“Encontros com o Património”

Catedrais a Norte e na rádio

| 4 Nov 2021

O interior da Sé Catedral de Braga. Foto © Josep Renalias, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons.

 

Depois de concluído o projecto nacional da Rota das Catedrais, celebrado em Junho de 2009, entre o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, deu-se, também, por terminado, o projecto Catedrais a Norte, iniciado em 2016.

Esta iniciativa esteve na dependência da Direcção Regional da Cultura do Norte e entidades eclesiásticas das seis dioceses da região – Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Lamego e Bragança-Miranda.

O projecto tinha como objectivo alcançar a capacitação destes monumentos no sentido de uma oferta cultural de excelência, em aliança com uma cuidada programação cultural.

É esse projecto das Catedrais a Norte que é o tema do último programa Encontros com o Património, da responsabilidade da TSF e da Direcção-Geral do Património Cultural. Nele participam Laura Castro, doutorada em Arte e Design e directora regional de Cultura do Norte; Leonor Coelho, licenciada em Ciências e Técnicas do Património; e Fernando Ribeiro, antropólogo e pós-graduado em História da Arte. Moderado pelo jornalista Manuel Vilas Boas, o programa pode ser ouvido na página da TSF na internet.

 

 

Polícia da moralidade encerrada no Irão

Protestos a produzir efeitos

Polícia da moralidade encerrada no Irão novidade

A ausência de polícia de moralidade nas ruas de Teerão e de outras grandes cidades iranianas nos últimos meses alimentaram a especulação que foi confirmada na noite de sábado pelo Procurador-Geral do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, de que a polícia havia sido desmantelada por indicação “do próprio local onde foi estabelecida”.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

Um Deus mergulhado na nossa humanidade

Um Deus mergulhado na nossa humanidade novidade

Diante de uma elite obcecada pelo ritualismo de pureza, da separação entre puros e impuros, esta genealogia revela-nos um Deus que não se inibe de operar no ordinário e profano, que não toma preferência alguma acerca daqueles que se assumem categoricamente como sendo corretos, puros de sangue ou mesmo como pertencentes a determinada etnia ou género.

feitos de terra

feitos de terra

Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade, Domingo II do Advento A. Hospital de Santa Marta, Lisboa, 3 de Dezembro de 2022.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This