Encontro em Lisboa
Leitores do 7MARGENS propõem encontrar-se para debater quotidiano, espiritualidade ou inteligência artificial
Criar grupos interconfessionais de leitores do 7MARGENS para pensar a actualidade e o quotidiano, fazendo disso informação, notícia ou opinião no próprio jornal – esta foi uma das propostas saídas do encontro de leitores e colaboradores do 7MARGENS, que decorreu este sábado, 23 de Setembro, em Lisboa.
23 de setembro
Encontro de leitores do 7MARGENS em Lisboa é já no próximo sábado
No próximo sábado, dia 23 de setembro, os leitores do 7MARGENS a Sul de Coimbra encontram-se nas instalações da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, para conversar sobre o seu jornal, avaliar e debater o percurso já realizado e perspetivar o seu futuro próximo.
Encontro de leitores em Guimarães
O 7MARGENS pode ajudar a salvar o jornalismo?
As pessoas dizem muito mal dos meios de comunicação e do jornalismo como um bem essencial e os jornalistas ainda dizem pior do jornalismo. Mas o que se pode fazer para melhorar este estado de coisas? E porque se faz tão pouco para salvar o jornalismo? O diagnóstico e as perguntas foram pontos de partida do encontro de leitores e colaboradores do 7MARGENS.
Inquérito de resposta rápida
Leitores avaliam o 7MARGENS e pronunciam-se sobre o seu futuro
O 7MARGENS lança hoje o primeiro inquérito aos leitores sobre como avaliam o jornal e o que pretendem que ele seja no futuro próximo. É um formulário de resposta fácil e anónima. O leitor não gastará mais de cinco minutos a responder às sete questões colocadas. O melhor é responder logo ao ler esta notícia.
Diálogo com a Identidade de Género
20 000 Espécies de Abelhas – um filme para refletir
Tenho escrito no 7Margens, não poucas vezes, sobre questões mais ou menos “fraturantes” da apelidada “moral sexual (católica)”: homossexualidade, eutanásia, aborto, adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, feminismo e novos feminismos, questões de género, não esquecendo o artigo “Uma Universidade Católica para quê? Para quem?” (bem fraturante, como se viu…).
Cinema Documentário de Melgaço
Irão e China dividem palmarés
A história de uma família tradicional de Teerão retratada em Silent House, venceu o Prémio Dom Quixote 2023 da última edição do MDOC/Festival Internacional de Cinema Documentário de Melgaço. O cenário do filme desenrola-se num palacete dantes pertencente a uma das esposas de Reza Shan (o Xá do Irão, entre 1925 e 1941) e constitui, ao mesmo tempo, uma parábola sobre a complexa situação social e política do país.
Entrevista à cineasta Catarina Alves Costa, autora de “Margot”
“O Cinema faz parte da vida”
Em véspera da apresentação no MDOC, do filme “Margot”, de Catarina Alves Costa, falamos com a professora e realizadora, autora de vários registos, entre os quais, “Senhora da Aparecida” (1994); “O Arquitecto e a Cidade Velha” (2004); “Pedra e Cal” (2016) e “Um Ramadão em Lisboa” (2019), além de autora de diversas investigações e livros “Cinema e Povo” (2022).
MDOC/Festival Internacional de Cinema de Melgaço
Memórias da Guerra Colonial em “As Mãos Invisíveis”
Se muitos dos episódios da guerra colonial continuam numa espécie de limbo entre o esquecimento e a memória, o filme “Les Mains Invisibles” (2022), de Hugo dos Santos, exibido, anteontem, na sessão da noite do Festival, avivou histórias de milhares de jovens que, por razões de consciência política e luta contra o regime de Salazar e Caetano, resolveram desertar clandestinamente das fileiras do Exército.
Diários da Ucrânia
Sal, pimenta e sorrisos insubmissos contra a guerra
Dois livros recentemente publicados retiram-nos do torpor de uma guerra que se prolonga, metem-nos nos pés dos repórteres, tornam-nos próximos das suas dúvidas e angústias, cúmplices dos seus medos e pequenas alegrias.
Programa RTP com o 7M
“Grandes Esperanças”; a guerra e a paz e como curar o planeta A?
Bhoye Diallo saiu da sua Guiné-Conacri natal aos 16 anos à procura de um lugar para estudar sem sobressaltos nem tensões sociais. Passou pelos vizinhos Guiné-Bissau e Senegal, atravessou a Mauritânia, chegou depois a Marrocos e à Espanha, através do Mediterrâneo.
“Grandes Esperanças”
Guerra abre ciclo de debates com jovens na RTP3 e Antena 1, moderados pelo diretor do 7MARGENS
Um debate sobre a guerra e a paz marca o início de um ciclo de seis conversas na RTP 3 e na Antena 1 sobre as Grandes Esperanças (tal é o título da série) dos jovens de hoje, moderadas pelo jornalista António Marujo, diretor do 7MARGENS. O programa surge no contexto da JMJ, que decorre em Lisboa daqui a três semanas, entre 1 e 6 de agosto.
As Andorinhas de Cabul
O Milagre das Lágrimas
Desta vez, não consegui ir a uma sala de cinema e acabei por ver, no meio de algumas coincidências, o filme (já de 2019) As Andorinhas de Cabul. Mas vamos às coincidências. Para além de passar na RTP2, na segunda-feira, 5 de Junho e estar disponível na RTP Play, foi também por esta altura que reparei nas primeiras andorinhas (pareceu-me que se tinham atrasado este ano).
Nos cinemas em França
“Magnificat”: o padre, afinal, era uma mulher
O caso conta-se em poucas palavras: o padre Foucher, pároco de uma paróquia francesa, morre. Pouco tempo depois, a chanceler da diocese, Charlotte de seu nome, descobre que Foucher, de quem gostava, era afinal uma mulher que tinha conseguido passar por homem, ao longo da vida.
7MARGENS publica reportagem vídeo
A música original e ao vivo e a reportagem integral d’“A Lista do Padre Carreira”
O padre Joaquim Carreira salvou cerca de duas centenas de pessoas durante a ocupação nazi de Roma. Distinguido com o título de “Justo Entre as Nações”, uma reportagem do 7MARGENS em parceria com a TVI trouxe a sua história para a televisão. Publicamos aqui o vídeo, falando das peças originais compostas para a reportagem e da música gravada ao vivo.
Cinema
Mal Viver/Viver Mal – O amor nos seus labirintos
Cada um dos filmes do díptico é diferente (vale a pena notar a maneira diferente de filmar), e até será possível ver um sem o outro, mas ficaria um retrato muito incompleto e muitas coisas não explicitadas. Mal Viver é mais pesado, Viver Mal é mais divertido, amargamente divertido, porque igualmente cruel.
35 anos depois de “A Última Tentação...”
Scorsese vai realizar novo filme sobre Jesus
Trinta e cinco anos depois de “A Última Tentação de Cristo”, o realizador Martin Scorsese acaba de anunciar que tem em curso um projeto com vista a realizar um novo filme sobre Jesus, em resposta a um apelo do Papa.
Importate documento sobre o tema
Vaticano reconhece redes sociais como parte da nossa vida; problema é “como” estar presente
Escuta, encontro e cuidado são valores e atitudes que o Dicastério para a Comunicação, do Vaticano, gostaria de ver cultivados e promovidos nos meios católicos, no que diz respeito à presença individual e de grupo nas redes sociais.
“A Lista do Padre Carreira” numa reportagem 7MARGENS/TVI com documentos inéditos
A Lista do Padre Carreira é o título da reportagem televisiva sobre Joaquim Carreira, o reitor do Colégio Pontifício Português de Roma que, durante o ano lectivo 1943-44, deu refúgio e abrigo a meia centena de perseguidos, antifascistas, judeus e outros resistentes à ocupação nazi-fascista da capital italiana.
Documentário de Filipe Araújo
Edição especial de “O Casarão” apresentada em Aveiro e no Porto
A edição especial do DVD de O Casarão, filme que “procura desvendar os mistérios por detrás do mais progressista seminário católico português durante a ditadura”, será apresentada este fim de semana, a 27 de maio na FNAC de Aveiro e a 28 de maio na FNAC de Santa Catarina, no Porto, depois de ter contado já com sessões em Leiria e Lisboa.
Saudação especial aos jornalistas também aconteceu
Papa dá início à Semana Laudato si’
O Papa lançou no Vaticano a Semana ‘Laudato Si’, que assinala o oitavo aniversário da sua encíclica ecológica e social, convidando todos a “colaborar para cuidar da casa comum”.
Prémio Árvore da Vida no Indie
Rosinha e o tenebroso espelho para onde nos custa olhar
“Um filme que perscruta a ideia de ‘racismo suave’ e como esta vem beber ao enaltecido colonialismo português” é o ponto de partida de Rosinha e outros bichos do mato, que ganhou o Prémio Árvore da Vida, atribuído desde 2010 pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura no festival de cinema independente IndieLisboa.
Testemunho de sofrimento e de esperança
Sobre a paixão e morte do padre João, jornalista e cónego da Sé de Braga
Faleceu esta quinta-feira, 27 de abril, no Hospital de Braga, aos 73 anos, um homem de Terras de Bouro que foi, sobretudo nos anos da dura doença oncológica, “um místico de cada dia” e, em grande parte da vida, um grande comunicador, de seu nome João Aguiar Campos, singelamente conhecido por padre João.
Cinema e Música
Freddie Mercury: Um toque dos céus
Bohemian Rapsody é um filme sobre a fragilidade, a imensa fragilidade de um homem genial: ousado, “diferente”, irreverente, criativo e determinado, convicto, livre e com uma visão daquilo que pretendia fazer com a sua vida. A ameaça de morte prematura com sida não abalou a sua convicção de viver dia após dia como se esse fosse o último.
Com atenção à lusofonia
“La Civiltà Cattolica” passa a ter edição em português
Com a saída do primeiro número, acaba de arrancar no Brasil a publicação da revista La Civiltà Cattolica em português, segundo informação divulgada por esta publicação dos jesuítas, em Roma.
Cinema
A Via Sacra de um Burro
Para os que, como nós, temos um burro no Presépio a aquecer o Menino e outro que carrega Jesus na sua entrada pascal em Jerusalém, este é um filme muito sugestivo e simbólico. Falo de EO (uma onomatopeia correspondente ao nosso hi hon), o último filme-metáfora-fábula de Jerzy Skolimowski. Como alguém escreveu, “é um filme para ser visto, não para ser contado”.
