
O modelo de diálogo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado. Foto © Vatican Media.
O cardeal Tolentino de Mendonça e o campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu vão inaugurar, no próximo dia 15 de março, a série de diálogos “Quando o desporto te torna mais nobre”. Promovida pela associação Athletica Vaticana, em colaboração com os Dicastérios para a Comunicação e para a Cultura e a Educação, esta iniciativa pretende relançar a visão inclusiva e solidária do Papa sobre a atividade desportiva.
A expressão que dá nome a esta série de diálogos foi colhida, precisamente, de uma declaração de Francisco durante a entrevista que concedeu à estação televisão italiana Canale 5, em dezembro do ano passado. “O desporto torna-te mais nobre, torna-te nobre mesmo que seja feito com uma bola feita de trapos. Temos de fazer crescer o espírito desportivo”, defendeu o Papa. O tema será agora desenvolvido neste conjunto de conversas, as quais terão lugar na sede da Rádio Vaticano – Vatican News.
O primeiro encontro irá então juntar o cardeal português José Tolentino de Mendonça ao campeão olímpico de atletismo Filippo Tortu, que foi medalha de ouro nos 4×100 metros livres, nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio.
“As linhas de diálogo serão propostas pelo prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, num evento moderado pelo vice-diretor editorial, Alessandro Gisotti”, adianta o Vaticano, acrescentando que o modelo será inspirado na conversa que o cardeal Tolentino, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação, teve com o treinador de futebol José Mourinho, em abril do ano passado.
Os protagonistas das conversas seguintes serão anunciados caso a caso, “fora de esquemas pré-estabelecidos” e “com a liberdade do estilo desportivo”.