União Europeia

Cargo de enviado para a liberdade religiosa está de novo vago

| 14 Set 21

Christos Stylianides no Parlamento Europeu em 23 Outº 2019. Foto © Parlamento Europeu

 

O cargo de Enviado Especial da União Europeia (UE) para a Promoção da Liberdade Religiosa no Estrangeiro está de novo vago, depois de Christos Stylianides ter aceite o lugar de ministro para a Crise Climática e Protecção Civil na Grécia.

Stylianides, recorda o Protestante Digital, tinha sido nomeado em Maio, depois de o cargo ter estado vago durante mais de um ano e meio e após meses de pressões de defensores da liberdade religiosa na Europa e de apelos públicos de líderes políticos.

A Aliança Evangélica Europeia foi uma das organizações que apelou à Comissão Europeia para renovar o cargo. O representante da organização com sede em Bruxelas, Arie de Pater, observou em Julho que “em todo o mundo, a liberdade religiosa está sob ameaça e não está a melhorar”. “Em todo o mundo, tanto os grupos religiosos como os não religiosos experimentam limitações às suas liberdades. É importante que a União Europeia lidere pelo exemplo”, afirmou.

O primeiro responsável do cargo, entre 2016 e 2019, foi o antigo vice-primeiro-ministro da Eslováquia, Jan Figel, que desse modo foi o primeiro enviado especial da UE para um direito humano específico, como é a liberdade de religião e consciência. Figel tinha sido nomeado pelo então presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

 

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia

Infosys premeia historiadora

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia novidade

O Prémio Infosys 2021 em Humanidades, da prestigiada fundação indiana Infosys Science Foundation, foi atribuído à historiadora portuguesa Ângela Barreto Xavier “pela sua profunda pesquisa e sofisticada análise da conversão e violência no Império Português na Índia, especialmente em Goa”. O júri destaca a contribuição significativa da galardoada para a “história social e cultural do colonialismo português”, concretizando uma voz “importante e original” no que à história colonial e imperial diz respeito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo arcebispo de Braga quer “portas abertas” para todos novidade

O novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, saudou a sua nova diocese manifestando a vontade de construir uma “Igreja em saída” missionária e “uma Igreja sinodal samaritana de portas abertas para todos”. O até agora bispo de Bragança-Miranda propõe as atitudes de escuta, conversão, confiança, comunhão, coragem criativa e oração como “caminhos sempre a percorrer no processo sinodal para uma Igreja de hoje”.

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa

EUA

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa novidade

Mais de um terço (36%) dos jovens adultos católicos americanos nunca frequentava a missa e quase um terço (31%) raramente o fazia, revela um inquérito realizado pelo centro de estudos CARA e divulgado esta quinta-feira, 2 de dezembro. Os dados recolhidos dizem respeito às práticas deste grupo anteriores à pandemia.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This