Missa na Capela do Rato

Católicos fazem memória do pastor presbiteriano Dimas de Almeida

| 3 Set 2021

Dimas de Almeida.

Dimas de Almeida era “um dos rostos fundamentais do diálogo ecuménico com os católicos”. Foto © Ana Serras

 

A comunidade católica da Capela do Rato (Lisboa) assinala no próximo sábado, 11 de Setembro, às 19h, o 30º dia da morte do pastor presbiteriano Dimas de Almeida, ocorrida a 11 de Agosto e noticiada no 7MARGENS.

Dimas de Almeida foi “durante muitos anos, presença assídua na Capela do Rato, participando em várias iniciativas de carácter ecuménico e cultural”, assinala a comunidade, numa nota enviada ao 7MARGENS. “Da mesma forma, alguns membros da nossa comunidade participaram em aulas de teologia, no Seminário Presbiteriano, em Lisboa”, acrescenta o texto.

Dimas de Almeida era “um dos rostos fundamentais do diálogo ecuménico com os católicos”, recorda a nota que anuncia a eucaristia, que será presidida pelo padre Peter Stilwell e contará com a presença de membros da Igreja Presbiteriana.

Stilwell, que foi capelão do Rato durante vários anos, recordava, no momento da morte de Dimas de Almeida, que o pastor presbiteriano participara em diversas iniciativas da Capela – debates, conferências ou mesmo celebrações em que ele fazia questão de participar.

A comunidade justifica a iniciativa dizendo que o “testemunho profético” de Dimas de Almeida continua a ser fonte de inspiração: “Relativizar as diferenças entre protestantes e católicos, não por considerá-las irrelevantes, mas porque a comum filiação cristã nos irmana muito para além dos acidentes da história”, era a sua preocupação maior para a aproximação entre cristãos, como dizia Peter Stilwell na altura da morte do pastor Dimas.

Nascido em 28 de Abril de 1937, no Montijo, António José Dimas de Almeida foi ordenado em 1965 como pastor da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal. Era conhecido pelo seu rigor e pelo profundo trabalho de exegese e tradução bíblica a que se dedicava. Durante várias semanas, no final de 2020, o 7MARGENS disponibilizou, o seu comentário à tradução dos Evangelhos publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

A missa de dia 11 terá transmissão em vídeo, na página da Capela do Rato.

 

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel

Reino Unido

Judeus do Partido Trabalhista atacam política de Israel novidade

Glyn Secker, secretário da Jewish Voice For Labor – uma organização que reúne judeus membros do Partido Trabalhista ­–, lançou um violento ataque aos “judeus que colocam Israel no centro da sua identidade” e classificou o sionismo como “uma obscenidade” ao discursar no dia 10 diante de Downing Street, durante um protesto contra os ataques de Israel na faixa de Gaza.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Evento "importantíssimo" para o país

Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.

Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS

Em 15 dias, 90 novos assinantes

Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.

Parceria com Global Tree

JMJ promove plantação de árvores

A Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e a Global Tree Initiative estabeleceram uma parceria com o objectivo de levar os participantes e responsáveis da organização da jornada a plantar árvores. A iniciativa pretende ser uma forma de assinalar o Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se assinala nesta quinta-feira, 28 de julho.

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

Nos 77 anos do ataque atómico

Representante dos sobreviventes de Nagasaki solidário com a Ucrânia

“Apelo a todos os membros” do Parlamento japonês, “bem como aos membros dos conselhos municipais e provinciais” para que se “encontrem com os hibakusha (sobreviventes da bomba atómica), ouçam como eles sofreram, aprendam a verdade sobre o bombardeio atómico e transmitam o que aprenderem ao mundo”, escreve, numa carta lida nas cerimónias dos 77 anos do ataque atómico sobre Nagasaki, por um dos seus sobreviventes, Takashi Miyata.

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Resgatadas 29 pessoas

Mar Egeu: dezenas de pessoas desaparecidas em naufrágio

Dezenas de pessoas estão desaparecidas depois de um barco ter naufragado no mar Egeu, na quarta-feira, ao largo da ilha grega de Cárpatos, divulgou a ACNUR. A embarcação afundou-se ao amanhecer, depois de da costa sul da vizinha Turquia, em direção a Itália. “Uma grande operação de busca e resgate está em curso.”

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This