Cinema
Um lamento de sangue e beleza
Toda a Beleza e a Carnificina é um documentário de 2022 da realizadora Laura Poitras, que nos leva a percorrer vários períodos da vida e obra da fotógrafa Nan Goldin (1953). (Crítica de Sara Leão).
Cinema
“A Baleia”: o peso, a culpa e a possibilidade de redenção
A Baleia não é um filme sobre obesidade mórbida. É um filme sobre o peso e como ele pode ser mortal. O peso da culpa, o peso dos erros, o peso da consciência. É também um filme sobre a expiação da culpa, sobre a tentativa e a possibilidade de redenção. (Crítica de Clara Almeida Santos)
Debate dia 22 no Porto
Ponto SJ assinala cinco anos a “habitar a tensão”
O Ponto SJ, portal dos jesuítas em Portugal, assinala os cinco anos sobre a sua criação com um debate no Porto sobre a polarização no espaço público e eclesial. A iniciativa decorre no Hotel M.OU.CO, no Porto, a partir das 18h30. “Habitar a tensão” é o novo lema do portal.
“um dia, quando cresceres, vais perceber”
Hoje, escrevo sobre um filme belo de certa maneira, de quando ainda se telefonava numa cabine telefónica e as férias e divertimentos, apesar de tudo, eram mais vagarosos. Tão estranho aos ritmos de hoje. É um filme que vale a pena ver, mesmo se nos deixa pendurados a pensar naquela porta que vai e vem… (Crítica de Manuel Mendes)
[Os dias da semana]
Acalma-te, pensa
Procurar saber como são ao certo as coisas, estar devidamente informado, ter um olhar crítico, saber distinguir o insignificante do importante, não ser cínico, pode fazer diminuir o número de indignações quotidianas.
Estreia dia 5 de abril
Papa em “conversa intimista” com jovens no novo documentário da Disney+
Recebe um salário? Tem telemóvel? Sabe o que é uma pessoa não-binária? Estas são algumas perguntas que jovens colocam ao Papa num novo documentário. “Amén: Francisco Responde” é uma “conversa inédita e intimista” sobre temas que afetam a juventude, dos abusos de menores ao bullying, passando pela homossexualidade, o papel da mulher ou a perda de fé.
Francisco, 2013-2023 (7)
10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: A Festa de Babette
A Festa de Babette conta o que, no século XIX, sucede após Babette, uma cozinheira fugida de França, chegar à pequena cidade de Berlevaag, na costa da Noruega, a casa de duas senhoras puritanas de meia-idade, filhas do fundador de uma seita religiosa. A obra é da escritora dinamarquesa Karen Blixen*, mas é o filme que da novela nasceu que faz a delícia do Papa Francisco.
Francisco, 2013-2023 (5)
10 anos de pontificado, 10 gostos do Papa: La Strada, de Federico Fellini
La Strada é o filme preferido do Papa Francisco. Estreado em 1954 no Festival de Cinema de Veneza, a obra realizada por Federico Fellini conta a história de Gelsomina, uma jovem inocente e sonhadora (interpretada por Giulietta Masina, mulher do realizador), vendida pela mãe a Zampano (interpretado por Anthony Quinn). Na história, intervém outra personagem relevante, o Doido (que Richard Basehart interpreta).
Comissão Justiça e Paz de Braga
Proposta para esta quaresma: mudar os comportamentos com os aparelhos eletrónicos
“Impõe-se que o relacionamento pessoal presencial tenha a primazia sobre as relações virtuais” associadas ao uso imoderado das tecnologias, propõe a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Braga, numa mensagem que acaba de divulgar para o tempo quaresmal.
[Crónicas da Guiné – 5]
Sol Mansi, a rádio que nasceu da guerra ao serviço da Paz
Significa “amanhecer o dia”, é a rádio católica da Guiné-Bissau e a mais ouvida no país, segundo um estudo encomendado pela delegação da ONU na Guiné-Bissau. As portas da Sol Mansi, dada a ausência do diretor em Portugal, foram-nos abertas por Anabela Bull Ramalho, diretora-adjunta. Explica-nos que nasceu da guerra a boa ideia que deu origem à rádio.
Um filme de Cristian Mungiu
“R.M.N.”: Uma inquietante parábola da Europa
Esta “ressonância magnética nuclear” (R.M.N.) que o realizador faz à aldeia é uma metáfora de toda a Europa: uma terra multiétnica, feita também de migrantes e de vários povos, onde convivem diferentes línguas, culturas e religiões, mas que é atacada pela xenofobia, nacionalismo, ódio, justificados com os falsos argumentos que ouvimos e lemos por aí.
Nos arquivos de TV flamenga
Vídeo de 1964 mostra entrevista com padre pioneiro da teoria do Big Bang
A estação de televisão belga-flamenga VRT redescobriu um vídeo de 20 minutos em que o padre e astrofísico Georges Lemaître, considerado o pai da teoria do Big Bang, explica a origem do universo a partir da teoria da expansão iniciada com a explosão maciça do que chamou de “átomo primordial” ou “ovo cósmico”.
Estudo decorre até 2028
A morte sob o olhar do cinema e da filosofia
O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.
Doutora honoris causa pelo ISPA
Maria Emília Brederode Santos: uma mulher de liberdade
Maria Emília Brederode Santos é uma mulher de liberdade. Foi esta a mensagem que se destacou do discurso de elogio proferido pelo professor José Ornelas na cerimónia de atribuição do doutoramento honoris causa, pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, a Maria Emília Brederode Santos. Sala cheia e muitos aplausos, para homenagear esta grande humanista com uma vida política, social e cultural intensa.
Dia das Comunicações Sociais
“Falar com o coração” numa Igreja em Sínodo e num mundo em guerra, propõe o Papa
“Comunicar cordialmente” para “desarmar os ânimos promovendo uma linguagem de paz” poderia ser um resumo possível da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada pelo Vaticano esta terça-feira, 24, festa de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
“Humanista” está nas bancas
Amnistia lança revista (e um calendário) que é um “manual” para aprofundar Direitos Humanos
No ano em que completa o 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Amnistia Internacional Portugal publicou o primeiro número da nova revista “Humanista”, que fica disponível em banca para todas as pessoas interessadas. “Que melhor maneira de começar o ano”, comentou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na apresentação.
Comunidade tem novo Compromisso pela Paz
“Um Gesto Pela Liberdade” na RTP evoca vigília da Capela do Rato
Um documentário que evoca a vigília da Capela do Rato, realizada há 50 anos em Lisboa contra a guerra colonial, passa na noite desta segunda-feira, 9 de Janeiro, na RTP1. Da autoria do jornalista Jacinto Godinho e do repórter de imagem Carlos Oliveira, Um Gesto Pela Liberdade reúne depoimentos de organizadores e participantes da vigília de 30 de Dezembro 1972 – incluindo excertos de uma entrevista inédita a Nuno Teotónio Pereira –, imagens actuais, testemunhos e documentos, reconstituindo a história daquela iniciativa de um grupo de católicos.
Filme de Saed Roustayi
Leila e os seus irmãos ou a importância de matar o pai
O cinema é uma arte maravilhosa porque nos transporta e faz entrar e conhecer, por exemplo, outras culturas. E da maneira mais verdadeira, quando é bom. É o caso do filme iraniano Os Irmãos de Leila, de Saed Roustayi.
Mostra internacional de curtas-metragens
Servas de N. Sra. de Fátima desafiam jovens a revelar Deus através do cinema
O Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA CC), que pertence à Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, está a desafiar os jovens entre os 14 e os 30 anos, de todo o mundo, a criarem “uma curta-metragem que demonstre como encontram Deus no seu dia-a-dia”. As curtas podem ser submetidas até ao dia 20 de janeiro e as selecionadas em cada categoria serão exibidas em Lisboa e Santarém, durante a Jornada Mundial da Juventude.
Carta “Tudo pertence ao amor”
Papa põe em evidência a atualidade de S. Francisco de Sales, patrono dos jornalistas
O Papa Francisco tornou pública uma carta apostólica que é um convite à descoberta de um santo e um “doutor da Igreja” que, segundo o documento, contém múltiplas pistas para viver hoje a alegria da vida cristã. Intitulada Totum Amoris Est (Tudo pertence ao amor), a carta sublinha algum paralelismo entre o clima de “mudança de era” que se vivia nas últimas décadas do século XV e nas primeiras do XVI, por um lado, e os tempos atuais, por outro.
Argélia
Jornalista preso sem acusação, rádio e website fechados
Ihsane El Kadi, um dos mais conceituados jornalistas argelinos, preso na madrugada de 24 de dezembro e levado para o quartel de Antar, da Direcção-Geral de Segurança argelina, foi finalmente visitado pelo seu advogado, esta terça-feira, 27 de dezembro. O advogado Mustapha Bouchachi afirmou, segundo noticiou o sítio do La Croix, que o jornalista se encontra fisicamente bem, mas que “nenhuma informação foi fornecida sobre os motivos da sua prisão”.
Rosa Amaral assumiu cargo
Patriarcado contratou antiga jornalista para responsável da comunicação
A antiga jornalista Rosa Amaral (à direita, na foto), actual consultora de comunicação, assumiu no início do mês a responsabilidade pelo Gabinete de Comunicação do Patriarcado de Lisboa, que coordena os contactos com os média e a estratégia de comunicação interna e externa do Patriarcado de Lisboa.
Campanha dos €16.000,00
A menos de €5.000,00 do objetivo
Em menos de um mês o 7MARGENS recebeu das suas leitoras e leitores €11.340,00, o que nos coloca a menos de cinco mil euros da meta a que queremos chegar até ao dia 31 de dezembro.
Documentário na RTP2
Gracia Nasi, judia e “marrana”
Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).
Entrevista à revista America
Francisco contra o divisionismo e a ordenação de mulheres
“O divisionismo não é católico. Um católico não pode pensar ‘ou, ou’ e reduzir tudo a posições irreconciliáveis. A essência do católico é “e, e”. O católico une o bem e o não tão bom. O povo de Deus é um” – afirmou o Papa Francisco, a propósito das divisões na Igreja americana, na entrevista concedida no dia 22 de novembro a um conjunto de editores jesuítas e publicada na edição da revista America – The Jesuit Review desta segunda-feira, 28 de novembro.
