Missa na Capela do Rato

Católicos fazem memória do pastor presbiteriano Dimas de Almeida

| 3 Set 21

Dimas de Almeida.

Dimas de Almeida era “um dos rostos fundamentais do diálogo ecuménico com os católicos”. Foto © Ana Serras

 

A comunidade católica da Capela do Rato (Lisboa) assinala no próximo sábado, 11 de Setembro, às 19h, o 30º dia da morte do pastor presbiteriano Dimas de Almeida, ocorrida a 11 de Agosto e noticiada no 7MARGENS.

Dimas de Almeida foi “durante muitos anos, presença assídua na Capela do Rato, participando em várias iniciativas de carácter ecuménico e cultural”, assinala a comunidade, numa nota enviada ao 7MARGENS. “Da mesma forma, alguns membros da nossa comunidade participaram em aulas de teologia, no Seminário Presbiteriano, em Lisboa”, acrescenta o texto.

Dimas de Almeida era “um dos rostos fundamentais do diálogo ecuménico com os católicos”, recorda a nota que anuncia a eucaristia, que será presidida pelo padre Peter Stilwell e contará com a presença de membros da Igreja Presbiteriana.

Stilwell, que foi capelão do Rato durante vários anos, recordava, no momento da morte de Dimas de Almeida, que o pastor presbiteriano participara em diversas iniciativas da Capela – debates, conferências ou mesmo celebrações em que ele fazia questão de participar.

A comunidade justifica a iniciativa dizendo que o “testemunho profético” de Dimas de Almeida continua a ser fonte de inspiração: “Relativizar as diferenças entre protestantes e católicos, não por considerá-las irrelevantes, mas porque a comum filiação cristã nos irmana muito para além dos acidentes da história”, era a sua preocupação maior para a aproximação entre cristãos, como dizia Peter Stilwell na altura da morte do pastor Dimas.

Nascido em 28 de Abril de 1937, no Montijo, António José Dimas de Almeida foi ordenado em 1965 como pastor da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal. Era conhecido pelo seu rigor e pelo profundo trabalho de exegese e tradução bíblica a que se dedicava. Durante várias semanas, no final de 2020, o 7MARGENS disponibilizou, o seu comentário à tradução dos Evangelhos publicada pela Conferência Episcopal Portuguesa.

A missa de dia 11 terá transmissão em vídeo, na página da Capela do Rato.

 

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito”

Análise

Abusos na Igreja e Vaticano: “Fazer o que ainda não foi feito” novidade

Sobre as leituras e as consequências do estudo divulgado há precisamente uma semana relativamente aos abusos na Arquidiocese de Munique, umas das principais da Alemanha, o mundo católico encontra-se em suspenso. Já esta sexta-feira, 28, espera-se o pronunciamento da diocese visada e tanto o Vaticano como Bento XVI anunciaram ir estudar atentamente o documento, tendo o Papa Emérito prometido responder.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral

Diocese de Leiria-Fátima

Centro de Formação Cristã inaugura disciplina sobre ecologia integral novidade

A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar do outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos

Thich Nhat Hanh: Buda e Jesus são irmãos novidade

Regressei ao cristianismo. Mas fui budista zen cerca de quinze anos, integrada na orientação budista zen do mestre japonês Taisen Deshimaru (Associação Zen Internacional); tendo como mestre um dos seus discípulos, Raphael Doko Triet. Gostaria de lhe prestar aqui a minha homenagem pois aprendi muito com ele, ligando-nos ainda – embora à distância – uma profunda amizade.

Fale connosco

Abusos na Igreja
Dar voz ao silêncio

Contactos da Comissão Independente

https://darvozaosilencio.org/

E-mail: geral@darvozaosilencio.org

Telefone: (+351) 91 711 00 00

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This