É o décimo segundo bispo ordenado com base no acordo provisório (e secreto) entre o Governo de Pequim e a Santa Sé e vai ficar responsável pela diocese de Lüliang, uma nova circunscrição eclesiástica erigida pelo Papa Francisco na província de Shanxi, no norte do país. Anthony Ji Weizhong, 51 anos, foi consagrado esta segunda-feira, 20 de janeiro, anunciou o Vaticano.
A nova diocese substitui a pré-existente, de Fenyang, sendo que a catedral permanece naquela cidade, mas a diocese passa a estar anexada à principal cidade da sub-região, Lüliang, uma “cidade-prefeitura” de mais de três milhões de habitantes, explica a Aleteia. Além disso, os limites geográficos da diocese são ligeiramente modificados — uma pequena parte é cedida à diocese vizinha de Yuci — para permitir que o território diocesano corresponda ao da sub-região administrativa chinesa local.
Recorde-se que a não correspondência entre os territórios diocesanos e os das subdivisões administrativas chinesas já causou problemas no passado. Em novembro de 2022, a instalação de um bispo em Jiangxi — “diocese” não reconhecida por Roma, mas correspondente a uma província chinesa — gerou críticas da parte da Santa Sé e o pedido de de que um episódio semelhante não se repetisse.
Natural da região Shanxi, o novo bispo é o terceiro de três filhos e foi educado na fé católica, especialmente através do testemunho diário da sua mãe, escreveu o próprio numa carta sobre a sua vocação sacerdotal, citada pela agência Fides. Estudou no Seminário Nacional de Pequim, administrado pela Associação Patriótica, o órgão oficial da Igreja na China, controlado pelo Partido Comunista e não reconhecido por Roma, e recebeu a ordenação sacerdotal em 2001.
Após estudar Linguística na Universidade de Xian, Ji Weizhong licenciou-se em Teologia na Universidade de Sankt Augustin, em Bona (Alemanha), dos missionários da Sociedade do Verbo Divino. Tendo regressado à China, foi pároco assistente, responsável pelo Centro Pastoral Diocesano e vigário geral em Fenyang.
Com esta nova ordenação, “o número de dioceses chinesas vagas está a diminuir gradualmente”, assinala a agência Fides.
Foto de destaque: Ordenação do bispo Anthony Ji Weizhong, na catedral de Fenyang. Imagem reproduzida a partir do sítio da agência Fides










