
A iniciativa visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato. Foto © Masjid Pogung Dalangan, Unsplash
A comunidade autónoma espanhola da Catalunha é a primeira região do país a introduzir, já este ano letivo, a opção de frequentar a disciplina de religião islâmica nas escolas públicas. A medida, noticiada esta segunda-feira, 8 de setembro, pelo jornal Protestante Digital, começará por ser implementada nas escolas básicas e secundárias das regiões de Barcelona, Baix Llobregat, Girona e Tarragona.
A iniciativa surge na sequência do acordo de cooperação assinados entre o estado espanhol e a Comissão Islâmica Espanhola, que visa garantir aos alunos muçulmanos o direito de receber ensino religioso islâmico nas escolas públicas, desde a primária até ao nível de bacharelato.
A Comissão Islâmica Espanhola acolheu a iniciativa com satisfação, referindo que “o direito ao ensino religioso islâmico, juntamente com a criação de cemitérios islâmicos, eram as principais necessidades da comunidade islâmica na Catalunha”.