Cáritas apela a “ação urgente” para reinstalar refugiados na Europa

| 19 Jun 20

A Cáritas fez esta sexta-feira, 19 de junho, um apelo aos estados europeus para honrarem o compromisso assumido em 2019, no sentido de reinstalar 30 mil refugiados ao longo deste ano. Por ocasião do Dia Mundial do Refugiado, que se assinala sábado, 20, a instituição católica assinala que o fecho de fronteiras e as restrições a viagens devido à pandemia “prejudicaram o acesso a asilo e proteção na Europa” e que uma “ação urgente é necessária”.

“Em muitos países, o registo para asilo, entrevistas e processamento de pedidos foram suspensos ou feitos online, com os desafios que isso gera”, pode ler-se num comunicado da organização, enviado ao 7MARGENS. “O restabelecimento, que dá acesso a um caminho seguro para um país seguro para milhares de pessoas presas em campos de refugiados, está atualmente em espera por um tempo indeterminado.”

De acordo com a secretária geral da Cáritas Europa, Maria Nyman, “os estados devem defender o direito de asilo na Europa e o princípio da não-devolução; a resposta à pandemia e as suas consequências não devem ser usadas para minar os direitos dos refugiados”.

Uma das medidas sugeridas pela Cáritas Europa é a entrega de vistos humanitários. A proposta é também subscrita pela Cáritas Portuguesa, que afirma ver “com bons olhos a recente decisão do Governo português de acolher 500 menores desacompanhados dos campos de refugiados na Grécia”, mas assinala que “é preciso muito mais”.

 

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

Presidente e Papa na agenda

Associação de vítimas de abusos sexuais vai nascer em Portugal

Está ainda em fase de constituição uma associação de vítimas, mas os seus fundadores – duas mulheres e um homem quem ainda crianças ou adolescentes foram violentados por membros do clero – manifestaram já a intenção de se encontrarem com o Presidente da República e com o Papa Francisco, quando este vier a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude.

Audiência-geral

Francisco insiste na igualdade de todos os batizados

A diversidade de carismas e de ministérios “não deve dar origem, no seio do corpo eclesial, a categorias privilegiadas; nem pode servir de pretexto para formas de desigualdade que não encontram lugar em Cristo ou na Igreja” sublinhou o Papa Francisco na audiência-geral de hoje, quarta-feira, dia 15 de Março.

Três debates em Março

“Nova Ágora” em Braga: escuta, acolhimento e diálogo inter-religioso

A Arquidiocese de Braga retoma, na sua sétima edição, os encontros “Nova Ágora”, que pretendem contribuir para o debate de grandes questões da atualidade, englobando em cada série, conferências sobre diferentes temáticas. Este ano, ao longo das próximas sextas-feiras, os olhares projetam-se sobre, respetivamente, a ética do cuidado, os caminhos de acolhimento e a escuta do outro no diálogo entre religiões.

Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias

Boas notícias

Bispos da Nigéria vão plantar 5,5 milhões de árvores

Para combater desertificação

Bispos da Nigéria vão plantar 5,5 milhões de árvores

A Conferência dos Bispos Católicos da Nigéria (CBCN) comprometeu-se a plantar 5,5 milhões de árvores ao longo dos próximos cinco anos para mitigar os efeitos das alterações climáticas. A ação surge no âmbito da campanha de reflorestação Green Revolution, financiada pela Cáritas Nigéria, e apresentada esta semana na capital do país, Abuja.

É notícia

Entre margens

O que não está, mas brilha

O que não está, mas brilha

Há alguns anos, numa mesa de café, uma mulher contou-me uma história. A sua infância acontecera numa casa muito pobre, iluminada apenas por brasas numa lata, num chão de terra. Era sobre estas que, com o dedo, desenhava, e as cores-fogo surgiam na escuridão que rouba as coisas de lugar. (Opinião de Raquel Luiz)

Como é que as pessoas querem envelhecer?

Como é que as pessoas querem envelhecer?

Como é que as pessoas querem envelhecer? Quando esta questão me foi posta, mentalmente reagi de imediato: eu é que sei? E pensei que teria de interrogar várias pessoas sobre este problema na tentativa de obter uma informação mais fundamentada. Também me ocorreu de imediato que a primeira pessoa a interrogar seria eu próprio… E a resposta emocional saltou de imediato: mas eu não quero envelhecer!… (Opinião de José Pires)

Cultura e artes

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Um "passo histórico"

Coro centenário do Mosteiro de Montserrat aceita pela primeira vez vozes femininas

Pela primeira vez nos seus setecentos anos de história, o famoso coro do Mosteiro de Montserrat (importante local de peregrinação perto de Barcelona, Espanha), vai aceitar a participação feminina. Os clérigos decidiram formar um novo coro misto, composto por 25 rapazes e raparigas entre os 17 e os 25 anos, que irá juntar-se ao coro tradicional da Escolania, com 45 meninos entre os 9 e os 14 anos.

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa

Francisco, 2013-2023 (10)

10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: Os poemas piemonteses de Nino Costa

Os escritores que o Papa Francisco mais aprecia são, de um modo geral, amplamente conhecidos e encontram-se editados em Portugal. É o caso de, por exemplo, Friedrich Hölderlin, Fiódor Dostoievski e Jorge Luis Borges. Mas há um autor que raros sabiam existir até Jorge Mario Bergoglio falar dele: Nino Costa, um italiano do Piemonte, que viveu entre 1886 e 1945.

Sete Partidas

Aquele que habita os céus sorri

Agenda

[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]

Ver todas as datas

Parceiros

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This