António Raminhos em entrevista
“Cheguei a pensar ser padre… não é muito diferente de ser comediante”
Andou na catequese, foi escuteiro, e, em plena adolescência, quis ser padre – talvez porque também nesse papel teria de falar às pessoas e cativá-las. A obrigatoriedade do celibato assustou-o. Mais tarde, o sentir que havia falta de coerência dentro da Igreja Católica também. É apaixonado pelas religiões (até gostava de fazer um programa de televisão sobre elas), mas é a figura de Jesus Cristo que verdadeiramente o inspira. Hoje, apesar de ter decidido batizar as três filhas ou de ter ido recentemente a Fátima a pé, não se revê na falta de abertura da Igreja Católica e diz-se mais cristão do que católico. Em plena digressão do seu mais recente espetáculo “Não sou eu, é a minha cabeça”, o comediante António Raminhos falou ao 7MARGENS sobre a sua relação com a fé e a forma como esta pode ajudar pessoas que, como ele, sofrem com distúrbios de ansiedade. E também de como a religião é um terreno fértil para o seu trabalho…
Filme de Frammartino
De Profundis, descida lenta
Deixem-me começar com esta citação que encontrei: “Uma meditação calma, intensa, quase esmagadoramente bela sobre a vida, a morte, a curiosidade humana e o insondável poder da natureza” (A.O. Scott & Manohla Dargis, The New York Times). Diz quase tudo o que senti ao ver este filme tão diferente — Das Profundezas, de Michelangelo Frammartino.
Family Film de 18 a 22, no Porto
O cinema como lugar de memória e espaço de confronto estético
“O excesso de informação e de imagens que caracteriza a contemporaneidade tende a conduzir ao entorpecimento das capacidades críticas das sociedades”, afirmou ao 7MARGENS Filipe Martins, realizador, professor e programador do Family Film Project que, juntamente, com Né Barros, coreógrafa e bailarina, assumem a direcção desta 11ª edição dedicada.
Entrada livre
Importância da memória histórica em debate na Misericórdia do Porto
De que forma acontecimentos históricos como o Holocausto e a Inquisição são ensinados nas escolas e qual o seu impacto no mundo contemporâneo? Estas são duas das questões que estarão em cima da mesa na Conferência “The Future is Memory – A importância da Memória Histórica”, que terá lugar esta sexta-feira, 14, pelas 15 horas, na Igreja Privativa da Misericórdia do Porto.
Dia das Comunicações Sociais 2023
“Falar com o coração”
O Vaticano anunciou há dias o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2023, colocando-o em sintonia quer com o processo sinodal quer com a atualidade da guerra e a importância do diálogo e da negociação.
Estreia no YouTube
Como podem a fé e a amizade salvar o planeta? O documentário “A Carta” responde
Estreia esta terça-feira, 4 de outubro, o documentário “The letter. A message for our earth” (em português, “A Carta. Uma mensagem para o nosso planeta”), que apresenta quatro protagonistas (um refugiado climático do Senegal, uma ativista adolescente da Índia, cientistas do Havaí e um indígena da Amazónia brasileira), em diálogo com o Papa Francisco. A estreia mundial decorre no Vaticano, por ocasião da festa de São Francisco de Assis, pelas 10h30 (hora de Portugal continental), no canal do Vatican News no YouTube.
Dia 4 de outubro
Filme “A Carta” exibido em Campo de Ourique
O documentário “A Carta” que relata a história da Encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco vai ser exibido no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo na terça-feira, dia 4 de outubro, às 21h15.
Reportagem a dois dias das eleições
Brasil, planeta fome
No início, ouvimos uma voz que pergunta e responde: “De que planeta você veio? Planeta fome.” O padre Renato Júlio Lancellotti, de origem italiana mas nascido em São Paulo, aparece a empurra um carrinho de supermercado com caixas que embalam pensos higiénicos para as mulheres que vivem na rua.
"Libertad", de Clara Roquet
Perder a inocência e aprender a liberdade
A mim sempre me fascinou a adolescência, esse tempo fabuloso que cada homem e mulher atravessou – pelo qual foi atravessado – para se ir tornando adulto/a. Já tinha decidido ir ver o filme Libertad, porque tinha lido que falava precisamente de duas adolescentes e da amizade que construíram entre si.
“Terra da Fraternidade” – um novo espaço na internet lançado por sindicalistas cristãos
Terra da Fraternidade é a designação de um espaço de encontro e intervenção no âmbito religioso, “alimentado por vozes de diferentes tradições e espiritualidades que lutam pelo progresso social”, que é formalmente lançado nesta quarta-feira, 28.
Leitores decisivos para reforço da equipa
Clara Raimundo no 7MARGENS e enviada a Assis
Desde o dia 1 de Setembro, o 7MARGENS passou a contar com o contributo profissional, a tempo inteiro, da jornalista Clara Raimundo. A partir desta quinta-feira, aliás, a Clara será a enviada do jornal ao encontro A Economia de Francisco, que decorre em Assis (Itália) até ao próximo sábado, quando contará com a participação e presença do Papa Francisco, tal como se conta noutro texto publicado esta tarde.
Gratuito e universal
Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro
O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.
Igreja e média em entrevista
O 7Margens no “Gente com História”, de Américo Azevedo
Director do diário digital 7MARGENS, António Marujo é jornalista há mais de três décadas, tendo uma parte significativa do seu percurso tido lugar no Público, jornal em cuja redacção esteve desde a fundação em 1990 até ser despedido em 2013, conjuntamente com mais cerca de 40 jornalistas. A espiritualidade e a religião, ou, se se preferir, as religiões são os seus temas de eleição. Sobre estas matérias, que, em Portugal, conhece como poucos, escreveu duas dezenas de obras. O seu percurso longo e frutuoso foi tema de uma entrevista conduzida por Américo Azevedo, autor da série “Gente com História”, apresentada no YouTube.
Um projeto inter-religioso
Programa “A Fé dos Homens” celebrou 25 anos de emissão na RTP2
O programa A Fé dos Homens celebrou esta quinta-feira, 15 de setembro, o seu 25º aniversário. Transmitido na RTP2 de segunda a sexta-feira desde 1997, e marcando presença também na rádio Antena 1 a partir de 2009, o projeto consolidou-se “como um espaço para conhecer as diferentes comunidades e tradições religiosas, fomentando o diálogo inter-religioso” em Portugal, assinalou a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas em nota enviada ao 7MARGENS.
Cineasta morreu aos 91 anos
Jean-Luc Godard (1930-2022): duas ou três coisas que eu sei dele
O meu gosto pelo cinema não faz de mim um cinéfilo, não me permite conhecer e ter aquela visão abrangente e global sobre a história do cinema, nem sequer de um autor. Apenas de um ou outro conheço melhor o conjunto da sua filmografia. Não é o caso sobre Godard, apesar de ter visto, faz muitos anos, alguns dos seus filmes “difíceis”.
Após 68 anos
Edição portuguesa da revista “Família Cristã” chega ao fim
A edição portuguesa da revista Família Cristã vai ser extinta, anunciou esta segunda-feira, 12 de setembro, a Paulus Editora. A “quebra do número de assinantes” e o “aumento dos custos de produção” são os motivos apontados pelo padre Favio Marín, diretor-geral da editora, para a suspensão desta publicação, que existia em Portugal há já 68 anos.
Recreio, de Laura Wandel
O mundo da violência na Escola
Quando este texto for publicado, o mais provável é já não ser possível ir ver este filme a uma sala de cinema. Mas será certamente possível e provável tropeçar nele numa qualquer outra tela. Se assim acontecer, não deixem de ver Recreio, de Laura Wandel. E até me parece que vale a pena dá-lo a ver nas escolas.
Estados árabes do Golfo
Netflix acusada de violar “valores e princípios islâmicos”
Os estados árabes do Golfo exigiram à plataforma de streaming Netflix que remova todo o conteúdo considerado violador dos “valores e princípios sociais islâmicos”, noticiou esta semana a BBC News. Várias séries e filmes disponibilizados recentemente, incluindo alguns destinados a crianças, estarão a infringir os regulamentos, alertaram os órgãos de vigilância dos media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo.
Papa Francisco à TVI/CNN
“A entrada de mulheres [na Cúria] não é uma moda feminista, é um ato de justiça”
O papel das mulheres na Igreja foi um dos temas abordados na entrevista que o Papa Francisco deu em agosto à TVI/CNN, e que foi transmitida na íntegra esta segunda-feira, 5 de setembro. Durante a conversa com a jornalista Maria João Avillez, Francisco fez...
Guerras e Direitos humanos
Profissionais de media podem ajudar na resolução de conflitos
Cerca de 300 profissionais de comunicação social de cinco continentes discutiram presencialmente o tema “paz no mundo digital” no Congresso Mundial da SIGNIS, que terminou ontem, dia 19, em Seoul, com centenas a juntarem-se às sessões online, noticia o UCA News.
Evangelizar nas redes sociais
Acolhendo a desafiante exortação do Papa Francisco aos participantes no Congresso Mundial da Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação – que decorre em Seul, de 16 a 19 de Agosto de 2022, decidi-me a revisitar a minha presença nas redes sociais e...
Documentários na RTP2
Cinco países, uma realidade semelhante: pobreza e violência
Libéria, Nigéria, Honduras, Paquistão e Líbano são os países que serão retratados em documentários que serão exibidos durante o mês de agosto no programa A Fé dos Homens, da Agência Ecclesia, na RTP2. O primeiro sobre a Libéria foi exibido esta quarta-feira, dia 10.
Festival de Melgaço
Documentários que o público ovacionou e o júri não premiou
Ao longo do MDOC/Festival Internacional do Documentário de Melgaço foram exibidos 32 documentários (DOC), 22 longas e 10 curtas. Sem pôr em causa a competência, conhecimento e craveira intelectual do júri aos Prémios Jean-Loup Passek e D. Quixote, o público reagiu de forma diferente ao veredicto final.
Festival de Melgaço
Um filme “leve e subtil” sobre o Brexit conquistou o MDOC
O documentário Four Seasons in a Day (Quatro Estações Num só Dia), da cineasta belga Annabel Verbeke, foi o vencedor do prémio Jean-Loup Passek do MDOC/Festival Internacional de Documentário de Melgaço que terminou este domingo nesta vila de fronteira do Alto Minho. Conheça o palmarés de um festival vivo e que se recomenda.
