China reconhece terceiro bispo católico em pouco mais de um mês, mas perseguições continuam

Na cerimónia de tomada de posse, o bispo Paulo Ma Cunguo prometeu respeitar a constituição, salvaguardar a unidade do país e a harmonia social. Foto: Direitos Reservados.
Paulo Ma Cunguo, da diocese de Shouzhou (no norte da província de Shanxi), é o terceiro bispo clandestino a ser reconhecido pelas autoridades chinesas no espaço de pouco mais de um mês e o sexto a integrar a Associação Patriótica Católica chinesa desde o acordo assinado em 2018 entre a China e o Vaticano. Ainda este mês, deverá ter lugar em Roma uma nova ronda de conversações entre as autoridades de ambos os estados, com o objetivo de atualizar o acordo. Mas de diversas regiões da China continuam a chegar relatos de perseguições contra os cristãos.
Na cerimónia de tomada de posse, segundo noticiou esta semana a Asia News, o bispo Ma Cunguo prometeu aderir à “Santa, Única Igreja transmitida pelos Apóstolos”, ao mesmo tempo que prometia também respeitar a constituição, “salvaguardar a unidade do país e a harmonia social”. Ficam ainda por reconhecer 21 bispos clandestinos, que continuam assim particularmente vulneráveis à política de repressão do regime comunista chinês.
O South China Morning Post divulgou na segunda-feira, 20 de julho, uma análise sobre a situação atual dos católicos no país, referindo diversos exemplos de limitação da liberdade religiosa, como o facto de, nos últimos três meses, mais de 500 cruzes das igrejas e locais públicos na província de Anhui terem sido eliminadas pelo regime comunista. Outra das medidas estabelecidas pelas autoridades consistiu na proibição de assistir a eventos religiosos por menores de 18 anos.
Segundo noticiou também esta semana a agência Angelus News, as autoridades de Shanxi estão a ordenar a todos aqueles que recebem apoios do Governo que substituam os símbolos religiosos nas suas casas, incluindo imagens de Jesus, por fotos do presidente Mao e do presidente Xi Jinping. Caso não o façam, serão punidos com a retirada de todos os apoios sociais e económicos.
A análise publicada pelo South China Morning Post recorda que continua a desconhecer-se o paradeiro do bispo de Baoding (na província de Hebei), Su Zhimin, desaparecido há 17 anos, e que deveria cumprir este mês 88 anos. O artigo sublinha que, com o acordo provisório de 2018, que expira em setembro deste ano, esperava-se que o Governo partilhasse mais informação sobre este e outros casos e que houvesse mais liberdade religiosa para os católicos, o que não se verificou.
O jornal refere que “uma fonte católica, que conhece as negociações para o acordo de 2018”, afirmou que “no Vaticano sabem que o acordo não resolverá tudo” mas que “proporciona uma base para resolver um conflito religioso chave”. A mesma fonte indicou que os casos de Su Zhimin, Thaddeus Ma Daqin (bispo de Xangai em prisão domiciliária) e Augustine Cui Tai (bispo de Xuanhua, na província de Hebei, preso em junho), têm sido abordados nas conversações entre os dois estados, mas o governo chinês apresenta sempre “desculpas, como o facto de as autoridades locais não colaborarem”.
De acordo com a UCA News, as conversações deverão ser retomadas ainda este mês, em Roma, para uma renovação do acordo assinado a 22 de setembro de 2018.
Artigos relacionados

Fazer férias e “oferecer” o 7MARGENS a alguém amigo
Queremos multiplicar o número de leitores do 7MARGENS.
Todos os apoios são relevantes. E a ajuda para que seja cada vez mais vasta a nossa comunidade de leitores é imprescindível: com mais leitores poderemos ter mais apoios e com estes podemos fazer mais e melhor informação.
Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC
Breves
podcast
“Estado social: as crises são todas iguais?”
“Estará o Estado Social a definhar? Como reagiu o nosso Estado Social à crise financeira de 2010? E à pandemia? Como responderam o nosso e o dos outros? Qual das duas crises ‘infetou’ mais o Estado Social português?”
Semana missionária dos Capuchinhos
Ruas de Elvas palco de teatros, músicas e danças
As ruas e praças de Elvas foram palco, durante a última semana de julho, de peças de teatro, de música e de dança interpretadas por um grupo de três dezenas de católicos entre os 10 e os 68 anos vindos do Norte por iniciativa dos Capuchinhos de Barcelos, organizadores desta semana missionária.
Segunda língua oficial portuguesa
JMJ já tem versão do hino em mirandês
A Diocese de Bragança-Miranda, que acolhe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em agosto, lançou hoje a versão em mirandês do hino da JMJ Lisboa 2023.
Evento "importantíssimo" para o país
Governo assume despesas da JMJ que Moedas recusou
A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, chegou a acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a – tal como exigia agora Carlos Moedas – assumir mais despesa do evento do que aquela que estava inicialmente prevista, noticiou o Expresso esta quarta-feira, 3.
Multiplicar o número de leitores do 7MARGENS
Em 15 dias, 90 novos assinantes
Durante o mês de julho o 7MARGENS registou 90 novos leitores-assinantes, em resultado do nosso apelo para que cada leitor trouxesse outro assinante. Deste modo, a Newsletter diária passou a ser enviada a 2.863 pessoas. Estamos ainda muto longe de duplicar o número de assinantes e chegar aos 5.000, pelo que mantemos o apelo feito a 18 de julho: que cada leitor consiga trazer outro.
Inscreva-se aqui
e receba as nossas notícias
Boas notícias

