Casa Comum
É preciso cuidar mais do planeta, alerta patriarca novidade
É preciso cuidar mais do planeta, a nossa “casa comum”, e “incrementar a consciência de uma origem comum”, disse o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa conversa sobre espiritualidade e pandemia, inserida num ciclo denominado “O Mundo de Amanhã”, promovida pelo Público, a propósito dos 31 anos do jornal.
Alterações climáticas: ONG portuguesas reclamam ação enérgica de António Costa
Mais de três dezenas de Organizações Não Governamentais portuguesas subscreveram uma carta aberta à Presidência portuguesa da União Europeia na qual reclamam uma maior coerência das políticas da UE face aos compromissos com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, uma Lei do Clima compatível com a limitação do aquecimento global a 1,5ºC e uma estratégia de adaptação às alterações climáticas da UE que previna crises futuras.
Pressão mineira no Parque Natural de Montesinho
O projeto Valtreixal da empresa canadiana Almonty pretende abrir uma mina a céu aberto numa área de 247 hectares (cerca de 500 campos de futebol), em território espanhol, mas a 5 km da fronteira com o Parque Natural de Montesinho, para explorar volfrâmio e estanho. A exploração situa-se na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, que abrange territórios de Trás-os-Montes e de Castela Leão.
Conselho Ecuménico das Igrejas lança campanha quaresmal pela água
A campanha de quaresma do Conselho Mundial das Igrejas (CMI) será este ano centrada sobre a América do Norte, anunciou a organização na Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. Desde 2008 que o Conselho aproveita o facto de o Dia Mundial da Água (22 de março) ter sempre lugar durante o período quaresmal para organizar, a nível mundial, a campanha “Sete Semanas pela Água”.
Uma Quaresma para mudar a forma de pensar e cuidar dos mais fracos, propõem os cristãos da Amazónia e o Papa
É preciso mudar a nossa forma de pensar e de agir em relação à nossa ‘casa comum’ e em relação a todos os seus habitantes, especialmente os que mais sofrem do abuso do poder político e económico.” É desta forma que o padre jesuíta brasileiro Adelson Araújo dos Santos, aponta o horizonte para a reflexão dos cristãos neste tempo de Quaresma, iniciado nesta Quarta-Feira de Cinzas, 18 de Fevereiro.
Águas contaminadas de Fukushima não podem ser lançadas no Pacífico, alerta a Igreja Católica
As comissões de Justiça e Paz e Meio Ambiente das conferências episcopais do Japão e da Coreia do Sul acabam de dirigir uma carta ao primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, manifestando-se contrárias à intenção das autoridades japonesas de lançar no oceano Pacífico as águas contaminadas e armazenadas na central de Fukushima desde o desastre nuclear em 2011, na sequência de terremoto.
Ativista ambiental indiana presa e acusada de conspiração contra o país
Disha Ravi, jovem indiana ativista das causas ambientais, foi presa em Bangalore no último fim de semana, acusada de ter editado e estar a divulgar junto de agricultores material de apoio à luta que estão a travar, facto que desencadeou, entretanto, vivos protestos de grupos ambientalistas do país.
Cáritas peruana forma 900 indígenas para proteger Amazónia
Mais de 900 índios Ashaninka e Amuesha terminaram o curso de formação de vigilantes e protetores da Amazónia organizado pela Cáritas peruana. O curso, intitulado “Caminhando para um Ecologia Integral”, foi criado como resposta aos apelos formulados durante o Sínodo dos Bispos católicos sobre a Amazónia, que decorreu em outubro de 2019, no Vaticano.
Campolide: campo, horta e floresta em plena cidade
Em Portugal sempre se praticou agricultura urbana de forma espontânea, mas agora surgem projetos comunitários estruturados que aproveitam o espaço público para produzir alimentos coletivamente. É o caso do projeto Bela Flor Respira, em Campolide, Lisboa, que conseguiu criar uma agrofloresta mantida por uma pequena equipa e pelos moradores do bairro que vão dando uma mão, e assim se apropriam e responsabilizam por um espaço público comum.
Líder yanomami já é membro da Academia Brasileira das Ciências
A Academia Brasileira das Ciências (ABC) tem desde o início deste ano um novo membro: Davi Kopenawa, principal líder do povo yanomami, conhecido em todo o mundo pela sua luta em defesa dos povos indígenas, da floresta amazónica e pelo reconhecimento dos saberes e tradições indígenas no combate às alterações climáticas.
Suíça diz não no referendo sobre “multinacionais responsáveis”
Uma proposta para obrigar as empresas multinacionais suíças a prestar contas pelo seu comportamento interno e no estrangeiro, no capítulo dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental, foi este domingo recusada em referendo.
Os cristãos devem promover a ética: A Economia de Francesco vista pela economista Maria João Marques
Uma “iniciativa muito válida, porque a economia está no fulcro das discussões políticas, culturais, sociais que têm de ser pensadas, também do ponto de vista ético – no qual os católicos têm também um papel”. É deste modo que a economista Maria João Marques, colunista do Público, olha para o encontro A Economia de Francesco, que terminou no sábado, coma publicação de uma declaração final e uma mensagem do Papa Francisco aos participantes.
47 instituições religiosas anunciam desinvestimento em combustíveis fósseis
A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia, (Comece) e mais 46 instituições católicas, protestantes, anglicanas e judaicas de 21 países anunciaram nesta segunda-feira o seu compromisso em desinvestir em combustíveis fósseis. Este é o maior anúncio conjunto de instituições católicas, informa o Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC).
Gonçalo Ribeiro Telles (1922-2020): Portugal de luto pelo ambientalista, católico antifascista e pensador do território
“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, agrónomo, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional e antigo militante dos movimentos da Acção Católica Rural, Gonçalo Ribeiro Telles morreu nesta quarta-feira, 11 de Novembro. Tinha 98 anos, completados em Maio, e uma vida de dedicação à causa pública e ambiental. O Governo decretou um dia de luto nacional para esta quinta-feira.
