Sínodo dos Bispos 2023

Carta aos padres explica “igualdade fundamental de todos os batizados”

| 20 Mar 2022

Papa Francisco em oração com o cardeal Mario Grech no Momento de Reflexão que deu início ao Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Foto © Vatican Media 2021

 

O cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, e o arcebispo Lazzaro You Heung sik, Prefeito da Congregação para o Clero, dirigiram, este sábado, 19, uma carta aos padres de todo o mundo com três pedidos. “Fazer todo o possível para que o caminho se baseie na escuta e na vivência da Palavra de Deus; trabalhar para que o caminho seja caracterizado pela mútua escuta e reciproca aceitação; cuidar para que o caminho não nos leve à introspecção, mas nos estimule a sair ao encontro de todos”, podem ler-se estes pedidos na carta enviada ao clero e divulgada pela Santa Sé.

Assinado pelos dois “irmãos sacerdotes”, o texto apresenta estes três pedidos integrados no processo sinodal que os Papa Francisco propõe, e explica que não pretende colocar mais “carga” sobre os presbíteros, mas antes encorajá-los a olhar para as suas “comunidades com aquele olhar contemplativo de que nos fala o Papa Francisco na Evangelii Gaudium para descobrir os muitos exemplos de participação e partilha que já estão a germinar nas vossas comunidades”.

“O processo sinodal que o Papa Francisco nos propõe”, escrevem, “tem precisamente este objetivo: colocar-nos em caminho, juntos, na escuta recíproca, na partilha de ideias e projetos, para mostrar o verdadeiro rosto da Igreja: uma “casa” hospitaleira, de portas abertas, habitada pelo Senhor e animada por relações fraternas”.

Um caminho que visa evitar os riscos de um Sínodo carregado de “formalismo”, “intelectualismo” e “inação” de que fala o Papa Francisco, e que podem fazer surgir “medos”, em especial no que diz respeito ao papel do sacerdote nas comunidades. “Se o sacerdócio comum dos batizados e o sensus fidei do Povo de Deus forem tão enfatizados, o que será do nosso papel de liderança e da nossa identidade específica como ministros ordenados? Trata-se, sem dúvida, de descobrir cada vez mais a igualdade fundamental de todos os batizados e de encorajar todos os fiéis a participar ativamente do caminho e da missão da Igreja”, refere a missiva.

Mario Grech e Lazzaro You Heung sik apontam que “o mundo de hoje precisa urgentemente de fraternidade”. “Sem perceber, anseia por encontrar Jesus, mas como fazer esse encontro acontecer? Precisamos escutar o Espírito junto com todo o Povo de Deus, para renovar nossa fé e encontrar caminhos e linguagens novos para compartilhar o Evangelho com nossos irmãos e irmãs”, indicam.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This