Festival de Melgaço
“Nós Viemos”: a emigração revisitada por José Vieira
Toda a sua vida e preocupação enquanto cidadão e cineasta tem sido voltada para a emigração. Aos sete anos, sentiu na pele a miséria dos “bidonvilles” e, após tirar Sociologia, optou por filmar o problema daqueles que partiram em busca de uma vida melhor. “Procuro contar a minha história pessoal e da família para lembrar o drama da emigração colectiva”, disse ao “Sete Margens” José Vieira, que nesta edição do MDOC trouxe “Nós Viemos” (2021). O filme foi bem recebido pela assistência e é um forte candidato ao prémio Jean-Loup Passek.
Festival de Melgaço
“Paraíso” de Sérgio Tréfaut encantou em tarde quente
É quase em clima “non stop” que decorre mais uma edição do MDOC/Festival Internacional de Documentário de Melgaço: quatro filmes em média, mais as manifestações paralelas, exposições, cursos Fora de Campo, Plano Frontal, residências artísticas. Como a temperatura é escaldante e, em alguns dias, chega a rondar 40 graus, a maioria dos participantes, vindos de várias geografias, opta pela sala climatizada da Casa da Cultura e, por lá fica, a apreciar filmes atrás de filmes pelo prazer da viagem e descoberta.
Filme argelino vence Festival de Avanca
Um hino às mulheres que lutam contras as injustiças
O filme Soula, do argelino Issaad Salah (2021/França/Argélia) foi o grande vencedor do 26º Festival Internacional de Cinema de Avanca, cujo encerramento aconteceu no passado domingo. O júri distinguiu Soula como a melhor longa-metragem e, também, com o prémio para a melhor Fotografia (Arthur Fanget).
Documentário em Melgaço
Festival de cinema reclama outro olhar para o interior do país
“Em nossa opinião, esta política cultural [do ICA, Instituto do Dinema e do Audiovisual] não fomenta a igualdade na acessibilidade dos públicos ao cinema e continua a promover assimetrias na distribuição do financiamento público”.
Festival de documentário
Melgaço com 32 filmes e tributo a Jean-Loup Passek
Não é uma “Viagem ao Princípio do Mundo” (Oliveira) antes uma “Peregrinação Exemplar” (Bresson) ao MDOC/Festival Internacional de Documentário de Melgaço, com exibição de 32 filmes de 12 países, exposições, debates, cursos de Verão, residências cinematográficas e, nesta oitava edição, “X-RayDoc”.
“Pessoas de Lugar Nenhum” abre
Os deslocados de sempre no Festival de Cinema de Avanca
O filme Pessoas de Lugar Nenhum, do cineasta chinês Zhandong MA, filmado entre 2005 e 2020, na segunda zona especial do Estado de Wa, de Myanmar, será a grande curiosidade da 26ª edição do Avanca Festival Internacional de Cinema. A estreia mundial deste filme,...
Curtas de Vila do Conde
Cinema do passado e com futuro
Num festival com mais Saudade do Futuro e menos virado ao passado – pese embora o cinema datado seja fundamental para o conhecimento e identidade de um país –, o Curtas resolveu, e bem, mostrar algumas películas da “arqueologia do cinema” produzidas no início do séc. XX e cujas cópias em diferentes formatos analógicos foram depositadas na Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema.
Curtas de Vila do Conde
“Um filme não é a reprodução de um lugar, mas a produção de um olhar”
Um silêncio gélido atravessou a sala quando começou Noite e Nevoeiro (1955), de Alain Resnais, cineasta, nome cimeiro do documentarismo mundial. As imagens traduzem o horror do extermínio nazi e uma voz off vai relatando a barbárie de milhões de judeus em Auschwitz e Majdanek. A guerra terminou em 1945, ou seja, 10 anos antes de Resnais produzir o filme e as imagens de rostos esqueléticos à beira da morte terem sido recolhidas pelos repórteres de guerra dos exércitos aliados após a libertação dos campos. E, no entanto, após a barbárie, será que o tempo varreu tudo e já só resta a memória?
Homenagem no Curtas
Cinemateca edita DVD com filmes de António Campos, um cinema sem rugas
O Curtas de Vila do Conde terminou, mas ficaram os ecos e as recordações dos filmes vistos pela primeira vez, outros revistos e sem que o tempo tenha ofuscado ou deixado cair no esquecimento. É o caso da filmografia de António Campos. “O tempo é implacável, mas...
Congresso da Signis
Papa defende educação para uso crítico dos media digitais
“Encorajo-vos a prestar especial atenção à necessidade de ajudar as pessoas, especialmente os jovens, a desenvolver um sólido sentido crítico” relativamente aos media digitais, apelou o Papa Francisco, esta segunda-feira, 18, numa mensagem dirigida aos...
30ª edição em Vila do Conde
Uma história poética e visual de João Gonzalez venceu o Curtas
O filme de animação Ice Merchants (2022), de João Gonzalez, e Nest (2022), do islandês Hlynur Pálmason, foram os grandes vencedores, respectivamente, nas categorias nacional e internacional do Curtas, cuja 30ª edição terminou neste sábado, 16, em Vila do Conde.
Disponível para leitores do 7M
A Igreja e os Média – um caderno para ler e debater
Está disponível o segundo número dos Cadernos 7MARGENS, que colige os textos sobre a Igreja e os Média que publicámos entre 20 de Maio e 5 de Junho. Este Caderno pretende ser um instrumento de reflexão pessoal e/ou debate, a propósito de um tema sobre o qual os jornalistas que tratam a informação religiosa raramente têm sido ouvidos.
Martin Scorsese e James Martin
Um jesuíta entre a comunidade LGBTQ em documentário
O cineasta Martin Scorsese tem em exibição no canal de televisão por assinatura AMC+, disponível em diferentes partes do mundo, incluindo Portugal, o documentário “Building a Bridge” [construindo uma ponte], sobre o trabalho do padre jesuíta norte-americano James Martin, com a comunidade LGBTQ.
L'Osservatore di Strada
Um jornal do Vaticano para dar voz aos sem-abrigo
São 12 páginas para fazer a diferença: o Vaticano vai lançar esta quinta-feira a primeira edição especial do seu jornal, L’Osservatore di Strada, em versão online e impressa, para dar voz a quem vive na rua, muitos deles junto à Praça de São Pedro.
"Colmeia", filme kosovar
O peso de uma aliança
Em tempo de Páscoa e nestes dias ainda violentos da guerra na Ucrânia, quando tantas mulheres tiveram de fugir com os filhos, deixando os seus maridos, foi uma verdadeira graça ver o filme Colmeia, da realizadora kosovar Bertha Basholli.
Denúncia da Amnistia
Jornalistas bielorrussos em julgamento “fraudulento”
Um tribunal bielorrusso começou a julgar um caso contra a agência BelaPAN e três jornalistas: a sua editora executiva, Iryna Leushyna, o antigo diretor, Dzmitry Navazhylau, e o antigo diretor adjunto, Andrey Alyaksandrau — bem como a sua parceira, Iryna Zlobina — estão acusados, entre outras coisas, de criar um “grupo extremista”.
[Debate 7M: A Igreja e os média-16]
Religiões em diálogo nos media há 25 anos
Na atualidade, cresce a necessidade de deitar mão a uma nova mediação entre os factos e os leitores/ouvintes/telespectadores, que não passa só pelo jornalismo, mas é muitas vezes confiada a assessorias, com um quadro normativo próprio e que cruza as dinâmicas de comunicação com estatísticas, sondagens ou indicadores comerciais.
[Debate 7M: A Igreja e os média-15]
“Escutar com o ouvido do coração”
Na intervenção que foi convidado a fazer na conferência sobre os abusos sexuais de dia 10, o jornalista João Francisco Gomes teceu várias críticas ao modo como a Igreja Católica se relaciona com os média em Portugal. Depois de ter publicado esse texto na íntegra, e...
[Debate 7M: A Igreja e os média-14]
A missão de uns e de outros
Há uma questão fundamental que, por vezes, me parece estranhamente esquecida ou pouco considerada, quando se fala na relação entre a Igreja e os média. Uma pergunta que a um olhar mais atento se torna evidente, mas que na voracidade do quotidiano aparenta escapar: Qual é a função do jornalista? Que missão tem? Faz perguntas porquê e para quê?
Ucrânia, concerto e debate
Jornalismo em tempo de guerra, últimos dias
Um concerto nesta sexta-feira, 3 de Junho, e um debate com jornalistas que fizeram a cobertura da guerra na Ucrânia são as últimas actividades paralelas da exposição Diakuyuy (“Obrigado”, em ucraniano), patente na galeria Santa Maria Maior (Rua da Madalena, 147), em Lisboa.
[Debate 7M: A Igreja e os média-13]
Faz-se caminho andando… e, devagarinho, a Igreja está a andar
Há dias pediram-me que falasse sobre jornalismo e a importância do trabalho em conjunto de Igreja e comunicação social, com alguns seminaristas que se preparam para a ordenação. Repito aqui o que lhes disse lá, não como jornalista, mas como crente: a comunicação social é um tremendo veículo de evangelização do povo, em especial daquele que se encontra mais afastado da comunidade.
[Debate 7M: A Igreja e os média–6]
Um fenómeno estranho e a fórmula do Papa
É um fenómeno estranho: como é que se explica que um tema sobre o qual todos têm opinião e que de uma forma ou outra faz ou fez parte da vida da maioria dos portugueses é tão rejeitado quando se trata de preencher espaço na emissão? — A reflexão de Lavinia Leal, jornalista da RTP.
[Debate 7M: A Igreja e os média–4]
Saber falar com os média
Há muitos, muitos anos, quando comecei a ser jornalista, não havia on-line, nem computadores, nem telemóveis, nem redes sociais. Não havia nada disso. Mas havia, em cada redacção dos grandes meios de comunicação social, um especialista em Igreja. Eram normalmente homens e sempre jornalistas seniores.
[Debate 7M: A Igreja e os Média–3]
Comunicar, o verbo que urge conjugar
É urgente (sim, é esta a palavra certa) que a Igreja – a sua hierarquia, os seus múltiplos departamentos – entenda que, para manter a sua respeitabilidade não pode furtar-se ao escrutínio da comunicação social, não pode fechar-se na sua concha. Tem de comunicar, comunicar com todos, esclarecer sempre que questionada, com a rapidez e a linguagem dos tempos que correm.
[Debate 7M: A Igreja e os média-2]
Será a comunicação uma prioridade da Igreja?
Na aproximação de mais um Dia Mundial das Comunicações Sociais, partilho algumas linhas de reflexão sobre o modo como a Igreja em Portugal se relaciona com os média e com os jornalistas.