Líderes religiosos escrevem a Boris Johnson a pedir plano ambicioso contra o aquecimento global
Uma carta conjunta de 60 líderes cristãos, judeus, muçulmanos, hindus e sikh da Grã-Bretanha seguiu para o primeiro-ministro Boris Johnson, pedindo ao governo britânico que prepare desde já um ambicioso plano nacional contra o aquecimento global. “Como presidente de turno da Cop26 [a conferência sobre o Clima], a tarefa mais importante do Reino Unido é reunir todos os países em torno de metas climáticas mais ambiciosas”, diz a carta.
Projeto baseado na Laudato Si’ dá menção honrosa no Global Teacher Prize Award a professora de EMRC
Ana Maria Mendes, professora de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebeu esta sexta-feira, 30 de outubro, a menção honrosa “Sustentabilidade Social” no Global Teacher Prize Award Portugal 2020.
Bispos do Brasil sugerem plantar uma árvore como forma de rezar pelos mortos e cuidar da casa comum
Os bispos católicos brasileiros sugerem que as pessoas assinalem o próximo dia de Fiéis Defuntos, 2 de Novembro, plantando uma árvore nativa em memória das pessoas mais próximas que já morreram, bem como das vítimas da covid-19, e como forma de compromisso com a casa comum.
Primeira reunião da nova Conferência Eclesial da Amazónia afirma opção pelos indígenas
Uma Igreja Católica alinhada com os povos indígenas da Amazónia e com o cuidado da casa comum é uma das notas principais que sai da primeira assembleia da recém-criada Conferência Eclesial da Amazónia (Ceama), que decorreu de forma virtual e que contou com a participação de líderes indígenas e responsáveis de comunidades católicas, além de bispos dos nove países da região.
Emissões zero, água e emissões limpas – escolher “o que conta”, pede o Papa Francisco
É necessário escolher “entre o que conta e o que não conta”, em relação ao problema das alterações climáticas, disse o Papa Francisco, numa mensagem vídeo à iniciativa global “Countdown” TED, na qual personalidades de todos os quadrantes tentam sensibilizar para as consequências daquele problema.
“Uma tragédia sem precedentes”: violência contra povos indígenas no Brasil mais do que duplicou com Bolsonaro
O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismo pertencente à conferência episcopal brasileira, divulgou na semana passada o seu mais recente relatório sobre a violência contra os povos indígenas no país. O estudo, que compara dados de 2019 com o ano anterior, “evidencia o alarmante aumento da violência contra os povos indígenas no primeiro ano do governo Bolsonaro”. O número de invasões nas reservas indígenas mais do que duplicou.
Mais de 19 mil desalojados devido às cheias no Gan
As cheias que atingiram o Gana nas últimas semanas já deixaram mais de 19 mil pessoas sem casa, incluindo perto de seis mil crianças. A Cáritas tem estado a socorrer as populações, através da distribuição de alimentos e outros bens, e voltou a apelar para que o problema, que se arrasta há já quase duas décadas, seja resolvido “na sua origem”, avançou esta quinta-feira, 1 de outubro, o Vatican News.
“Unidos contra o Desperdício”: matar a fome com a comida que sobra
Sabia que um terço dos alimentos diariamente produzidos no planeta acaba por ir parar ao lixo, ao mesmo tempo que está a aumentar o número de pessoas e comunidades que passam fome? E que, em Portugal, se calcula que um milhão de toneladas de comida são desperdiçadas?
O que nos aconteceu? A pergunta do cardeal Tolentino e os pactos necessários
São precisos novos pactos – na comunicação, entre gerações, na comunidade e para o ambiente. Ideias defendidas pelo cardeal Tolentino Mendonça, que vê este tempo como uma oportunidade para novas experiências que a Igreja Católica deve fazer para se aproximar de quem se afastou. E que aponta uma necessária “conversão ecológica” por parte das comunidades cristãs, que ainda não integraram a encíclica Laudato Si’, na sua prática.
Sexta, 25, é dia de “salvar o clima” e salvar a justiça: esta é uma “luta pela vida”
Salvar o clima e lutar pela justiça climática, mas também pela justiça social, económica e laboral. É a isso que se propõem as onze manifestações que sexta-feira, 25 de Setembro, em Portugal (e três mil em todo o mundo) se realizam em várias cidades ou através de plataformas digitais.
ONGs lançam atlas dos conflitos na Pan-Amazónia
Resultado do trabalho conjunto de Organizações Não Governamentais (ONGs) de quatro países, o Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazónico será lançado esta quarta-feira, 23 de setembro, e irá revelar os casos mais graves de violação dos direitos dos povos da região, anunciou a conferência episcopal brasileira.
Rede Cuidar da Casa Comum debate urgência da cidadania ecológica
Um vídeo-debate sobre a urgência da cidadania ecológica é promovido esta terça-feira, 22, às 21h, pela rede Cuidar da Casa Comum (CCC), com a participação do professor universitário e filósofo Viriato Soromenho-Marques, que há muito alia o estudo da Filosofia às questões ambientais e de desenvolvimento sustentável, frei Fabrizio Bordin, franciscano e responsável de três paróquias em Chelas (Lisboa), e Filipa Pires de Almeida, que está envolvida na iniciativa A Economia de Francisco.
Diocese de Tóquio faz campanha contra desperdício de água
A arquidiocese de Tóquio (Japão) lançou uma campanha para que cada pessoa assuma a responsabilidade de poupar e proteger a água, que tantas vezes é “maltratada, poluída e desperdiçada”, colocando em perigo “a sobrevivência e a saúde dos seres humanos”.
O Papa Francisco confessa a Juliette Binoche e mais 14 como foi a sua conversão ecológica
“Antes eu não entendia nada” sobre ecologia, mas depois houve um “caminho de conversão ecológica” pessoal, disse o Papa Francisco a um grupo de 15 personalidades francesas, católicos e não crentes empenhadas na causa ambientalista, às quais encorajou a que continuassem a lutar e não perder a esperança, mesmo quando a condição do planeta pode parecer “catastrófica”.
