Catalunha: Projeto pioneiro introduz religião islâmica no ensino público

| 8 Set 20

educacao religiosa islamica, Masjid Pogung Dalangan , Unsplash CC

A iniciativa visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato. Foto © Masjid Pogung Dalangan, Unsplash

 

A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.

A iniciativa surge na sequência do acordo de cooperação assinados entre o estado espanhol e a Comissão Islâmica Espanhola, que visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato.

A Comissão Islâmica Espanhola acolheu a iniciativa com satisfação, referindo que “o direito ao ensino religioso islâmico, juntamente com a criação de cemitérios islâmicos, eram as principais necessidades da comunidade islâmica na Catalunha”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

“A longa viagem começa por um passo”, recriemos…

“A longa viagem começa por um passo”, recriemos… novidade

Inicio o meu quarto ano de uma escrita a que não estava habituada, a crónica jornalística. Nos primeiros três anos escrevi sobre a interculturalidade. Falei sobre o modo como podemos, por hipótese, colocar as culturas moçambicanas e portuguesa a dialogarem. Noutras vezes, inclui a cultura judaica, no diálogo com essas culturas. De um modo geral, tenho-me questionado sobre a cultura, nas suas diferentes manifestações: literatura, costumes, comportamentos sociais, práticas culturais, modos de ser, de estar e de fazer.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This