[Debate 7M: A Igreja e os média-1]
Igreja precisa mais dos média do que o contrário
Quando se pergunta se em Portugal a relação da Igreja com os média e os jornalistas é boa, uma resposta simplista é sempre uma má resposta, principalmente porque estamos a falar de uma instituição, a Igreja Católica, que por si só é uma multiplicidade de realidades. Para ser honesto, prefiro responder que não há uma resposta, mas muitas respostas, tantas quanto as instituições ou os serviços que constituem a Igreja portuguesa.
[Os Dias da Semana]
“Os pássaros não são reais”
Uma entrevista concedida por um ex-agente da CIA, Eugene Price, tornaria credível uma acusação que, desde 2017, tinha vindo a ser amplamente difundida nos Estados Unidos da América por um movimento intitulado Birds Aren’t Real. Eugene Price corrobora que a CIA dizimou os pássaros do país, substituindo-os por imitações tecnológicas, drones emplumados cumprindo uma função de vigilância.
Cinema
Prémio Árvore da Vida distingue “Viagem ao Sol”
O filme “Viagem ao Sol”, de Ansgar Schaefer e Susana Sousa Dias, foi distinguido este domingo com o Prémio Árvore da Vida, que o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) atribui a um filme da Competição Nacional de Curtas e Longas-Metragens no festival de cinema internacional IndieLisboa.
Razões de um convite
Frei Bento Domingues, um precursor
Nesta terça-feira, 3, O 7MARGENS e o Público organizaram uma sessão evocativa dos 30 anos de crónicas de frei Bento Domingues naquele jornal diário. O jornalista Jorge Wemans, responsável pelo convite ao frade e teólogo dominicano, explicou no início da sessão, que decorreu no auditório da redacção do Público em Lisboa, as razões do convite feito em 1992. É esse texto que a seguir reproduzimos.
Estreia no Instagram, depois de Twitter e Facebook
7MARGENS nas redes sociais – e um truque para crescermos
Desde esta segunda-feira, 2 de Maio, o 7MARGENS está presente no Instagram, depois de já há cerca de dois meses ter passado a ser assíduo na rede Twitter e praticamente desde o início no Facebook.
Abril. O mês que também é do Jornalismo
Em fevereiro de 1978, Saramago sabia muito bem, no seu conto Cadeira, o que era o 25 de Abril: via da janela “que há muito tempo que não tínhamos um tempo assim.” Mais de 40 anos depois, fica aqui a minha aposta: dessa janela, viam-se facilmente as “luzes de aprendizagem e da razão” de que Kennedy falava. Tinham sido os jornalistas a acendê-las – e é por isso que também lhes devemos a liberdade. Obrigado.
La Croix
Diário católico francês apela ao voto em Emmanuel Macron
O diário católico francês La Croix apelou ao voto em Emmanuel Macron na segunda volta da eleições presidenciais, que se realizam no domingo, dia 24. “A ameaça histórica que representaria a eleição de Marine Le Pen” é a primeira razão indicada para esta manifestação pública de apoio ao Presidente da República cessante.
Prevenção e resolução de conflitos no jornalismo
Repórteres de guerra, correspondentes de paz
A investigação académica sobre jornalismo de guerra produzida ao longo dos últimos trinta anos demonstra que a representação dos conflitos proposto pelos media mainstream constitui um obstáculo acrescido aos processos de negociação de paz. O modo como os...
Cinema
“Qual é a diferença entre mentir e não dizer a verdade?”
Confesso que foi por causa da pergunta que serve de título a este texto — lida numa breve crítica — que fui ver este filme do realizador iraniano Asghar Farhadi. E não fiquei desiludido, bem pelo contrário.
Sobreviver a cenários de terror
A série Terror em Paris, da Netflix, recorda o ataque terrorista ocorrido em Paris, em 2015. Quando estava a ver este documentário senti-me, naturalmente, perturbado com todos os testemunhos. No entanto, o último episódio dá conta de um par de situações que são de uma enorme comicidade – o que me apanhou completamente de surpresa.
Possível encontro com Cirilo
Papa confirma intenção de ir a Kiev “se for conveniente”
Depois de ter levantado a hipótese, no voo que o levava a Malta, de se poder deslocar a Kiev, o Papa Francisco foi mais claro nesta sua intenção durante o voo de regresso a Roma. Questionado pelos jornalistas, confirmou que uma eventual visita à Ucrânia está “em cima da mesa”, projetando ainda um encontro com o patriarca Cirilo, do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo e o trabalho de bastidores da diplomacia do Vaticano.
Encenador morreu aos 73 anos
Jorge Silva Melo (1948-2022): ser católico “é uma coisa firme”
Não sou, de longe, a melhor pessoa para evocar o Jorge Silva Melo. Estive com ele meia dúzia de vezes, sempre sem demora. No entanto, havia nele uma generosidade capaz de estabelecer laços de proximidade, mesmo em curtas conversas.
Cinema
Algumas notas sobre o filme “Graças a Deus” de François Ozon
Recolhendo os testemunhos das vítimas do padre Preynat, traçando o seu percurso, colidindo sistematicamente com a conspiração do silêncio da Igreja, o cineasta procurou a disciplina da fidelidade aos factos. Os advogados de Bernard Preynat pediram a interdição do filme. Um olhar tríptico sobre a obra de François Ozon.
Jornalistas à conversa
A experiência na guerra e a repressão na Rússia
Jornalistas que estiveram muito recentemente na Ucrânia vão estar à conversa sobre “a sua experiência nesta guerra da qual falamos todos os dias”. A Amnistia Internacional denunciou, entretanto, uma “repressão sem precedentes” na Rússia contra o jornalismo e o movimento antiguerra.
Cinema
217 minutos de espanto, comoção e nostalgia
Pois bem, quem tiver duzentos e dezassete minutos para gastar, faça o favor de sentar-se e olhar este filme. De facto, não se trata propriamente de um filme – não é ficção, é um documentário filmado numa escola real, com este professor e estes alunos e tudo o que anda à volta de um ano escolar.
Fé e religião na celebração do evento desportivo
Na aproximação do mês de Agosto, a cidade-estado de Élide, onde se localizava Olímpia, enviava arautos pela Grécia a anunciar as tréguas sagradas para os jogos. E nem os perigos do inimigo, em tempo de guerra, se sobrepunham à competição.
As crónicas de Cristina Inogés Sanz no 7M: Um olhar de teóloga
O 7MARGENS inicia, com esta crónica, um espaço de colaboração regular de Cristina Inogés Sanz, teóloga espanhola que integra a comissão metodológica do Sínodo dos Bispos católicos. Teóloga pela Faculdade de Teologia Protestante de Madrid, Cristina Inogés colaborou já com a Faculdade de Teologia de Gotinga (Gottingen), Alemanha e actualmente é colaboradora regular de várias publicações, entre as quais a Vida Nueva.
Compartimento nº 6
Uma viagem tão longa e ficamos sem ver os petróglifos
No princípio, temos uma mulher finlandesa, Laura, arqueóloga. Estamos em Moscovo. Há uma festa na casa, mas ela parece desconfortável. Os cinéfilos sublinham logo a cena inicial, a sua saída da casa de banho, envergonhada, porque quem bateu à porta vai entrar e cheirar ainda o odor que ela deixou. Não é agradável.
Em Braga
Ciclo de cinema sobre “figurações do padre”
Um ciclo de cinema intitulado “Vasos de barro – Figurações do padre na lente do cinema”, decorre a partir da próxima semana no Espaço Vita, em Braga, no âmbito do programa comemorativo dos 450 anos da instituição do Seminário Conciliar local.
Dia das Comunicações Sociais
A escuta é uma condição para se comunicar bem
Escutar é “condição de autêntico diálogo”, mas para isso é necessário “escutar com o ouvido do coração”, afirma o Papa Francisco na Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações, divulgada esta segunda-feira, 24, festa de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
Cinema
Interiormente perturbador
Quase no início d’O Acontecimento, já depois de termos percebido que o filme iria andar à volta do corpo e do desejo, Anne conclui que se trata de um texto político. Também esta obra cinematográfica, que nos expõe um caso de aborto clandestino – estamos em França, nos anos 60 –, é um filme político.
O que revela “Não olhem para cima” da Netflix
Não Olhem Para Cima é uma nova sátira da Netflix escrita e realizada por Adam McKay e que conta a história de dois astrónomos que entram em pânico para chamar a atenção da humanidade para a colisão de um cometa cujo tamanho gerará uma extinção em massa. Em suma, a humanidade deixará de existir. A sátira está numa humanidade que vive de tal forma na sua bolha de entretenimento, entre sondagens políticas e programas da manhã que, simplesmente, não quer saber.
[Os dias da semana]
A desinformação no YouTube
A denúncia, feita na passada quarta-feira (12 de Janeiro) passou despercebida, mas valeria a pena retê-la: o YouTube “é um dos principais canais de desinformação e informação deturpada online a nível mundial”.
O filme de Almodóvar
As dores para dar à luz a verdade
Fique dito, desde já, que estamos perante um dos melhores e mais amadurecidos filmes de Almodóvar. Intenso como outros, magnificamente construído e filmado como é habitual, talvez mais profundamente moral do que muitos, Mães Paralelas é um filme tecido de segredos íntimos e dolorosos, à volta da maternidade, mas também da Guerra Civil espanhola. No centro, esplendorosa, está Penélope Cruz.
Cinema
“Um convite a sair de si e ir ao encontro dos outros”
A propósito de um outro – belíssimo – filme A Metamorfose dos Pássaros, da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos, alguém escreveu que ‘a família é lugar de conforto, mas também lugar de confronto’. Creio que pode ser uma pista interessante para se olhar para o último filme de Nanni Moretti, Três Andares.
“Sol Enganador” e “Nostalgia”
“Revelar-te”: Cinema para conhecer entendimentos dos ciclos da vida
Sol Enganador, de Nikita Mikhalov, Nostalgia, de Andrei Tarkowsky, Vitalina Varela, do português Pedro Costa, e Momentos de Glória, de Hugh Hudson, são quatro das propostas do ciclo de cinema Revelar-te, que decorre em Almada, entre os dias 15 e 19 (quarta a domingo).