Jesuítas e franciscanos brasileiros unem-se para fazer a “revolução Laudato Si’”
Já dizia o ditado que “a união faz a força” e, se é para fazer uma revolução, certamente que esta nova união dará uma importante ajuda. Inspirados pela encíclica Laudato Si’, pelo documento final do Sínodo Panamazónico e pela Exortação Pós-Sinodal “Querida Amazónia”, os franciscanos e jesuítas presentes no Brasil decidiram juntar-se para fazer a “revolução Laudato Si’”: um conjunto de reflexões e ações contra a injustiça socioambiental, contra todas as formas de exploração e desigualdade socioeconómica, contra o racismo, e em defesa dos povos indígenas e da democracia.
Cardeal das Maurícias elogia resposta da população ao derrame petrolífero
O cardeal Maurice Piat de Port-Louis, Maurícias, elogiou a resposta da população ao derrame de petróleo que devastou a costa da ilha. “Numerosas famílias são afectadas” pelo desastre, afirmou. “No meio da dor partilhada por tantos, saúdo a bela efusão de solidariedade activa e empreendedora que agora se mostra numa tentativa de salvar o que ainda pode ser salvo.”
75 anos de Hiroshima: “Água, quero água.” E o relógio do padre Arrupe parou para sempre nas 8h15
A tragédia de Hiroshima, de que neste dia 6 de Agosto de 2020 se assinala o 75º aniversário (e de Nagasaqui, três dias depois), foi vivida na primeira pessoa pelo padre Pedro Arrupe, que viria a ser geral dos jesuítas. O seu relógio parou na hora da explosão. “Não é uma recordação, é uma vivência perpétua fora da história, que não acontece sem o seu tiquetaque. O ponteiro parou e Hiroshima deteve-se, cravada no nosso espírito”, escreveria ele.
Indígenas são “mais vulneráveis” à covid-19, alerta OMS
As comunidades indígenas, que correspondem a cerca de meio milhão de pessoas em todo o mundo, estão particularmente vulneráveis à pandemia do novo coronavírus devido às condições precárias em que vivem e à intensidade com que o vírus está a alastrar no continente americano, onde vivem na sua maioria, alertou esta segunda-feira, 20 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Bolsonaro veta obrigação do governo de assegurar água potável e ajuda hospitalar a indígenas durante a pandemia
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou esta quarta-feira, 8 de julho, um projeto de lei aprovado pela câmara de deputados e pelo senado federal, que previa medidas de apoio urgentes para os povos indígenas durante a pandemia. Entre estas medidas, incluíam-se a obrigação de o governo assegurar “acesso a água potável” e garantir “a oferta emergencial de camas hospitalares e de terapia intensiva” a estas populações. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) expressou o seu “repúdio” pelo “preconceito, o ódio e a violência do atual governo em relação aos povos indígenas” e um grupo de ONGs já levou o tema às Nações Unidas.
Petição na internet pede descarbonização da economia em nome da saúde pública
Em Portugal, em 2017, morreram 3.540 pessoas com patologias relacionadas com a poluição atmosférica (morrem sete milhões, anualmente, em todo o mundo). A Assembleia da República deve colocar “na agenda legislativa com máxima prioridade” o problema da poluição atmosférica, “para que numa fase mais estável e normalizada da nossa vida colectiva possamos finalmente levar a cabo políticas públicas de conversão energética e descarbonização da nossa economia e das nossas cidades, em nome do nosso bem-estar colectivo e do das futuras gerações”.
Patriarca, Presidente e primeiro-ministro na homenagem a Gonçalo Ribeiro Teles
“Decano da arquitectura paisagística em Portugal”, antigo deputado e ministro da Qualidade de Vida, primeiro artífice da legislação portuguesa que fundou a política de Ambiente, com destaque para a Reserva Agrícola Nacional e a Reserva Ecológica Nacional, Gonçalo Ribeiro Telles será homenageado nesta sexta-feira, 26 de Junho, numa sessão em que estarão presentes o Presidente da República, o patriarca de Lisboa e o primeiro-ministro.
Universidade Católica inicia Ano da Laudato Si’ com compromisso de contribuir para “mundo mais inclusivo e responsável”
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi uma das instituições a aderir ao “Ano da Laudato Si’”, desafio proposto pelo Papa Francisco para assinalar o quinto aniversário da encíclica. A iniciativa arrancou esta terça-feira, com o compromisso assumido pela reitora da instituição, Isabel Capeloa Gil, de participar “na construção de um mundo melhor, mais inclusivo, mais responsável”.
A que nos inspira a encíclica Laudato Si’? Vaticano sugere 200 medidas práticas
“E nós, o que devemos fazer?”, era a questão que, para muitos, surgia na conclusão da leitura da encíclica Laudato Si’, sobre cuja publicação acaba de se passar o quinto aniversário. Para assinalar a data, diversas entidades do Vaticano trabalharam em conjunto e divulgaram na passada quinta-feira, 18 de Junho, um documento com as respostas: trata-se de um manual com mais de 200 recomendações práticas que pretendem que a encíclica ecológica e social do Papa Francisco saia do papel e se transforme em ações concretas.
Há 80 milhões de refugiados no mundo, o número mais elevado de sempre
No final de 2019, eram já 79,5 milhões os refugiados em todo o planeta, o que representa um por cento da população mundial, ou uma em cada 97 pessoas. Entre o número total de refugiados, cerca de 40% são menores de idade.
Guterres pede compromisso global com a “conservação e sustentabilidade dos oceanos”
Numa mensagem em vídeo a propósito do Dia Mundial dos Oceanos, assinalado esta segunda-feira, 8 de junho, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembrou que, enquanto nos esforçamos para combater a pandemia de covid-19, temos uma “oportunidade única e a responsabilidade de corrigir a nossa relação com o meio ambiente, incluindo os mares e os oceanos do mundo”.
