Em Guadalajara, México

Católicos e judeus uniram-se para servir 40 mil jantares de Natal

| 26 Dez 2022

10 mil Natais num só, iniciativa da comunidade católica e judaica em Guadalajara, México, foto FB da iniciativa

O prato principal foram os tradicionais tamales, confecionados por dezenas de voluntários em cozinhas improvisadas em diversos pontos da cidade. Foto reproduzida a partir das redes sociais da iniciativa.

 

A arquidiocese de Guadalajara, no México, uniu-se à comunidade judaica local e, juntas, serviram 40 mil jantares aos mais pobres neste Natal. A iniciativa, intitulada “10 mil Natais em um”, realiza-se pelo quarto ano consecutivo, e nunca tinha chegado a tantas famílias carenciadas como desta vez, avança a Catholic News Agency.

No primeiro ano, os organizadores estabeleceram o objetivo de servir 10 mil pessoas e acabaram por oferecer jantares a 13 mil. Em 2020 e 2021, o número projetado de beneficiários era de 20 mil pessoas e foram fornecidos jantares a 30 mil pessoas carenciadas de toda a área metropolitana de Guadalajara.

As refeições foram compostas por alimentos doados através de 40 paróquias da diocese e um abrigo para os mais necessitados. O prato principal foram os tradicionais tamales, confecionados por dezenas de voluntários em cozinhas improvisadas em diversos pontos da cidade.

Em conferência de imprensa, o padre Javier Magdaleno Cueva, secretário-geral da arquidiocese de Guadalajara, explicou que a iniciativa tem por objetivo “levar esperança àqueles cujas vidas foram difíceis ou que sofreram naquele ano” e que não se trata apenas de “dar comida”, mas também “um sinal de paz e união na ajuda uns aos outros”.

O cardeal José Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara, afirmou também que esta iniciativa é mais uma expressão de uma Igreja misericordiosa com os outros em todos os momentos e expressou o seu desejo de que “esta seja uma experiência de comunhão com a comunidade judaica”, lembrando que todos somos “destinatários da misericórdia de Deus”.

 

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais

Os estragos do padre Rupnik (1)

Comunidade Loyola: superiora geral “desterrada” em Portugal por autoritarismo e abusos espirituais novidade

No momento em que se desenham movimentos eclesiásticos que aparentam querer limpar a imagem do padre e artista Marko Rupnik, o 7MARGENS mostra como a instituição religiosa feminina que ele ajudou a criar nasceu torta e nunca mais se endireitou. Dos abusos sexuais e de poder de um padre, passou-se para o autoritarismo e os abusos espirituais da superiora geral de mais de três décadas.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Com a complacência do Governo Modi

Violência contra cristãos bate recordes na Índia

Nos primeiros oito meses deste ano o United Christian Forum (UCF) documentou 525 incidentes violentos contra cristãos em 23 Estados da Índia, quando em todo o ano de 2022 o mesmo organismo havia registado 505 ocorrências. A maioria dos ataques (211) teve lugar no Uttar Pradesh. Perto de 520 cristãos foram detidos em todo o país ao abrigo das leis anti-conversão.

Um diálogo imaginário com Artur Bual

Exposição póstuma

Um diálogo imaginário com Artur Bual novidade

Está patente, até dia 8 de outubro, na Amadora, uma nova e aguardada exposição póstuma de Artur Bual. Intitulada Bual, a íntima partícula de um poeta, revela obras nunca expostas ou raramente vistas em público, num percurso pela vida de um dos expoentes da pintura gestualista e contemporânea. [Textos de Joaquim Franco e Adelino Ascenso]

O pão nosso de cada dia…

[Segunda leitura]

O pão nosso de cada dia… novidade

Durante o minuto que demorei a escrever esta frase, foram gastos 2.700 euros em raspadinhas. Durante os cinco minutos que demorará a leitura desta crónica, serão gastos no país 13.500 euros em raspadinhas. Durante todo o dia de hoje, nada mais nada menos do que quatro milhões de euros irão para a compra de raspadinhas. [A crónica de Joaquim Fidalgo]

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This