[Os Dias da Semana]
Não nos siga nas redes sociais
As redes sociais oferecerão vantagens que alguns terão competências para aproveitar, mas, hoje, é impossível desconhecer os seus abundantes inconvenientes, congénitos, há quem garanta. As vozes dos que têm denunciado que o modelo de negócio das redes sociais – a sua razão de ser, portanto – assenta na rendibilidade dos seus efeitos mais nefastos têm sido assaz audíveis. Muitos dos que se manifestam contra elas conhecem-nas internamente, por nelas terem desempenhado funções de relevo. Sabem, pois, muito bem do que falam. Entretanto, os que julgam que as desvantagens das redes sociais suplantam os benefícios têm-se multiplicado. Por essa razão, abandonam-nas, mesmo que daí resulte algum prejuízo. Não algum, mas imenso, foi o que a Lush, uma famosa marca de produtos de cosmética britânica com 400 lojas próprias em todo o mundo, teve ao encerrar milhares de contas do Facebook, Instagram, Snapchat e TikTok.
Novo filme de Paul Verhoeven
O corpo, a sexualidade e outros demónios
Benedetta é um filme de época que se passa no tempo da Contrarreforma e numa Europa assolada pela peste.
Jornalista do 7Margens recebeu prémio Gazeta
Marcelo preocupado com precariedade no jornalismo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está muito preocupado com a situação do jornalismo em Portugal, nomeadamente com a precariedade e baixos salários em que tantos jornalistas são forçados a trabalhar.
Novo ano pastoral
100 anos da “Voz da Fátima” em exposição
Uma conferência com o tema “Levanta-te! És testemunha do que viste”, com a historiadora e teóloga Cátia Tuna, e a inauguração de uma exposição de primeiras páginas do jornal Voz da Fátima (VF) naquele que será o ano do centenário da publicação, são os dois principais...
Cinema
“Pathos Ethos Logos”: Seremos salvos?
As personagens desta obra monumental, Pathos Ethos Logos, a que custa referir-nos como sendo um filme (?) – Luís Miguel Cintra chama-lhe “calhamaço” – são como visitantes de museus. Olham, são vagamente testemunhas da vida que passa. Não exprimem emoções por aquilo que veem.
“O Casarão”, de Filipe Araújo
O seminário onde se pode viajar. E respirar.
O Casarão, de Filipe Araújo, com António Oliveira, Dinis Dias e Tonito Oliveira. A partir de textos dos ex-seminaristas Horácio Araújo, Mário Rocha Creoulo, Fernando Vaz, José Ribeiro, Eduardo Bento, Nelson Veiga e da obra literária de João de Melo, Gente Feliz com Lágrimas.
Francisco assinalou Dia Mundial
Papa critica quem diz que os pobres são responsáveis pela pobreza
Papa Francisco condenou a “hipocrisia” de quem diz “que são os pobres que são os responsáveis pela pobreza”.
Cinema
Plantar uma árvore no mar
Comecemos então por aquele barco no mar que leva uma planta e duas personagens. Apesar de Catarina Vasconcelos dizer que não é crente, ao contrário da avó e do avô, são muitos os sinais e as memórias do que podíamos chamar uma linguagem evangélica. Estou a tentar falar de um dos mais belos filmes que já pude ver, A Metamorfose dos Pássaros.
Cinema
Às vezes, nem o amor consegue salvar-nos
Falling, que em Portugal teve o subtítulo Um Homem Só, é a história de um pai (Willis) e de um filho (John) desavindos e (quase) sempre em rota de colisão, quer dizer, de agressão, de constante provocação unilateral da parte do pai, sempre contra tudo e contra todos.
Cinema
Um machado, uma mulher e um cão
Se gosta de cinema e ainda for a tempo, não deixe de ver o filme de Pedro Almodóvar A Voz Humana. É uma curta-metragem (cerca de 30 minutos), complementada por uma entrevista muito interessante e esclarecedora com o realizador e a actriz, Tilda Swinton.
[Segunda leitura]
Que fazer com este título?
A notícia era forte, nenhum jornal passou ao lado dela. Um jornal escreveu em título: “Jovem morre em parque de campismo em Vieira do Minho”. E o outro…
Avanca Film Festival
Há festa na aldeia do cinema
Não é só um festival de cinema no sentido clássico do termo. Antes, cruzamento de várias artes e horizontes, palco dos Encontros Internacionais de Televisão, Vídeo, Multimédia. O Avanca Film Festival é tudo isto e muito mais. Também ajuda a fazer filmes, a desvendar os segredos da câmara e os jovens, cada vez em maior número, chegam atraídos pelo conhecimento e prazer das imagens. Não sei se o país lhes dará a atenção merecida. O festival continua vivo e recomenda-se. Vinte e cinco anos depois, fintou a pandemia e reinventou-se.
Cinema
Minari: O sonho americano de uma família coreana
Vamos falar de um belíssimo filme, Minari, que nos conta a luta de uma família coreana para vingar na América.
Reportagem vencedora do Prémio Gazeta de Imprensa
“Ando aflita, Sra de Fátima, a guerra está em Portugal”
Cartas de mães aflitas a pedir que os filhos regressem salvos da guerra, namoradas ou noivas esperançadas, os próprios a pedir para voltar bem e a prometer gestos de gratidão. O Correio de Nossa Senhora, em Fátima, recolhe testemunhos da angústia. Segunda parte da reportagem premiada com o Prémio Gazeta de Imprensa.
Investigação do diretor do 7Margens
“A Caixa de Correio de Nossa Senhora” vence prémio Gazeta
“A caixa de correio de Nossa Senhora”, um trabalho de investigação da autoria de António Marujo, diretor do 7MARGENS, deu a este jornalista o prémio Gazeta de Imprensa, a mais prestigiada distinção do jornalismo impresso.
Reportagem vencedora do Prémio Gazeta de Imprensa
A caixa de correio de Nossa Senhora
Oito milhões de mensagens, guardadas ao longo de décadas, em que os devotos falam de guerra e paz, fé e descrença, amores proibidos, saúde e dinheiro, pais que se dão mal… Fazem-no como quem conversa com a amiga mais íntima. O “Correio de Nossa Senhora” é um retrato de um Portugal desconhecido e foi, pela primeira vez, aberto e desbravado. E nele se descobrem milhões de novos segredos de Fátima…
Cinema
Srebrenica, 25 anos depois
É um filme de visão obrigatória para todos, a começar pelos mais jovens que nem sequer têm memória destes acontecimentos, apesar de tão recentes. E porquê? Porque era fundamental que tragédias hediondas e desnecessárias como esta não voltassem a repetir-se. E, infelizmente, para nossa vergonha, continuam a acontecer, de maneiras várias, em muitos lugares do nosso Mundo, desta Casa Comum que devia ser da fraternidade e da paz, da amizade e da justiça.
Cinema
Um relógio que já não marca o tempo
“O Pai” não se trata de um filme piegas. Nada disso. É um filme incómodo, forte, duro, labiríntico, fascinante e magnificamente realizado, que exige uma grande atenção do espectador.
Orçamento 2021
Comunicação consome 17% das receitas da Santa Sé
Não basta garantir as rotinas, trabalhar em escritórios agradáveis e bem organizados e desempenhar as funções habituais para conseguir que a informação, as notícias cheguem a quem devem chegar, afirmou o Papa Francisco nesta segunda-feira, 24 de maio, ao visitar os media do Vaticano que custam à Santa Sé mais do que todas as suas embaixadas em todo o mundo.
Mais Uma Rodada
Um filme com muitas rodadas, quero dizer, com muitas camadas
Mais uma Rodada é um filme muito mais interessante do que pode parecer ao ‘primeiro gole’. Eu próprio tive de beber ‘mais um copo’ (a ajuda de um olhar feminino) para poder saborear melhor algumas das muitas qualidades organolépticas que o filme oferece.
[Os dias da semana] A liberdade de informar e a liberdade de ser informado
Este Dia Mundial das Comunicações Sociais pode servir para reflector que não há um problema com jornalistas que tivessem sido informadores da PIDE, mas há com os que, demasiadas vezes, estão enredados noutras ligações perigosas.
Ter uma casa não é ter um lar
Apesar de uma carreira já muito premiada (vencendo inclusive os Óscares para Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actriz, dos seis para que estava nomeado) Nomadland – Sobreviver na América nunca será um filme consensual. E cada um vê-lo-á de um ponto de vista diferente, como sempre. Eu digo, desde já, que é um filme que vale muito a pena ver.
Vax Live: Papa e políticos juntam-se a músicos para angariar dinheiro e levar vacinas aos países pobres
Sensibilizar os responsáveis políticos e o poder económico para o acesso universal à vacina contra a covid-19 é o grande objetivo do Wax Live – o concerto para reunir o mundo, que acontece no próximo sábado, dia 8, e que conta com mensagens de líderes políticos e do Papa Francisco.
“Nomadland – Sobreviver na América” vence Óscares para melhor filme, cineasta e atriz
Para uma audiência americana, Nomadland é uma oportunidade de olhar para os trabalhadores a tempo parcial que vagueiam pela terra nos seus furgões, bem como para um olhar detalhado sobre a própria terra. Para o público não-americano é o mesmo, mas é igualmente um grande abrir de olhos à medida que caminha através da terra nómada ao longo do ano.
“Sequência da Páscoa: uma das mais belas histórias do mundo”
Sem poder ir ao cinema para poder falar de um novo filme que, entretanto, tivesse estreado, porque estamos em tempo de Páscoa e porque temos ainda viva diante dos olhos a profética peregrinação do Papa Francisco ao Iraque – que não pode ser esquecida, mas sempre lembrada e posta em prática – resolvi escrever (para mim, a primeira vez neste lugar) sobre um filme profundamente pascal e actual: Dos Homens e dos Deuses (é quase pecado não ter experimentado a comoção de vê-lo). E não fui o único a fazê-lo por estes dias.
Mulheres jornalistas asseguram 48% das notícias televisivas
As mulheres jornalistas são autoras de quase metade (48%) das notícias e reportagens apresentadas nas estações televisivas de todo o mundo, revelam os dados preliminares do estudo internacional conduzido pelo Projeto de Monitorização Global dos Media (GMMP, na sua sigla inglesa).
Mulheres que são como lugares mal situados
Nunca tinha ouvido falar nem tinha visto nenhum filme de Hong Sang Soo. Mas tenho sempre algum fascínio pelo cinema que vem dos lados do Oriente. Fui ver e não fiquei desiludido.
A luta de Abel com o Caim dentro dele
Como escrever sobre um filme que nos parece importante, mas nem sequer foi daqueles que mais nos entusiasmou? E, no entanto, parece “obrigatório” escrever sobre ele, o último filme de Abel Ferrara, com o seu alter-ego e crístico Willem Dafoe: Sibéria.
