
Ao todo, já foram plantadas pelas comunidades católicas do Bangladesh, desde o dia 14 de agosto de 2020, 931 mil árvores. Foto © Pixabay.
O desafio foi lançado há um ano e está quase cumprido: plantar um milhão de árvores para assinalar o Ano Laudato Si’ e o 50º aniversário da independência do Bangladesh, noticiou a agência Fides este sábado, 28. O programa de reflorestação tem sido dinamizado pela Igreja Católica do país, que conta com apenas 400 mil fiéis numa nação de mais de 165 milhões de pessoas.
Todos os bispos católicos do Bangladesh assumiram o compromisso de colocar as suas comunidades e instituições a trabalhar neste projeto e só a Cáritas é já responsável pela plantação de 360 mil árvores, em 49 distritos. Além de terem distribuído árvores aos beneficiários da instituição, os seis mil voluntários da Cáritas plantaram eles próprios uma árvore como prova do seu compromisso pessoal.
Ao todo, já foram plantadas, desde o dia 14 de agosto de 2020, 931 mil árvores. Em declarações à Fides, o padre Jyoti Francis Costa, secretário-geral adjunto da Conferência Episcopal do Bangladesh, não esconde o seu orgulho: “o chamamento do Santo Padre a cuidar da terra encontrou resposta nos fiéis católicos deste país, que se puseram em marcha, plantando árvores, porque as árvores podem gerar um mundo mais verde e produzir oxigénio”.