
Caritas Ucrânia distribuiu ajuda alimentar em Rubezhne. Foto do Twitter da Caritas da Ucrânia.
A apresentação do relatório europeu “Mercados de Trabalho Inclusivos” sobre os desafios que a União Europeia e os Estados-membros têm de encarar com urgência para tornar os mercados de trabalho mais inclusivos e acessíveis é uma das iniciativas anunciadas para a Semana Nacional Cáritas, que decorre entre 12 e 20 de Março. Durante esse período, a Cáritas realiza o seu peditório nacional público, que também servirá para dar respostas aos desafios solidários que se colocarão entre nós em consequência da guerra na Ucrânia.
A Cáritas divulgou que, no ano passado, a sua rede nacional apoiou “perto de 120 mil pessoas em atendimento social, para além de todos os que estão integrados nas respostas sociais e projetos promovidos localmente em todo o país pelas Cáritas Diocesana”, tendo sido apoiadas 18 mil pessoas, através do programa nacional de resposta à covid-19.
A semana da Cáritas, que decorre sob o lema “O amor que transforma”, inicia-se no dia 12 de Março com um concerto solidário, que terá lugar em Lisboa, no Capitólio, Parque Mayer, a partir das 16h00.
A rede Cáritas em Portugal é constituída por 20 Cáritas Diocesanas que anualmente respondem a mais de cem mil pessoas vulneráveis através de uma resposta social de emergência (alimentação, pagamento de despesas de água, luz e habitação) e, também, através da implementação de programas de empregabilidade e de outras formas de inserção social. Para ajudar neste trabalho, pode-se efectuar um donativo em http://www.caritas.pt/snc