Documentários na RTP2

Cinco países, uma realidade semelhante: pobreza e violência

| 10 Ago 2022

Mãos de prisioneiro nas barras da porta da cela, prisão central de Monrovia, Libéria, março de 2011. Foto © Glenna Gordon

Mãos de prisioneiro nas barras da porta de uma cela na prisão central de Monróvia, Libéria, em março de 2011. Foto © Glenna Gordon. A violência acompanha ainda o quotidiano dos liberianos.

 

Libéria, Nigéria, Honduras, Paquistão e Líbano são os países que serão retratados em documentários que serão exibidos durante o mês de agosto no programa A Fé dos Homens, da Agência Ecclesia, na RTP2. O primeiro sobre a Libéria foi exibido esta quarta-feira, dia 10 (e pode ser visto na RTP Play).

Nestes cinco documentários produzidos pela Fundação AIS, regista-se “a mesma necessidade de ajuda para as comunidades cristãs” de cinco países em três continentes, explicou a AIS. A proposta televisiva levará os espectadores a conhecerem “a realidade concreta, por vezes dramática e mesmo cruel, que as comunidades cristãs têm de enfrentar em países tão díspares” como estes cinco. 

De acordo com a AIS, como traço comum há histórias de violência, mas também de abandono das populações mais fragilizadas, mais pobres. 

Os documentários dão protagonismo aos homens e mulheres de “uma Igreja de mangas arregaçadas que está no meio do povo que mais sofre, vivendo com ele as mesmas dificuldades, sofrendo a mesma violência, conhecendo as mesmas ameaças à própria sobrevivência no dia-a-dia”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This