Ecos no estrangeiro

Carta de católicos sobre abusos noticiada em Espanha e Itália

| 10 Nov 21

Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa. Foto © Agência Ecclesia/HM

 

A agência oficial espanhola Efe e o jornal digital Religión Digital, de Espanha, e o blogue Il Sismografo, que acompanha a actualidade católica em Itália, noticiaram a carta de duas centenas e meia de católicos portugueses a pedir que os bispos promovam uma investigação independente aos casos de abuso sexual cometidos por membros do clero.

Estas repercussões “talvez revelem a universalidade do problema”, diz Nuno Caiado, primeiro subscritor da carta que o 7MARGENS noticiou nesta segunda-feira, 8 de Novembro. 

“Se ele não existisse noutras geografias, seguramente que esta pequena iniciativa não ecoaria em Espanha, onde, atendendo ao que se tem lido, a Igreja também se mostra resistente em se pensar e em discutir o tema dos abusos sexuais”, acrescenta Nuno Caiado. 

No caso do Religión Digital e do Il Sismografo, ambas as publicações reproduzem a notícia do 7MARGENS. No caso da publicação italiana, essa é, aliás, a prática habitual: o blogue replica os textos na língua original, remetendo para a publicação inicial com a ligação electrónica. Já o Religión Digital, parceiro do nosso jornal, traduziu a notícia na íntegra.

A carta foi também citada na generalidade da comunicação social portuguesa generalista, incluindo nas televisões, além da agência católica Ecclesia e do site da Rádio Renascença. E foi ainda o tema do Fórum TSF, no qual interveio o jornalista António Marujo, do 7MARGENS.

Estas diversas referências parecem “mostrar que houve pertinência na iniciativa destes católicos, que o tema preocupa a sociedade”. O que traduz “um reforço da noção da urgência, do imperativo que o episcopado se decidir pelo passo que tem de ser dado”, comenta Nuno Caiado. 

O primeiro subscritor da carta conclui: “Precisamos que os bispos deixem de ser gestores das circunstâncias e assumam o papel de pastores preocupados com o seu rebanho, de orientadores dos caminhos da Igreja, com uma noção estratégica do essencial – a fidelidade a Jesus, aos valores do evangelho – combinada com uma visão mais correcta da realidade, ouvindo as vozes dos leigos, incluindo dos que mais próximos estão da realidade e que parecem ter mais sentido estratégico e moral.”

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This