A pedido das autoridades

Cáritas encerra atividades na Argélia

| 28 Set 2022

A Cáritas está a apoiar os refugiados ucranianos. Foto © Caritas International

A instituição prestava particular atenção ao fenómeno dos migrantes, desenvolvendo iniciativas humanitárias para apoiar em especial os menores e doentes. Foto © Caritas International

 

A Igreja Católica da Argélia anunciou o encerramento, a partir de 1 de outubro, de todas as atividades e obras de caridade implementadas pela Cáritas Argélia, O encerramento “completo e definitivo” foi comunicado através de uma declaração assinada pelo arcebispo emérito de Argel, Paul Desfarges, onde se refere que “a medida drástica é tomada em cumprimento do pedido das autoridades públicas argelinas”, avança o Vatican News.

As autoridades não informaram a Igreja sobre as razões que levaram a esta tomada de decisão, mas fontes locais, contactadas pela Agência Fides, referem que “a medida parece ligada à política geral de restrições implementada nos últimos tempos em relação a ONG estrangeiras e multinacionais”.

“A Igreja Católica – pode ler-se no comunicado assinado pelo arcebispo emérito de Argel – faz questão de agradecer a todas as pessoas que contribuíram ao longo dos anos, e de diversas formas, para fazer viver esta obra ao serviço dos mais vulneráveis ​​e do povo argelino”.

As iniciativas da Cáritas Argélia eram concebidas e implementadas em benefício das camadas mais vulneráveis ​​da população argelina, 97 por cento da qual é muçulmana. Além disso, a instituição prestava particular atenção ao fenómeno dos migrantes, desenvolvendo iniciativas humanitárias para apoiar em especial os menores e doentes, sem nunca assumir nenhuma identificação política.

Alguns líderes da comunidade católica local apontam que “as autoridades argelinas ainda não levaram em consideração todas as razões objetivas que atestam a singularidade da Cáritas como braço caritativo da Igreja Católica”, caráter esse que a distingue substancialmente e “estatutariamente” das ONG, incluindo as envolvidas nos campos da assistência e ajuda humanitária.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This