Semana Laudato Si’ (9): Exigências para o equilíbrio ecológico (e agora vem aí um ano Laudato Si’)
“O cuidado da natureza faz parte dum estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e de comunhão. Jesus lembrou-nos que temos Deus como nosso Pai comum e que isto nos torna irmãos.” Foi com esta referência que o Papa anunciou a sua adesão ao ano especial dedicado à Laudato Si’, a encíclica sobre o cuidado da casa comum que neste domingo, 24 de Maio, assinalou o quinto aniversário de publicação.
Semana “Laudato Si'” (8): Opor ecologia e economia está totalmente ultrapassado
Colocar hoje, em oposição, ecologia e economia está totalmente ultrapassado, considera a ministra francesa da Transição Ecológica, Élisabeth Borne, a propósito dos efeitos sociais, económicos e ambientais da pandemia de covid-19. Numa entrevista ao jornal La Croix, a ministra diz que, ao contrário do que sucedeu com a crise económico-financeira de 2008, há tecnologias verdes mais maduras para que possam ser apoiadas pelos estados.
Semana Laudato Si’ (7): 100 princípios para um novo mundo, novos céus, nova terra e nova responsabilidade
Os apelos para que o mundo não fique na mesma depois da pandemia são abundantes. Em textos de opinião, em manifestos ou em abaixo-assinados, por exemplo, muitas vozes têm vindo a reclamar mudanças significativas no rumo do planeta. O ecologista francês Nicolas Hulot, ex-ministro da Transição Ecológica e Solidária de França, apresentou “100 princípios para um novo mundo”.
Semana Laudato Si’ (5) – Um manual de sobrevivência, um grito silencioso e um exercício para a reconstrução
Se as questões ecológicas a todos dizem respeito – das instâncias políticas ao cidadão comum – os cristãos, precisamente porque vinculados no modelo de serviço d’Aquele que os congrega, devem assumir as exigências que decorrem da actual fragilidade do planeta como incumbência da sua missão no mundo: um mandato de cuidado pelos bens e pelos outros em vista à promoção do desenvolvimento sustentável, do bem comum e da qualidade de vida de todos.
Semana “Laudato Si’” (4): Este é o tempo oportuno, as coisas têm de mudar!
Semana Laudato Si: depoimentos de Juan Ambrósio e Maria José Varandas; texto de Manuel Alte da Veiga.
Igreja faz apelo urgente para evitar tragédia na Amazónia
A Rede Eclesial Pan-Amazónica (Repam) apelou esta segunda-feira a uma ação mundial concertada e urgente “a fim de evitar uma grande tragédia humanitária e ambiental” na Amazónia. Num comunicado assinado pelo cardeal brasileiro Cláudio Hummes e divulgado através do site da organização, todos são convocados a unir esforços em defesa daquela região, cada vez mais afetada, não só pela pandemia de covid-19, mas também pelo “aumento descontrolado da violência” e pela “devastação do território”.
Um estranho paradoxo
Vivemos um estranho paradoxo. As pandemias tenderão a ser controladas pela ciência. Mas tal não tem acontecido no caso da covid-19. O certo é que tem faltado uma liderança ética e política partilhada nos planos europeu e mundial. A voz do Papa Francisco, as encíclicas Laudato Si’ e Caritas in Veritate são ainda ecos que clamam no deserto. A xenofobia, o isolacionismo e a desconfiança são traços dominantes no sistema internacional. Mas será esta pandemia uma oportunidade para se criar uma nova consciência capaz de 1) Prevenir ameaças globais; 2) Garantir uma melhor partilha de recursos; 3) Compreender que os mais fracos são as maiores vítimas; 4) Pôr em prática um contrato ecológico; 5) Ligar sustentabilidade, equidade e justiça distributiva na sociedade e entre as diferentes gerações, bem como garantir a subsidiariedade?
Semana “Laudato Si’” (3): Desenvolvimento sustentável e conversão ecológica para viver em harmonia
Rita Soares Franco: Uma conversão ecológica para viver em harmonia Depoimento de Rita Soares Franco, membro do Foco de Conversão Ecológica da Capela do Rato (Lisboa). Semana “Laudato Si’”, proposta pelo Papa Francisco para assinalar os cinco anos da publicação da...
Semana Laudato Si’(2): oxigénio, desafios e Jerusaquém (dois depoimentos e um poema)
Depoimentos de Irene Guia e Ivo Francisco, a propósito da Semana “Laudato Si'”, proposta pelo Papa Francisco para assinalar os cinco anos da publicação da encíclica sobre o “cuidado da casa comum”. E o poema “Jerusaquém”, de Limorevi.
Semana “Laudato si’” (1): Um novo modo de habitar a terra
Com o tema “Tudo está ligado”, esta Semana Laudato Si’ pretende fazer uma campanha global de formação e pressão em favor da defesa do planeta e do “cuidado com a casa comum”. Na impossibilidade de se desenvolverem muitas acções de rua, por causa da pandemia, o centro estará nos debates, tertúlias, vigílias e conferências em vídeo, através de plataformas na internet.
Tertúlia e vigília ecuménica assinalam Semana “Laudato si’” em Portugal
Uma tertúlia e uma vigília de oração por canais vídeo assinalam, em Portugal, a Semana Laudato si’, convocada pelo Papa Francisco para marcar os cinco anos de publicação da encíclica dedicada ao “cuidado da casa comum”.
Desflorestação da Amazónia bate recordes durante confinamento
A floresta da Amazónia brasileira continua a desaparecer a um ritmo vertiginoso e acaba de ser batido mais um recorde: entre janeiro e abril, foi desflorestada uma área total de 1.200 km2, equivalente a cerca de metade do Luxemburgo, o que representa um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente Jair Bolsonaro ordenou que as Forças Armadas fossem esta segunda-feira para o terreno, com o objetivo de combater o avanço da desflorestação e evitar incêndios.
