Leitores decisivos para reforço da equipa

Clara Raimundo no 7MARGENS e enviada a Assis

| 21 Set 2022

Clara Raimundo

Clara Raimundo passou a integrar a equipa do 7MARGENS e acompanha A Economia de Francisco, em Assis, até ao próximo sábado. Foto © Rogério Jardim

 

Desde o dia 1 de Setembro, o 7MARGENS passou a contar com o contributo profissional, a tempo inteiro, da jornalista Clara Raimundo. A partir desta quinta-feira, aliás, a Clara será a enviada do jornal ao encontro A Economia de Francisco, que decorre em Assis (Itália) até ao próximo sábado, quando contará com a participação e presença do Papa Francisco, tal como se conta noutro texto publicado esta tarde.

“Depois de dois anos dedicada à área da comunicação institucional e do marketing, confesso que é uma alegria enorme poder regressar àquela que considero ser uma das mais bonitas profissões do mundo, a de jornalista”, diz a Clara, a propósito do seu regresso a esta profissão. “E é um privilégio poder fazê-lo numa publicação como o 7MARGENS, integrando uma equipa de excelência com a qual certamente aprenderei muito, e com uma missão importantíssima: a de ajudar a preencher a lacuna que existe nos media relativamente à cobertura do fenómeno religioso, em Portugal e no mundo.”

Clara Raimundo trabalhou nos últimos dois anos e meio na Signinum, empresa de gestão de património cultural. Antes, esteve nove anos como responsável editorial da editora Goody, coordenando as publicações infanto-juvenis e, durante dois anos, a edição portuguesa de O Meu Papa. No jornalismo, já tinha passado pelas redacções do Público e agência Lusa, além de ter colaborado com o Notícias da Amadora e com o 7MARGENS na fase inicial da publicação.

A possibilidade de termos uma jornalista mais, a tempo inteiro, aspiração que vinha desde o início deste projecto, é também fruto do apoio consolidado dos nossos leitores.

Como o professor de economia Manuel Brandão Alves explicou igualmente noutro texto que publicámos terça-feira, o que vai acontecer em Assis nestes três dias é muito importante nos tempos que correm, quando vemos crescer a pobreza, as desigualdades e graves injustiças, de que são triste sinal fenómenos como o dos 50 milhões de escravos que a Organização Internacional do Trabalho calcula que haja no mundo – tema que também aqui desenvolvemos.

Assim, o facto de termos uma jornalista a acompanhar esta importante iniciativa do Papa – que toca dimensões importantes como a economia, a construção da justiça, a sustentabilidade do planeta e a busca de novos modelos económicos e políticos para o bem comum – traduz também o empenhamento do 7MARGENS em acompanhar acontecimentos importantes nos campos que são o nosso foco, a partir dos lugares onde acontecem as notícias. Já foi isso mesmo que nos levou a acompanhar presencialmente a segunda parte da 11ª assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, é isso que agora nos faz estar em Assis e será o mesmo que nos levará a estar em iniciativas relevantes, sempre que tal seja possível. Também aqui o contributo dos leitores, no incentivo e no apoio financeiro ao jornal, é decisivo para que tal aconteça.

O apoio dos leitores do 7MARGENS é decisivo e assim continuará a ser. É convosco que temos o compromisso de trazer o facto religioso e outros acontecimentos relevantes para a praça pública, é convosco que queremos continuar a contar, esperando oferecer-vos sempre mais e melhor informação.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Assembleia continental europeia do Sínodo

Um bispo, um padre e duas leigas na delegação portuguesa

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Estudo decorre até 2028

A morte sob o olhar do cinema e da filosofia

O projeto “Film-philosophy as a meditation on death” (A filosofia do cinema como meditação sobre a morte), da investigadora portuguesa Susana Viegas, acaba de ser contemplado com uma bolsa de excelência do European Research Council, no valor de um milhão e setecentos mil euros, para um trabalho de equipa de cinco anos.

Normas inconstitucionais

Eutanásia: CEP e Federação Portuguesa pela Vida saúdam decisão do TC

O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC), que declarou inconstitucionais algumas das normas do decreto sobre a legalização da eutanásia. “A decisão do TC vai ao encontro do posicionamento da CEP, que sempre tem afirmado a inconstitucionalidade de qualquer iniciativa legislativa que ponha em causa a vida, nomeadamente a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido”, disse à agência Ecclesia o padre Manuel Barbosa.

O Simão e a oração-menina que lhe apareceu

[Margem 8]

O Simão e a oração-menina que lhe apareceu novidade

O Simão ainda tem o tamanho de menino que consegue caminhar por baixo da mesa de jantar. Inclina um bocadinho a cabeça, risonho, e passa de um lado ao outro com as suas aventuras. Tem os olhos que são todo um convite para o mundo. A vida é atraída por aqueles olhos e vai por ali adentro em torrente, com o entusiasmo de um ribeiro.

Triódio da Quaresma na ortodoxia: celebrar com alegria

Triódio da Quaresma na ortodoxia: celebrar com alegria novidade

Na minha infância este tempo era lúgubre, como um véu de tristeza que tudo cobria, nos rostos dos fiéis, nas decorações, na exaltação do sofrimento. Nunca o compreendi nem me associei até que as amêndoas, doces e o início da primavera me salvavam. Na ortodoxia, a Páscoa celebra-se este ano no dia 16 de Abril de 2023.

Genocídio do povo Yanomami está a mobilizar instituições brasileiras

Igreja Católica solidária

Genocídio do povo Yanomami está a mobilizar instituições brasileiras novidade

O Brasil mobiliza-se para salvar o povo Yanomami e o seu território, abandonado pelos serviços do Estado e atacado pelos garimpeiros e os interesses que estão por detrás deles, nas últimas décadas. O ataque foi tão brutal que as novas autoridades de Brasília já falam em genocídio. O Supremo Tribunal de Justiça, o Presidente brasileiro, o Exército, e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) são algumas das entidades que têm mobilizado esforços, nas últimas semanas, para acudir a uma situação que além de crise humanitária é considerada também “uma tragédia ambiental”.

“Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!”

Francisco no Sudão do Sul

“Por favor, digam ao Papa que só queremos paz!” novidade

As ruas estão mais limpas que nunca, algumas foram alcatroadas, e a uma delas até lhe mudaram o nome: agora chama-se Rua Papa Francisco. A cidade de Juba está a postos para receber aquela que é a primeira viagem de um Pontífice ao mais jovem país do mundo, o Sudão do Sul, e entre os milhares que vão procurando um lugar para ver o Papa passar há um grande desejo comum: o de que esta visita contribua, definitivamente, para a paz.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This