Cáritas italiana oferece ajuda para áreas atingidas do terramoto na Turquia e na Grécia

| 4 Nov 20

A Cáritas italiana, organização de solidariedade da Igreja Católica, manifestou-se disponível para “apoiar intervenções de resposta à emergência” nas áreas afectadas pelo terramoto que atingiu a Turquia e a Grécia no início da tarde da passada sexta-feira, 30 de Outubro.

A área mais gravemente danificada foi a da cidade de Esmirna, com quatro milhões de habitantes, diz a Cáritas, citada pelo Vatican News. Nessa região, registaram-se dezenas de vítimas e centenas de feridos. No total, nesta terça-feira, 3 de Novembro, o número de vítimas mortais provocadas pela tragédia tinha já ultrapassado a centena.

O bispo católico de Esmirna afirma que o terremoto foi muito violento, e os directores da Cáritas Turquia e da Cáritas Esmirna dizem que a situação ainda é muito caótica.

Também na ilha de Samos, na Grécia, “o terremoto causou ferimentos e danos”. O abalo, com epicentro numa área do Mar Egeu entre Samos, na Grécia, e Esmirna, na Turquia, também provocou um tsunami que inundou áreas residenciais de Samos e da periferia de Esmirna.

O sismo teve uma magnitude de 7.0 na escala de Richter e, apesar da destruição provocada, houve já notícias de duas crianças salvas dos escombros, muitas horas depois de ele ter acontecido.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Um Grande Homem: Integrado Marginal

José Cardoso Pires por Bruno Vieira Amaral

Um Grande Homem: Integrado Marginal novidade

Integrado Marginal foi leitura de férias junto ao mar, entre nevoeiros e nortadas que me levavam a recorrer a esplanadas cobertas para ler enquanto tomava um café bem quente. Moledo do Minho no seu inquieto esplendor… e capricho! Tinha lido algumas obras de José Cardoso Pires: Lisboa. Livro de Bordo (feito para a Expo 1998); O Burro em Pé (livro para crianças); Alexandra Alpha; De Profundis: Valsa lenta; O Delfim.

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão

[Mãos à obra]

Crescimento ou Decrescimento, eis a questão novidade

O conceito de desenvolvimento sustentável tem duas interpretações: para os intelectuais humanistas é um desenvolvimento que respeita o ambiente, de forma abstrata, sem contabilizar desenvolvimento ou impacte ambiental, mas pode levar a questionar o modelo económico e até o modo de vida actuais; para os industriais, políticos e economistas entende-se como um desenvolvimento que possa ser eterno.

A ideia de Deus

A ideia de Deus novidade

Não é certo que quem nasça numa família de forte tradição religiosa esteja em melhores condições do que qualquer outra pessoa para desenvolver a componente espiritual e uma relação com o divino. Pode acontecer exatamente o inverso. Crescer com uma ideia de Deus pode levar-nos a cristalizá-la nos ritos, hábitos ou procedimentos que, a dada altura, são desajustados ou necessariamente superficiais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This