
O prato principal foram os tradicionais tamales, confecionados por dezenas de voluntários em cozinhas improvisadas em diversos pontos da cidade. Foto reproduzida a partir das redes sociais da iniciativa.
A arquidiocese de Guadalajara, no México, uniu-se à comunidade judaica local e, juntas, serviram 40 mil jantares aos mais pobres neste Natal. A iniciativa, intitulada “10 mil Natais em um”, realiza-se pelo quarto ano consecutivo, e nunca tinha chegado a tantas famílias carenciadas como desta vez, avança a Catholic News Agency.
No primeiro ano, os organizadores estabeleceram o objetivo de servir 10 mil pessoas e acabaram por oferecer jantares a 13 mil. Em 2020 e 2021, o número projetado de beneficiários era de 20 mil pessoas e foram fornecidos jantares a 30 mil pessoas carenciadas de toda a área metropolitana de Guadalajara.
As refeições foram compostas por alimentos doados através de 40 paróquias da diocese e um abrigo para os mais necessitados. O prato principal foram os tradicionais tamales, confecionados por dezenas de voluntários em cozinhas improvisadas em diversos pontos da cidade.
Em conferência de imprensa, o padre Javier Magdaleno Cueva, secretário-geral da arquidiocese de Guadalajara, explicou que a iniciativa tem por objetivo “levar esperança àqueles cujas vidas foram difíceis ou que sofreram naquele ano” e que não se trata apenas de “dar comida”, mas também “um sinal de paz e união na ajuda uns aos outros”.
O cardeal José Francisco Robles Ortega, arcebispo de Guadalajara, afirmou também que esta iniciativa é mais uma expressão de uma Igreja misericordiosa com os outros em todos os momentos e expressou o seu desejo de que “esta seja uma experiência de comunhão com a comunidade judaica”, lembrando que todos somos “destinatários da misericórdia de Deus”.