Ir. Maria Domingos: Em memória de um mosteiro livre
“Onde Moras? É uma pergunta um pouco ociosa... Queriam ir mais longe e aquilo que descobriram foi o suficiente para André dizer a Pedro (...) que tinha encontrado o Messias.” (Frei Mateus Peres a preparar a sua homilia no Mosteiro do Lumiar em Onde Moras?) Ouvi...
Padres brasileiros denunciam TV católicas que apregoam posições de Bolsonaro sobre a pandemia
Grupos de padres de todos os Estados do Brasil acabam de dirigir uma carta-apelo aos mais altos responsáveis da Igreja Católica para que intervenham e impeçam canais católicos de televisão de difundir informações falsas ou deturpadas, nomeadamente relativas à pandemia do covid-19.
Papa pede um jornalismo que “gaste as solas dos sapatos’
É fundamental que o jornalismo que hoje se faz saia das redações e conte histórias que ajudem a compreender os fenómenos sociais mais graves e a destacar “as energias positivas que se geram nas bases da sociedade”. É esse o apelo do Papa Francisco na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada neste sábado, 23, véspera do dia litúrgico de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
O olhar da raposa
Infelizmente, são ainda muitos os lugares deste mundo onde a pena de morte continua a existir e a ser praticada. Sirvam de exemplo estas notícias do Público de sexta, 11 de Dezembro e Domingo 13 de Dezembro: “Trump autoriza onda de execuções como não se via há 124 anos”; “Alfred Bourgeois é o segundo executado em dois dias pela Administração Trump”; “Irão executa jornalista por inspirar protestos de 2017 contra o regime”.
O poder no feminino, nas histórias de seis portuguesas negras
O programa Poder no Feminino, que estreia às 19h30 deste domingo, 10 de Janeiro, na RTP África, dará voz a seis mulheres de ascendência africana, portuguesas ou que residem em Portugal, que fizeram o seu percurso profissional na academia, nos negócios, na política, no jornalismo, na psicologia, em Portugal e no mundo.
Os pastéis de bacalhau “esbodegados” e o kispo em 2ª mão e às prestações nas memórias do último Natal em África
Quando chegou a Portugal para passar o seu primeiro Natal europeu, depois de “levantar o ferro” de Angola, em 1975, Luís Branco, comprou um casaco “kispo” em segunda mão, para pagar às prestações. Nascido em Benguela, Luís era tetra-neto do fundador de Moçâmedes (hoje Namibe) e é professor universitário.
RSF denuncia “as cinco maiores prisões de jornalistas do mundo”
O número de jornalistas mulheres presas no mundo em 2020 cresceu 35 por cento relativamente a 2019, segundo o relatório deste ano da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), que acaba de ser publicado. O número total de jornalistas detidos ao longo do corrente ano eleva-se a 389.
Cameron Doody, ex-director do “Novena”: “O jornalismo independente e profissional é necessário na Igreja, hoje mais do que nunca”
Foi uma experiência curta de 18 meses, mas intensa e positiva, diz o seu principal responsável: o Novena, jornal digital de informação sobre o catolicismo e os seus interfaces com a política, economia e cultura, pôs fim à sua publicação no passado dia 30 de Novembro. Uma entrevista do 7MARGENS ao seu editor.
“Uma Vida à sua Frente” – Amizade Social
Quando sugeri a amigos e conhecidos que vissem na Netflix o filme/documentário do grande realizador Wim Wenders Francisco, um Homem deste Mundo, sugeri-lhes que prestassem atenção, já que Francisco tinha um “olhar de Deus”, nomeadamente quando aparecia em primeiro plano, olhando de frente para o entrevistador.
Listen: um filme para ser escutado nas entranhas
Podemos entrar neste filme pela lente partida da máquina fotográfica a fingir de Lu, a filha surda-muda daquela família. Uma lente que faz lembrar as teias onde as aranhas apanham, prendem e comem outros insectos. É disso que se trata neste filme: o Estado, no seu suposto zelo de cuidar das crianças melhor do que a família, cegamente e violentamente, vigia, julga e retira os filhos aos pais.
Roubaix: um conto de Natal (em Novembro)
Ao ler uma entrevista (Público/Ípsilon, 11 de setembro) do realizador Arnaud Desplechin, ainda antes de ir ver o filme, houve logo duas coisas que me fizeram pensar no Papa Francisco e no caminho que ele insistentemente propõe aos baptizados. Essa impressão foi agora, no momento em que escrevo, alargada pela leitura da sua nova encíclica Todos Irmãos (Fratelli Tutti).
O mosaico de todos os dramas da humanidade no filme “Francesco” que o 7MARGENS já viu
Um mosaico construído pelos dramas da humanidade, que o Papa assumiu como seus, é como se pode definir o filme-documentário Francesco, do realizador russo Evgeny Afineevsky, que foi apresentado na Festa do Cinema de Roma na passada quarta-feira. Na noite deste domingo, 25, a obra ficou disponível no Savannah Film Festival (EUA), podendo ser alugado e visto até ao próximo sábado.
O meio é a massagem
Na minha crónica anterior, citei o filósofo canadiano Marshal Mc Luhan, lembrando a afirmação the medium is the message (“o meio é a mensagem”), por ele usada em Understanding Media.[1] Editado em 1964, o livro foi um sucesso. Três anos mais tarde, associando-se ao desenhador Quentin Fiore, Mc Luhan publicou uma pequena brochura intitulada The Media is the Massage (“O Meio é a Massagem”)[2], uma representação gráfica e criativa das teses defendidas na obra de 64. O título insólito deveu-se a um erro do editor. Mas o filósofo resolveu mantê-lo…
Facebook proíbe conteúdos que neguem ou distorçam o Holocausto
A decisão foi anunciada esta segunda-feira, 12 de outubro, pela vice-presidente de política de conteúdos do Facebook, Monika Bickert, e confirmada pelo próprio dono e fundador da rede social, Mark Zuckerberg: face ao crescimento das manifestações de antissemitismo online, o Facebook irá banir “qualquer conteúdo que negue ou distorça o Holocausto”.
“Fratelli Tutti”: Maior proximidade humana e menor relacionamento com ecrãs
Num momento em que, em múltiplos fóruns, se tem vindo a discutir as consequências do advento da quinta geração da Internet móvel – tema de capa, por exemplo, do mais recente número da revista francesa L’Obs –, o Papa Francisco manifesta a necessidade de maior proximidade humana e de menor relacionamento com ecrãs: mais comunicação, menos tecnologia, portanto. É o que ele defende na carta encíclica Fratelli Tutti (Todos irmãos), sobre a fraternidade e a amizade social, agora tornada pública.
Sophia Loren regressa aos ecrãs 11 anos depois, para interpretar sobrevivente do Holocausto
A atriz italiana Sophia Loren é a protagonista do novo filme da Netflix, The Life Ahead (A Vida à sua Frente). Aos 86 anos, a estrela de cinema regressa aos ecrãs pela primeira vez em mais de uma década para dar vida a uma sobrevivente do Holocausto que toma conta de filhos de prostitutas, num drama realizado pelo seu filho Edoardo Ponti.
Encarnando o irmão Luc
Michael Lonsdale era, naquele final do dia, em Braga, o irmão Luc, assim dando corpo e espírito ao monge com o mesmo nome que foi assassinado na Argélia, em 1996. E é inesquecível a sua participação no filme Dos Homens e dos Deuses, que evoca a vida dos monges do mosteiro argelino de Tibhirine, sete dos quais (Bruno, Célestin, Christian, Cristophe, Michel, Paul, além de Luc) raptados e assassinados por um grupo de islamitas.
O que nos aconteceu? A pergunta do cardeal Tolentino e os pactos necessários
São precisos novos pactos – na comunicação, entre gerações, na comunidade e para o ambiente. Ideias defendidas pelo cardeal Tolentino Mendonça, que vê este tempo como uma oportunidade para novas experiências que a Igreja Católica deve fazer para se aproximar de quem se afastou. E que aponta uma necessária “conversão ecológica” por parte das comunidades cristãs, que ainda não integraram a encíclica Laudato Si’, na sua prática.
Michael Lonsdale: “Gostaria de morrer tranquilamente. Em Deus sobretudo”
Um dos mais fascinantes actores franceses, Michael Lonsdale morreu na passada segunda-feira, 21. Uns lembrar-se-ão de ele ter sido o vice-cônsul de Lahore no filme India Song, de Marguerite Duras, outros não ignorarão o facto de ele se ter empenhado em fazer a vida negra a James Bond. Mas Michael Lonsdale participou em filmes de Truffaut, Malle, Buñuel, Spielberg e outros realizadores não menos relevantes.
Um desejo furioso de sacrifício
O primeiro mérito do último filme de André Téchiné O Adeus à Noite – que começa com a profusão e beleza de um imenso cerejal em flor rapidamente ensombrado por um eclipse – é o de nos obrigar a (re)pensar – a não deixar esquecer, apesar de aparentemente estar mais adormecido – o complicado problema que é a sedução exercida pelo jihadismo sobre muitos jovens, franceses nomeadamente.
Vídeocatecismo da Igreja Católica apresentado no Festival de Veneza
A Igreja Católica apresentou, no passado fim de semana, no Festival Internacional de Cinema de Veneza, a nova plataforma digital LearninGod, que irá disponibilizar inúmeros conteúdos religiosos e culturais inspirados na mensagem cristã, entre os quais se destaca o Vídeocatecismo da Igreja.
O que o 7MARGENS deve a Vicente Jorge Silva
Provavelmente, não fosse Vicente Jorge Silva e o Público (e Jorge Wemans) e o 7MARGENS não existiria hoje. Esta experiência pequena, débil e frágil deve muito também à mestria, argúcia, inteligência e contemporaneidade do olhar de jornalista de Vicente Jorge Silva, que morreu na madrugada desta terça-feira, em Lisboa, depois de anos a lutar contra um cancro.
Desassossego, purificação, redenção: “O fim do mundo” vence Prémio Árvore da Vida no IndieLisboa
O filme O Fim do Mundo, realizado pelo luso-suíço Basil da Cunha, conquistou o Prémio Árvore da Vida, atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Igreja Católica, e venceu também a Competição Nacional, na 17ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, que terminou sábado, 5 de Setembro.
União Europeia condena atentado contra jornal “Canal de Moçambique”, Presidente promete investigar
A delegação da União Europeia (UE) em Moçambique condenou terça-feira o “incêndio criminoso”, nas instalações do jornal Canal de Moçambique, ocorrido no domingo, pedindo às autoridades uma investigação célere.