Quase 200 mil pedem ação urgente do governo brasileiro para evitar genocídio de indígenas
Oprah Winfrey, Meryl Streep, Madonna, Naomi Campbell ou Brad Pitt são apenas alguns dos quase 200 mil que já assinaram a petição lançada pelo fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado, pedindo ao governo brasileiro que tome “medidas urgentes para proteger os povos indígenas” que vivem na Amazónia da pandemia de covid-19. O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, alerta: “o vírus já atingiu algumas comunidades indígenas” e descreve uma situação “fora de controle”.
Tudo está ligado
A tese de que tudo está ligado tem aparecido recorrentemente na história da filosofia. E imediatamente lembro Espinosa e Leibniz, duas presenças determinantes nos diferentes cursos que leccionei sobre Filosofia Moderna. Em ambos, a ideia da relação de tudo com tudo ocupa um lugar central. O primeiro enfatiza a integração do homem na Natureza, enquanto parte da mesma. O segundo defende a ligação entre toda a matéria, sustentando que tudo está em tudo.
Brasil: Diocese de Manaus e ONG pedem ajuda urgente para comunidades indígenas
Falta de pessoal médico, falta de equipamento de proteção e meios para tratamento, cadáveres armazenados em camiões frigoríficos e outros a serem enterrados em valas comuns. Em Manaus, capital do estado do Amazonas (Brasil), a pandemia de covid-19 está a provocar um estado de calamidade nunca antes visto. E a tendência é para piorar, agora que o vírus chegou às comunidades indígenas residentes naquele estado. A arquidiocese, juntamente com diversas ONGs, emitiu um comunicado pedindo ajuda urgente. O Papa Francisco telefonou diretamente ao arcebispo Leonardo Steiner, pedindo informações sobre a situação e deixando uma bênção especial para a região da Amazónia.
Pandemia é uma “lição de responsabilidade universal”, diz Dalai Lama
O líder espiritual do Tibete, Dalai Lama, dirigiu uma mensagem a toda a comunidade internacional a propósito da pandemia de covid-19. Segundo ele, o planeta “está a ensinar-nos uma lição de responsabilidade universal”, alertou esta quarta-feira, 22, data em que se assinalou o 50º aniversário do Dia da Terra.
80 ONG assinam pacto para serem mais eficientes na luta pelo clima
Mais de 80 Organizações Não Governamentais, incluindo algumas das principais instituições sociais católicas, assinaram um Pacto sobre o Clima, para promover uma “acção concertada, unificada e urgente para enfrentar as alterações climáticas”, através de uma revisão completa do modo de trabalhar.
Papa e Guterres no Dia da Terra: só “juntos” venceremos as crises ambiental e do coronavírus
No 50º aniversário da celebração do Dia da Terra, assinalado esta quarta-feira, 22 de abril, as mensagens do Papa Francisco e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, coincidiram no essencial: a par da crise provocada pela pandemia de coronavírus, há uma crise ambiental no planeta e, para vencer ambas, toda a comunidade internacional terá de se unir e trabalhar em conjunto.
Um plano para “ruas abertas” a bicicletas e peões em Milão, como resposta anti-poluição no pós-pandemia
Chama-se Strade Aperte (ruas abertas), pretende “re-imaginar Milão na nova situação” pós-pandemia e é um plano para dar muito mais espaço às bicicletas e peões e retirar lugar aos automóveis, na capital da Lombardia. O projecto surge em resposta à crise pandémica e tem em conta o facto de a cidade e a região serem uma das zonas mais poluídas de Itália e terem sido uma das mais atingidas pelo surto de covid-19.
Cardeal Hummes anuncia criação do Organismo Episcopal Panamazónico
Está já em marcha o processo de criação do Organismo Episcopal Panamazónico (OEP), proposto durante o Sínodo para a Região Panamazónica, que se realizou em outubro do ano passado, em Roma. O anúncio foi feito pelo Cardeal Claudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Panamazónica, numa carta enviada a todas as entidades envolvidas no processo no passado dia 1 de abril.
Abandonar o plástico e investir no ambiente e na água potável para todos, pede o Vaticano às instituições católicas
Abandonar o uso de garrafas de plástico, contribuir para a separação de resíduos e investir em sistemas amigos do ambiente são algumas das propostas do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSDHI), do Vaticano para todas as estruturas e instituições católicas.
“Ponham a saúde das pessoas acima de tudo”: a carta aberta assinada por quase 400 organizações em todo o mundo
A carta é curta e concisa: basta que sejam cumpridos cinco princípios e, todos juntos, conseguiremos recuperar da pandemia de covid-19. Mais: iremos garantir um futuro melhor. Assinado por quase 400 organizações espalhadas por todo o mundo, o documento aponta como primeiro princípio que a saúde das pessoas seja colocada “acima de tudo, sem exceções”, assegurando que todos têm acesso a serviços de saúde, estejam onde estiverem.
2,2 mil milhões ainda sem água, que sofre ameaça “sem precedentes”, avisa Guterres
Há dois mil milhões e 200 mil pessoas ainda sem água potável, e 4,2 mil milhões (ou seja, mais de metade da população do globo) sem acesso a saneamento adequado, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres, numa mensagem a propósito do Dia Mundial de Água, que se assinalou no domingo, 22 de Março.
Igrejas pedem ajuda para combater praga gigantesca de gafanhotos que ameaça de fome a África Oriental
São milhares de milhões da mais perigosa espécie de gafanhotos que, desde Janeiro, estão a destruir as plantações de pelo menos sete países; surto começou na Ásia e pode estender-se a 30 países até Junho, agravando as condições alimentares de populações já ameaçadas pela pobreza extrema.
Manuela Silva: uma Grã-Cruz para a luta contra a exclusão
Em nome do Estado, o Presidente da República condecorou a economista que estudou a pobreza e as desigualdades e propôs o seu combate.
