? O compositor e antropólogo Alfredo Teixeira vai procurar mostrar que há uma “afinidade” que une linguagem bíblica e cristã à música de Zeca, José Mário Branco, Lopes-Graça, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho e outros.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This