Semana missionária dos Capuchinhos
Ruas de Elvas palco de teatros, músicas e danças
As ruas e praças de Elvas foram palco, durante a última semana de julho, de peças de teatro, de música e de dança interpretadas por um grupo de três dezenas de católicos entre os 10 e os 68 anos vindos do Norte por iniciativa dos Capuchinhos de Barcelos, organizadores desta semana missionária.
É notícia
Dia dos Mártires
Igreja na Índia recorda massacre de 2008
Treze anos depois da onda de violência que varreu o Estado de Orissa, na Índia, provocando mais de 100 mortos, a justiça é ainda uma miragem, denuncia a Fundação AIS. Desde 2016 que é celebrado pela Igreja em Orissa o dia dos Mártires.
Fundação AIS
Padre haitiano morto a tiro
Um padre que dirigia um orfanato no Haiti foi morto a tiro, Andrè Sylvestre, de 70 anos de idade, foi assassinado na tarde de segunda-feira, 6 de setembro, durante uma tentativa de assalto, revelou a Fundação AIS.
IndieLisboa
Cinema: prémio Árvore da Vida atribuído a “Sopro”
O filme “Sopro”, realizado por Pocas Pascoal, uma cineasta angolana de 58 anos, foi distinguido na segunda-feira com o prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), no final da 18.ª edição do festival de cinema independente IndieLisboa.
Vídeo do Papa
Francisco pede estilo de vida sóbrio e ecossustentável
Adotar um estilo de vida sóbrio e ecossustentável é o desafio lançado pelo Papa Francisco no vídeo com a intenção de oração para setembro, divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa.
Máximo histórico
Quatro em cada dez espanhóis dizem-se ateus ou não crentes
O estudo mais recente do Centro de Investigações Sociológicas de Espanha revela que quase quatro em cada dez espanhóis (38,7%) se declaram ateus ou não crentes e são apenas 16,7% os inquiridos que se assumem como católicos praticantes. Trata-se do máximo histórico do número de não crentes e do valor mais baixo alguma vez registado em relação aos católicos praticantes. Se a tendência se mantiver, estima-se que dentro de dois anos o número de não crentes no país ultrapasse, pela primeira vez, o de crentes.
Entre margens
Nossa Senhora da Boa Viagem em duas rodas, rogai por nós!
Gosto de trabalhar em Agosto. Também gosto de guardar uns dias das minhas férias para viver na cidade que habito. Agrada-me tecer rotina longe das rotinas, quando todes constroem a sua casa longe de casa. Sempre gostei, mas este ano tem um sabor especial: marca o mês em que a rotina se volta a fazer de cabelos ao vento, na minha bicicleta, depois de uns anos sem pedalar.
Evangelizar nas redes sociais
Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...
A revelação ética mais importante da história humana
Com Jesus Cristo, o alcance do amor de doação (ágape), incondicional e desinteressado, atinge o seu ápice com o amor ao inimigo («a ideia ética mais extraordinária da história humana»), que representa o que há de mais contrário à lógica da vontade amoral de afirmação do poder.
Cultura e artes
Filipinas
Estado proíbe leitura de cinco livros no secundário
A Comissão da Língua Filipina retirou cinco livros da lista de livros aconselhados para os alunos do secundário, proibindo a sua leitura por “terem conteúdos que violam a lei antiterrorismo do país”. O decreto foi publicado a 12 de agosto, noticia a agência UCA News de dia 15.
Semana missionária dos Capuchinhos
Ruas de Elvas palco de teatros, músicas e danças
As ruas e praças de Elvas foram palco, durante a última semana de julho, de peças de teatro, de música e de dança interpretadas por um grupo de três dezenas de católicos entre os 10 e os 68 anos vindos do Norte por iniciativa dos Capuchinhos de Barcelos, organizadores desta semana missionária.
Documentários na RTP2
Cinco países, uma realidade semelhante: pobreza e violência
Libéria, Nigéria, Honduras, Paquistão e Líbano são os países que serão retratados em documentários que serão exibidos durante o mês de agosto no programa A Fé dos Homens, da Agência Ecclesia, na RTP2. O primeiro sobre a Libéria foi exibido esta quarta-feira, dia 10.
Festival de Melgaço
Documentários que o público ovacionou e o júri não premiou
Ao longo do MDOC/Festival Internacional do Documentário de Melgaço foram exibidos 32 documentários (DOC), 22 longas e 10 curtas. Sem pôr em causa a competência, conhecimento e craveira intelectual do júri aos Prémios Jean-Loup Passek e D. Quixote, o público reagiu de forma diferente ao veredicto final.
In memoriam
Ana Luísa Amaral, uma ausência que dói
Morreu-me uma irmã. Ana Luísa Amaral “desabitou” este mundo. Partiu para o Infinito deixando-nos o rasto de luz da sua poesia. Que esteja na plenitude que tanto desejou ao longo dos anos e que a desinquietou levando-a a fazer poesia. Como quem respira.
Sete Partidas
Acolher sem porquês
Eu e o meu namorado vivemos na Alemanha e decidimos desde o início da guerra na Ucrânia hospedar refugiados em nossa casa. Pensámos muito: nenhum de nós tem muito tempo disponível e sabíamos que hospedar refugiados não é só ceder um quarto, é ceder paciência, muita paciência, compreensão, ajuda com documentos…
Aquele que habita os céus sorri
não temas a diversidade: é a nossa maior riqueza
Breve comentário do p. António Pedro Monteiro aos textos bíblicos lidos em comunidade no Domingo XX do Tempo Comum C. Lisboa, 14 de Agosto de 2022.
Agenda
[ai1ec view=”agenda” events_limit=”3″]