Manuela Silva evocada este sábado em Lisboa, na expectativa de condecoração póstuma pelo PR
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poderá atribuir uma condecoração póstuma à economista Manuela Silva, no final da evocação que dela se fará neste sábado, 7 de Março, no ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), em Lisboa. A decisão já...
Metanoia debate implicações sociais e económicas das alterações climáticas
O Metanoia – Movimento Católico de profissionais organiza este sábado, 7 de Março, em São Domingos de Rana (Carcavelos, Oeiras) uma sessão de estudos sobre “Justiça Ambiental”, que procurará abordar “as implicações sociais e económicas das alterações climáticas”, bem como a relação com a justiça social e os direitos humanos.
Bilibiza: do sonho da água à destruição que chegou do mato
Há doze anos, a aldeia lutava para ter água mais perto; em Abril do ano passado, teve a água e o vento demasiado perto e o ciclone Keneth devastou a região (mesmo se de forma menos intensa que o Idai, mais a Sul, em Pemba); agora, mais recentemente, foi arrasada por ataques que não se sabe de onde vêm nem que objectivos têm: a aldeia de Bilibiza (quase 200 quilómetros a Norte de Pemba, província de Cabo Delgado, no Norte de Moçambique) estará quase deserta, depois de ter sido objecto de um ataque no final de Janeiro.
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”
“Nós não devíamos ter-nos conhecido”, disse-me um dia um amigo. Se não nos tivéssemos conhecido, significava muito provavelmente que aqueles campos onde falávamos continuariam verdes, que as árvores estariam de pé, que as plantas, os animais e as pessoas não teriam sido sacrificadas às chamas.
Conselho Ecuménico lamenta falhanço dos EUA no combate à emergência climática
O Conselho Ecuménico de Igrejas (CEI) lamentou o falhando do governo dos EUA em tomar decisões eficazes contra a emergência climática, reagindo à decisão de um tribunal federal de apelo. Numa decisão acerca da queixa apresentada por um grupo de 21 jovens, em 2015, que acusava o governo federal de sancionar, permitir e autorizar um sistema de combustíveis fósseis que compromete o direito civil dos jovens à propriedade e que pediam medidas de estabilização do clima, o tribunal considerou que os queixosos mostraram ser necessário agir contra a emergência climática.
Organizações católicas decepcionadas com cimeira de Madrid sobre o Clima
“É decepcionante haver ainda uma enorme lacuna entre o que as pessoas exigem nas ruas exigem e a forma como os governos estão a agir”, afirmou Chiara Martinelli, consultora da CIDSE (rede de 17 agências católicas de cooperação e desenvolvimento na Europa e na América do Norte), a propósito dos resultados da cimeira sobre o clima, em Madrid.
“Novos caminhos para a Igreja e para a ecologia integral”
A Amazónia é o lugar a partir do qual os bispos católicos reunidos em sínodo refletiram sobre os novos caminhos para a Igreja e para ecologia integral. Um lugar ultra-periférico de um ponto de vista social e no centro da vida natural terrestre: um terço das florestas nativas do planeta, um terço da biodiversidade, um quinto da água doce não congelada. Um lugar onde, em tempos de globalização acelerada, subsiste uma lacuna antropológica entre a nossa civilização e o modo de vida de muitos dos 385 povos indígenas.
Como a luz de Lisboa fez a foto de Greta na capa da “Time”
Greta Thunberg, a jovem activista sueca que tem mobilizado milhões de pessoas em todo o mundo contra as alterações climáticas, foi a personalidade do ano escolhida pela Time. À notícia, conhecida nesta quarta-feira, 11 de Dezembro, acrescenta-se o pormenor de que a foto da capa, realizada pela russa Evgenia Arbugaeva, foi feita na costa atlântica entre Lisboa e Cascais.
O padre que luta no Paquistão contra os 50 graus sem sombra e as inundações de dois mil mortos
Há algumas coisas que o padre Liam O’Callaghan, 53 anos, nunca imaginaria três décadas atrás, quando decidiu integrar a congregação católica da Sociedade Missionária de São Columbano: viver a duas horas da cidade onde se registou já uma temperatura recorde mundial de 50,2º; viver as piores inundações da história do Paquistão, que provocaram quase dois mil mortos (além dos mais de 36 mil milhões de euros de prejuízos materiais); e ver pessoas a morrer em idades jovens – 20, 30, 40 anos – por causa da falta de água limpa.
Como quatro dioceses dos EUA procuram dar o exemplo no combate às alterações climáticas
Várias dioceses nos Estados Unidos da América têm manifestado preocupação e cuidado acerca do impacto das mudanças climáticas, especialmente na forma como afeta a experiência católica. Tendo como base a mensagem do Papa Francisco na encíclica Laudato Sí, quatro dioceses de Atlanta, Nova Iorque, Indianápolis e San Bernardino decidiram dar o seu exemplo de como concretizaram ações para combater as alterações climáticas.
Onze mil cientistas alertam para a ameaça “clara e inequívoca” das alterações climáticas
Onze mil cientistas, incluindo biólogos e ambientalistas, divulgaram um novo estudo sobre o estado do clima, alertando para a “ameaça às sociedades humanas, ao bem-estar humano e à biodiversidade” que as alterações climáticas constituem e para a ineficácia dos planos existentes para combater a subida da temperatura na Terra.
Sínodo para a Amazónia e Crise Civilizatória (ensaio)
Sendo a Fé em Cristo a mesma em Osaka, Nova Iorque, Roma ou Rio de Janeiro, é a realidade que determina e diferencia o jeito de ser Igreja e configura caminhos e prioridades da evangelização. Na realidade local, regional e planetária, a Igreja deve estar inserida como testemunha e servidora da Vida em Comunhão.