Brincar com a claridade e a escuridão
“Creio que o filme evoca, subtilmente, que há algo que nos transcende enquanto seres humanos. Talvez seja o hálito divino. Na Galiza, a natureza é forte, está todos os dias a dizer-nos que somos pequenos.” Estas são palavras de Olivier Laxe, o realizador galego, acerca do seu filme “O Que Arde”. Estamos em Agosto, como quase sempre – e às vezes de maneira muito dramática – já com imagens de incêndios que matam pessoas, destroem casas e floresta, deixando nas vidas e na terra cicatrizes bem fundas e difíceis de apagar.
“Ataque ultrajante” à liberdade de expressão em Hong Kong, denuncia ONG
A detenção de Jimmy Lai, empresário católico proprietário do mais importante jornal diário pró-democracia de Hong Kong, está a gerar forte contestação por parte da população e de grupos de defesa dos direitos humanos naquele território chinês, que consideram estar perante o “ataque mais ultrajante até ao momento contra o que resta da imprensa livre de Hong Kong”.
Documentário da BBC sobre sobreviventes do Holocausto vence um dos prémios BAFTA
Um documentário da BBC 2, sobre alguns dos últimos sobreviventes britânicos do Holocausto, ganhou um dos prémios de televisão da BAFTA (British Academy of Film and Television Arts, Academia Britânica das Artes de Filme e Telvisão).
Rádios e imprensa de inspiração cristã no “estado de fecho iminente”
A Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) e a Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) manifestaram a sua preocupação com a difícil situação financeira em que se encontram as rádios e publicações que representam, muitas delas em risco de fechar, e apelam ao Governo para que as medidas de emergência para os media, anunciadas em abril, avancem o mais rapidamente possível.
Ennio Morricone (1928-2020): As bandas sonoras das nossas vidas
Na hora da morte de Ennio Morricone, o grande consenso em torno da música deste compositor italiano tomou de assalto meios de comunicação, de títulos tradicionais às instantâneas redes sociais, com as referências cinéfilas a saltarem ao sabor de temas que viveram muito para além das imagens a que emprestaram uma melodia.
Filmar o desejo como quem pinta
Retrato da Rapariga em Chamas é um filme magnificamente feminino que coloca ao espectador – talvez ainda mais ao espectador crente – algumas questões que dão que pensar. Penso que não é um filme ideológico a fazer a apologia da homossexualidade feminina ou do aborto, mas um retrato sofrido, sobretudo das três protagonistas.
Aos 101 números, “Le Monde des Religions” deixa de se editar em papel
“Nas nossas sociedades em que o religioso é constantemente tema de debate, em que a busca de sentido se torna cada dia mais premente, Le Monde des Religions propõe uma descodificação das religiões, espiritualidades e sabedorias da humanidade, numa abordagem laica e não confessional”. A constância e a premência referidos no início do texto agora em destaque no site da revista francesa poderiam indiciar um reforço do trabalho editorial, mas na realidade anunciam apenas o fim da publicação da revista em papel.
Vaticano pede aos media que dêem “notícias justas e precisas” sobre as questões religiosas
A delegação da Santa Sé pediu aos media que não se escondam “atrás da liberdade de expressão como justificação para a discriminação, hostilidade ou violência contra uma religião ou seus membros”. O apelo foi feito durante uma reunião sobre a liberdade de expressão, dinamizada pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que decorreu esta terça-feira em Estrasburgo.
Aprender a falar com feijões
(Re)visto agora, a partir da janela do confinamento, este filme Uma Pastelaria em Tóquio ganha novos sabores, que é como quem diz, entranha-se em nós de uma maneira mais intensa.
VatiVision: nasceu a “Netflix católica” com a benção do Vaticano
Foi lançada esta segunda-feira uma nova plataforma on demand inspirada na Netflix que disponibiliza séries, filmes, documentários e conteúdos “de caráter cultural, artístico e religioso inspirados na mensagem cristã”. Chama-se VatiVision, nasceu de uma iniciativa de duas empresas privadas italianas, e conta com aprovação do Vaticano.
Reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica e refugiados em Moria vencem prémios Sapo
A série de reportagens “Em silêncio”, sobre o tema dos abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal, venceu o prémio de melhor artigo de serviço público dos Prémios Sapo 2020. O anúncio foi feito quinta-feira, 28, durante uma gala virtual, transmitida através da página do Sapo na internet.
“O adeus dos monges da Cartuxa” recebe Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão
“Nas mãos, colocam-lhe um terço. Sob o corpo, uma tábua. Desce à terra e nesta é posta uma cruz de ferro, sem identificação. No claustro do Mosteiro de Scala Coeli, às portas de Évora, o ritual repetiu-se 120 vezes entre os séculos XVII a XIX; houve seis defuntos no século XX e duas cruzes foram acrescentadas nesta era. As últimas.” É desta forma que começa a reportagem “Cartuxa: o adeus dos peregrinos do silêncio, que venceu o Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão.
Rádios católicas assumem papel “absolutamente essencial” em África
Não têm televisão, nem acesso a jornais ou revistas, e muito menos Internet, até porque muitas vezes também não têm luz: há uma parte substancial da população africana para quem o único meio de comunicação social disponível é a rádio. É através das estações de rádio, na sua maioria apoiadas por instituições católicas, que mensagens de prevenção, aulas, missas, catequeses ou peças de teatro chegam a inúmeras comunidades rurais. E se o papel das rádios locais em África já era determinante antes da pandemia de covid-19, agora tornou-se “absolutamente essencial”.
Papa Francisco: as “histórias boas” dão-nos “força para prosseguirmos juntos”
“Para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”. Começa assim a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica assinala a 24 de maio, mas que Francisco publicou a 24 de janeiro, dia da memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e em que parecia já adivinhar a importância que as “histórias boas” teriam nos meses seguintes.
Igrejas evangélicas negam ligação ao partido Chega
Na sequência de uma reportagem publicada na revista Visão desta quinta-feira, onde se refere que o partido Chega, liderado por André Ventura, é apoiado por “lóbis evangélicos”, a Aliança Evangélica Portuguesa (AEP) divulgou um comunicado garantindo que “as igrejas evangélicas não promovem partidos políticos, nem angariam militantes para movimentos desta natureza”.
“Ne nuntium necare” – Não mates o mensageiro
Dar notícias pode ser um factor de risco. Se forem boas, vá lá. Mas se forem más, por exemplo sobre o número de infectados ou de mortes no quadro da covid-19, ou do que as autoridades não andam a fazer, pode dar prisão nalguns dos países com menos apreço pelo trabalho dos jornalistas. Vem aí o dia de os repórteres terem de andar também com Respect escrito na roupa enquanto fazem perguntas?
A poesia é a verdade justa
“A coisa mais antiga de que me lembro é dum quarto em frente do mar dentro do qual estava, poisada em cima duma mesa, uma maçã enorme e vermelha”, escreve Sophia de Mello Breyner na sua Arte Poética III. Foi destas palavras que me lembrei ao ver o filme Poesia do sul coreano Lee Chang-dong, de 2010
Celebrações com o Papa sozinho “sintonizam” com o que as pessoas estão a viver e batem recordes de audiência
O Papa Francisco bate recordes de seguidores nas redes sociais e tem milhões a segui-lo nas eucaristias e grandes celebrações pela internet. Sinais de um tempo, em que a sintonia do discurso com o que se vive também é uma marca decisiva, regista Rita Figueiras.
Diários de quarentena (41): Inspiração para uma fase difícil
Sei que estes tempos têm sido difíceis para algumas pessoas, que não têm sabido lidar bem com o isolamento social. Mas queria mostrar o lado de quem está a lidar bem com isto para inspirar outros a fazer o mesmo e melhorarem o pensamento.
Repressão contra jornalistas aumentou durante a pandemia
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) denunciou esta terça-feira, 21, o aumento da repressão contra os jornalistas em diversos países, na sequência da pandemia de covid-19, nomeadamente na China, que acusam de ter censurado a cobertura mediática do tema, e nos EUA e Brasil, onde referem o incitamento ao ódio contra os jornalistas por parte dos líderes políticos.
Padres cantores brasileiros encantam mais de um milhão nas redes sociais
O que fazem durante a quarentena 40 padres que habitualmente usam a música no seu trabalho de evangelização? Escolhem um tema, cantam-no, cada um na sua casa, e reúnem tudo num videoclipe, que apesar de amador, atingiu um milhão de visualizações e mais de mil comentários em apenas 24 horas.
Diários de quarentena (27): Humor pascal e Jesus Christ Superstar
Com esta pandemia, até Jesus tem de encontrar novas formas de aparecer diante dos seus discípulos. Este ano, todos estão sozinhos em quarentena e ninguém foi ao túmulo, os discípulos não puderam estar juntos, Tomé teve de manter distanciamento social e não pôde tocar nas suas feridas.
O pesadelo da comunicação social em tempos de adversidade
Este é um artigo condenado à nascença. Hoje em dia, fazer críticas à comunicação social ou aos jornalistas é um risco que só os “Trump”, nas suas lastimáveis contradições e populismo alcançado, ousam fazer.
A verdade não é tudo, mas é um bom princípio
O affaire Dreyfus, que abalou a França no final do século XIX, foi um momento provavelmente decisivo, por ser um marco – alguns dizem que um farol – do empenhamento público e político dos intelectuais.
Henri Tincq (1945-2020): referência da informação religiosa francesa e europeia
Jornalista do La Croix e, depois, de Le Monde, Henri Tincq morreu domingo passado, 29 de Março, vítima do novo coronavírus. Tinha 74 anos e, além de autor de dezena e meia de livros sobre questões religiosas, era uma referência da informação na área quer em França quer na Europa, que o jornal protestante La Réforme definiu como “o mais reputado de França” e pessoa de uma fé profunda e “comprometida”.
João Gomes (1934-2020): jornalista, católico e socialista
Foi quando, com um pequeno grupo, criou e dirigiu a revista Actos – Cristãos na Sociedade Nova, entre 1977 e 1979, que João Gomes aliou as suas condições de católico empenhado, jornalista e militante socialista.
O Sétimo Selo 2.0
A pandemia de covid-19 parece ser a nova peste negra da Idade Média. Se antes a Igreja aterrorizava os fiéis com o inferno, agora correm o risco de despersonalização através do isolamento social.