
Serão constituídos pequenos grupos, de entre 5 a 10 pessoas, que terão como missão fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade. Foto © Robert Kneschke.
A partir do próximo dia 8 de fevereiro, a Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), do Centro de Cultura e Formação Cristã da Diocese de Leiria-Fátima, contará com uma novidade na sua oferta formativa: pela primeira vez e de forma mais sistematizada, será dada atenção às questões ambientais e ecológicas, na linha do que o Papa Francisco propõe na Encíclica Laudato Si’. A disciplina terá a designação de “Cuidar da Terra, cuidar dos outros” e será lecionada por elementos da Rede Cuidar da Casa Comum, noticia a diocese no seu site.
A disciplina incluirá “uma abordagem de um ponto de vista mais teológico da encíclica e das questões que esta levanta” e “uma reflexão mais pastoral”, em que se pretende passar à prática através dos “focos de conversão ecológica”.
Estes focos são pequenos grupos, de entre cinco a 10 pessoas, constituídos para fomentar uma conversão ecológica no seio da respetiva comunidade. “Têm por missão escutar o grito da nossa Casa Comum ‘contra o mal que lhe provocamos’, identificar, na vida quotidiana, ‘o uso irresponsável’ dos bens da Terra, criar no seio das respetivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais com nas opções e práticas das comunidades da sua área de influência”, pode ler-se na página da diocese de Leiria-Fátima.
As matrículas devem ser feitas até oito dias antes através do site da escola.