Vagner Diniz e Helena Taliberti: “A vida é o bem mais precioso que temos”
Helena Taliberti e Vagner Diniz ainda não esqueceram que perderam os dois filhos, uma nora e aquele que seria o seu primeiro neto na tragédia da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (Minas Gerais, Brasil), no final de Janeiro. Mas agora, nesta viagem a Genebra, para procurar apoio do Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e de outras organizações, querem sobretudo evitar que mais vidas se venham a perder por razões semelhantes às que provocaram o desastre de há nove meses.
Rever os critérios da vida para salvar a vida na Terra (artigo inédito do Papa Francisco)
Precisamente porque tudo está interligado (cfr Laudato si’ 42; 56) no bem, no amor, precisamente por isto cada falta de amor repercute-se em tudo. A crise ecológica que estamos enfrentando é, acima de tudo, um dos efeitos desse olhar doente sobre nós, sobre os outros, sobre o mundo, sobre o tempo que passa; um olhar doente que não nos faz perceber tudo como um dom oferecido para nos descobrirmos amados.
Combate às alterações climáticas será inútil sem desenvolvimento dos pobres, alerta OCDE
“O combate às alterações climáticas será inútil sem investimento no desenvolvimento dos países mais pobres,” avisa a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), num relatório apresentado durante a Cimeira do Clima, que...
As muitas manifestações pelo clima, em Portugal, nesta sexta, 27
Nesta sexta-feira, milhões de pessoas em todo o mundo voltarão a fazer greve pelo clima. Em Portugal, estão previstas concentrações e marchas em várias localidades. Aqui fica uma lista de manifestações previstas.
Clima precisa de “vontade política, honestidade, responsabilidade e valentia”, diz o Papa Francisco
O Papa Francisco questiona “se há uma verdadeira vontade política para destinar maiores recursos humanos, financeiros e tecnológicos para mitigar os efeitos negativos da mudança climática e ajudar as populações mais pobres e vulneráveis, que são as que mais sofrem”.
“Como se atrevem? Roubaram-me os sonhos. O crescimento económico eterno é um conto de fadas.”
“Como é que se atrevem? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias” e só se preocupam com o dinheiro e “os contos de fadas do crescimento económico eterno”, disse segunda-feira, 23 de setembro, uma emocionada Greta Thunberg, a jovem sueca que foi convidada pelo secretário-geral da ONU para falar no início da Cimeira de Ação Climática, em Nova Iorque.
Uma sexta-feira em Portugal e no mundo pelo clima e por novos empregos
Centenas de iniciativas por todo o mundo estão previstas para esta sexta-feira, 20 de setembro, e durante uma semana, dinamizadas pela rede Mobilização Global pelo Clima, na qual os estudantes e jovens têm um maior protagonismo. De acordo com a página da organização, estão previstas manifestações em cidades como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Madrid, Londres, Nápoles, Berlim, Seul e Lisboa.
Cristãos mobilizam-se em Portugal pelo clima
Em dia de greve estudantil pelo clima, vários grupos de jovens cristãos mobilizam-se, em Portugal, com iniciativas concretas de apoio ou paralelas à iniciativa. “A principal intenção é dar resposta às alterações climáticas, por um lado lutando para que a mudança seja concretize e, por outro, para que as pessoas sejam sensibilizadas e conscientes” afirma Beatriz Lisboa, justificando a sua participação na “Oração pela Criação”.
Lindomar Padilha, do Cimi: “No Brasil, os povos indígenas são vistos como estorvo”
“O ataque aos territórios previamente demarcados já se tem intensificado e a tendência é piorar muito mais. São constantes os ataques, as invasões e mesmo as queimadas criminosas”, diz Lindomar Dias Padilha, dirigente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), acerca da situação que se vive na Amazónia e no Brasil.
Isabel Correia: “As pessoas cheias de dinheiro e de poder estão atoladas de medo”
“Ainda que a verdade da extinção à nossa frente seja um choque terrível, tem o potencial de acelerar o nosso despertar coletivo, dando poder a uma profunda transformação de nós próprios e do mundo. Nós somos a mudança. Nós somos aqueles de que estávamos à espera.” As palavras de Joana Macy animam Isabel Correia e o grupo Meditação em Acção, que vem dinamizando a “Meditação pela Terra” em Lisboa e tem levado a prática da meditação às manifestações da greve estudantil pelo clima. Mãe, artista, ativista, budista, Isabel Correia partilha, nesta conversa com o 7MARGENS, o seu percurso e o seu propósito: “Juntar o dharma, a ecologia e a arte.”
Bolsonaro confirma que Brasil está a “espiar” o Sínodo sobre a Amazónia
Os bispos brasileiros que vão participar no Sínodo sobre a Amazónia – que decorrerá no Vaticano, no mês de Outubro – divulgaram uma carta em que lamentam a forma como o Estado brasileiro os “criminalizou” e os tratou como “inimigos da pátria”.
Patriarca Bartolomeu: “Ecossistemas mundiais cada vez mais vulneráveis”
O Patriarca Ecuménico Bartolomeu, líder espiritual da Igreja Ortodoxa, afirmou que o aumento das ondas de calor pelo mundo e os extensos incêndios florestais em regiões como a Amazónia fazem cada vez mais necessárias “mudanças críticas e proporcionais” e tornam os ecossistemas mundiais cada vez mais vulneráveis.
Plástico acaba no Vaticano até 2020
O Vaticano proibiu a venda de plásticos no espaço da cidade-estado, medida que deverá tornar-se efetiva a partir de 2020, assim que acabem as existências armazenadas, e um ano antes do prazo sugerido pela União Europeia.
Amazónia, um “pulmão vital para o planeta”, diz o Papa
O Papa Francisco manifestou-se preocupado com os grandes incêndios que lavram na Amazónia desde há duas semanas. Na sua alocução neste domingo, 25 de Agosto, após a oração do Angelus, afirmou: “Estamos todos preocupados com os vastos incêndios que ocorrem na Amazónia. Oremos para que, com o esforço de todos, eles sejam controlados o mais rapidamente possível. Esse pulmão florestal é vital para o nosso planeta.”
