Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público

| 8 Set 2020

educacao religiosa islamica, Masjid Pogung Dalangan , Unsplash CC

A iniciativa visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato. Foto © Masjid Pogung Dalangan, Unsplash

 

A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.

A iniciativa surge na sequência do acordo de cooperação assinados entre o estado espanhol e a Comissão Islâmica Espanhola, que visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato.

A Comissão Islâmica Espanhola acolheu a iniciativa com satisfação, referindo que “o direito ao ensino religioso islâmico, juntamente com a criação de cemitérios islâmicos, eram as principais necessidades da comunidade islâmica na Catalunha”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This