“A Igreja não quis saber”

Católicas da Índia pedem transparência depois da absolvição do bispo acusado de abuso

| 9 Fev 2022

 

D. Franco Mulakkal, bispo da diocese de Jalandhar Foto retirada do Facebook da Diocese de Jalandhar

D. Franco Mulakkal, bispo da diocese de Jalandhar (ao centro), estava acusado da violação de uma freira, mas a sua culpa não foi considerada provada pelo juiz. Foto retirada do Facebook da Diocese de Jalandhar.

 

O fórum nacional indiano Irmãs em Solidariedade, constituído por mulheres católicas, acaba de exigir “absoluta transparência e responsabilidade” na maneira como a Igreja lida com casos de abuso sexual, a propósito de uma recente decisão judicial que envolveu um bispo e uma freira.

Numa carta tornada pública esta semana no jornal digital Matters India, assinada por 15 mulheres indianas e endossada por 1263 homens e mulheres de todo o mundo, as subscritoras pronunciam-se sobre a recente absolvição do bispo Franco Mulakkal de Jalandhar, que estava acusado da violação de uma freira.

O documento, já enviado à hierarquia da Igreja na Índia e no Vaticano, expressa a “profunda preocupação e choque” com o desfecho do julgamento – o juiz decidiu, em janeiro, que a acusação não conseguiu provar a culpa do prelado – e com o facto de o tribunal ter lançado “calúnias sobre o caráter da Irmã sobrevivente” (ver 7MARGENS).

A acusadora, uma ex-superiora geral dos Missionários de Jesus (congregação presente na diocese de Jalandhar), apresentou em junho de 2018 uma queixa policial alegando que o bispo abusou sexualmente da freira várias vezes entre 2014 e 2016.

Entretanto, o caso não transitou ainda em julgado, visto que a freira decidiu apresentar recurso. Por isso, o fórum insta as autoridades da Igreja a manter o bispo Franco Mulakkal longe de Jalandhar e afastado de quaisquer responsabilidades pastorais e de liderança espiritual até que o caso seja decidido.

Composto por mulheres religiosas e leigas, este fórum defende que tanto o Código do Direito Canónico como a “teologia do ministério sacerdotal” devem ser revistos para limpar a Igreja de “elementos que geram o clericalismo, o qual é um facilitador do abuso sexual do clero”.

No caso do bispo e da religiosa, o fórum lamenta que o juiz tenha esquecido que o bispo atuava a partir de “uma relação de poder e autoridade sobre a vítima”, que se encontrava em situação de “múltiplas vulnerabilidades”.

Por outro lado, as Irmãs em Solidariedade enfatizam que a absolvição não deve impedir os tribunais eclesiásticos de realizar um inquérito sobre o caso, dando à acusação o direito de participar do processo e exigir indemnização por danos, de acordo com as disposições da lei canónica.

As mulheres dizem que estão “chocadas com a atitude insensível dos líderes da Igreja na Índia e no Vaticano, que falharam em responder de forma sensível e construtiva a esta grave questão de agressão sexual”.

No texto, referem também que a acusadora só foi à polícia depois de as autoridades da Igreja na Índia e o Vaticano terem ignorado os seus repetidos pedidos de ajuda e justiça.

Abrindo a possibilidade de a Igreja arrepiar caminho relativamente a esta insensibilidade, as subscritoras recomendam ainda que as autoridades eclesiásticas visitem a freira traumatizada e as suas companheiras, ouvindo a versão que elas têm dos factos. Exigem ainda que elas beneficiem de proteção e possam voltar a residir no mosteiro em que viviam.

O documento enuncia um conjunto de outras medidas que as mulheres consideram imprescindíveis para instituir uma cultura preventiva de novos abusos.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This