Cimi do Brasil acusa Bolsonaro de “discurso de ódio e agressão”
“Respeite os povos indígenas, presidente Bolsonaro”, apela o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para as questões indígenas. A mensagem surge na sequência do assassinato de um líder indígena do povo wajãpi, em Mariry.
Meditar e limpar a praia para contestar um novo aeroporto
Haverá uma limpeza da praia, música, oficinas de instrumentos musicais e de aviões de papel, conversas e meditação. Tudo para contestar a possibilidade de um novo aeroporto na Margem Sul do Tejo. Sob o lema “Menos avião, mais imaginação!”, o movimento Extinction Rebellion/Terra Aterra promove esta sexta-feira, 28 de Junho, na Praia do Samouco (Alcochete) um convívio que promete durar das 9h às 22h.
Greta Thunberg: A nossa casa está a arder
Editado na Suécia em Agosto de 2018, A Nossa Casa Está a Arder conta a história de Greta Thunberg, dos seus pais e da irmã. É o relato de como uma família decidiu confrontar-se com uma crise iminente que afecta o nosso planeta. O livro será editado no próximo dia 19, em Portugal, pela Presença. O Público/P3 publicou há dias o primeiro capítulo, em pré-publicação, que aqui se reproduz.
Emergência climática: milhões de jovens na rua para “serem ouvidos”
“Já fui em Março e esta é uma boa oportunidade de os estudantes serem ouvidos”, diz Violeta Guerreiro, jovem de 13 anos que esta sexta-feira participa na manifestação da greve pelo clima que, um pouco por todo o mundo, levará milhões de jovens à rua para pedir medidas mais enérgicas na luta contra a emergência climática.
Emergência climática, prioridade absoluta, transição energética – as propostas dos candidatos para o clima
Os partidos concorrentes às eleições ao Parlamento Europeu (PE) defendem que as decisões respeitantes à emergência climática que se vive no mundo sejam uma prioridade para o próximo mandato do PE e das políticas europeias nos anos próximos.
Cristãos dispostos a ser presos pelo clima na Rebelião da Extinção
Nove dias depois do início dos protestos da Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção) em Londres, no dia 15, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI/WCC) decidiu colocar uma foto-galeria na sua página digital mostrando o modo como a tradição cristã da desobediência civil não-violenta está activa também nestes protestos de Londres contra as mudanças climáticas e a ausência de decisões políticas eficazes sobre a matéria.
Papa anima Greta Thunberg a continuar luta contra alterações climáticas
A jovem activista Greta Thunberg, que dinamizou a “greve” dos estudantes contra as alterações climáticas e se tem empenhado na crítica à inacção dos políticos, teve nesta quarta-feira, 17 de Abril, um breve encontro com o Papa, no final da audiência-geral das quartas-feiras, na Praça de São Pedro.
Ecologia integral e conversão ambiental da Amazónia, respostas ao cuidado da Casa Comum
A Universidade de Georgetown (EUA) acolhe, desde esta terça-feira e até quinta, um evento internacional intitulado "Ecologia Integral: uma resposta sinodal da Amazónia e de outros biomas/territórios chave para o cuidado da nossa casa comum", que pretende ser uma...
O desafio ao Papa para uma Quaresma vegan, o hinduísmo e o budismo (e onde fica a carne barrosã?)
"Hoje, Papa Francisco, peço-lhe que se junte a mim e se abstenha de todos os produtos de origem animal durante a Quaresma e que apoie a campanha Million Dollar Vegan". São estas as palavras de Genesis Butler, a ativista californiana de 12 anos, que desafiou o Papa...
Limpar as praias e praticar ioga porque “todos fazemos parte do planeta”
Uma iniciativa da OmWay que convida a limpar as praias da linha de Cascais e a participar numa aula de ioga no final. Em São Pedro do Estoril, sábado às 9h da manhã.
“Faz sentido, ensinado ioga, termos esse cuidado com a natureza e com a nossa casa.”
Indígenas brasileiros em protesto contra “etnocídio” e ameaças aos seus territórios
As preocupações advém das declarações e medidas que o recém-eleito presidente Jair Bolsonaro tem tomado contra os povos indígenas e restantes povos tradicionais.
Tragédia no Brasil: lucro das mineradoras à custa do sacrifício humano e do meio ambiente
Os bispos brasileiros criticam a falta de cuidado com o ambiente que levou à tragédia na barragem da mina de Córrego do Feijão. Até agora há confirmação de 60 mortos, 292 desaparecidos e 135 desalojados.
Geração Laudato Si: movimento de jovens católicos pelo ambiente nasce hoje no Panamá
Os jovens decidiram formar um novo movimento dentro da Igreja e chamar-se Geração Laudato Si, numa clara referência à encíclica publicada pelo Papa Francisco “sobre o cuidado da casa comum”, em 2015.
Bispo Roque Paloschi: “A Igreja vê com muito sofrimento este momento triste do Brasil”
[Texto publicado pela Repam – Rede Eclesial Pan-Amazónica, na qual o arcebispo de Porto Velho/Roraima, denuncia as violências, o esbulho das terras e a resistência por parte dos povos indígenas, que as cultivam há milhares de anos]Confirmando as previsões, o ano de...
Alterações climáticas: as decisões para hoje tardam a concretizar
“Dizemos várias vezes que a situação do nosso planeta precisa de decisões para amanhã” disse monsenhor Bruno-Marie Duffé, chefe da delegação da Santa Sé na COP24, a Conferência do Clima que terminou no fim de semana, em Katowice, no sul da Polónia. “Mas amanhã é hoje....
“Acreditar num Deus criador implica cuidar da criação e da casa comum”
Na crise ecológica que estamos a viver, os desafios com que nos confrontamos “são de tal ordem que precisamos mesmo de rezar a Deus, para que converta os nossos corações para termos comportamentos mais ecológicos e força para resistir às seduções dos males que afetam...