Um quarto (24%) dos americanos diz-se católico, tornando a Igreja Católica a maior comunidade de fé, uma vez que as categorias protestantes, ou “cristãos (outros)” consistem em muitas denominações diferentes, revela uma sondagem sobre atitudes e práticas religiosas nos EUA realizada pelo instituto The Pillar e divulgada nesta segunda-feira, 8 de novembro.
De acordo com o estudo, a maioria dos cristãos já não se identifica como “protestante”. Perante as opções protestante, católico e “cristão (outro)”, 26 por cento dos americanos identificaram-se como “cristão (outro)”, 24 por cento como católicos e 19 por cento selecionaram “protestante”. No total, sete em cada dez dos entrevistados afirmam pertencer a algum ramo do cristianismo, enquanto um em cada dez pertence a outras religiões e um em cada cinco diz-se ateu, agnóstico, ou indiferente. Nas “outras religiões”, os judeus (3%) e os muçulmanos (2%) são os maiores grupos.
A sondagem apurou também que apenas um terço (35%) dos americanos assistem a serviços religiosos numa base semanal e mais de um quarto (28%) diz ter uma identidade religiosa diferente daquela em que foram criados.
O instituto The Pillar define-se a si próprio como “um projeto de media católica focado no jornalismo inteligente, fiel e sério, de católicos comprometidos e informados que amam a Igreja.”