Em Timor-Leste, diocese de Baucau

Cobrança excessiva por certidão de Batismo dá polémica

| 11 Ago 2022

A catedral de Santo António é a sede da diocese de Baucau, Tirmo-Leste. Foto © 2021 Artigos.wiki

A catedral de Santo António é a sede da diocese de Baucau, Timor-Leste. Foto © 2021 Artigos.wiki

 

A Diocese de Baucau, em Timor-Leste, pediu desculpas públicas pela polémica decisão de uma paróquia local de impor uma pesada taxa pela emissão de certidões de baptismo. Em causa estava a decisão da paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Venilale ter decidido cobrar 30 dólares pela emissão de uma certidão de batismo que habitualmente é emitida nas outras paróquias por valores entre os 5 e os 10 dólares.

O comunicado assinado pelo padre Deonisio Soares, vice-chanceler da diocese, referia que a política da paróquia estava “errada”, e que a diocese havia convocado o sacerdote em causa porque “o custo não estava de acordo com o que está a ser aplicado na diocese”. “Portanto, a Diocese de Baucau e o pároco pedem desculpas a todos os paroquianos, especialmente aos paroquianos de Venilale pelo erro”, escreveu ele no comunicado na língua nativa tétum.

Esta questão foi amplamente discutida depois que a Rádio e Televisão de Timor-Leste, a emissora nacional de rádio e televisão, no início desta semana, ter relatado a questão juntamente com as objeções dos paroquianos à política.

O Banco Mundial estima que 42 por cento dos timorenses vivam na pobreza, e o país está classificado em 141º entre 187 países no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas para 2020.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Índia

Carnataca é o décimo Estado a aprovar lei anticonversão

O Estado de Carnataca, no sudoeste da Índia, tornou-se, no passado dia 15 de setembro, o décimo estado daquele país a adotar leis anticonversão no âmbito das quais cristãos e muçulmanos e outras minorias têm sido alvo de duras perseguições, noticiou nesta sexta-feira, 23, o Vatican News, portal de notícias do Vaticano.

Neste sábado, em Lisboa

“Famílias naturais” em convívio contra a ideologia de género

Prometem uma “tarde de convívio e proximidade”, um concerto, diversão e “múltiplas actividades para crianças e adultos: o “Encontro da Família no Parque” decorre esta tarde de sábado, 24 de Setembro, no Parque Eduardo VII (Lisboa), a partir das 15h45, e “pretende demonstrar um apoio incondicional à família natural e pela defesa das crianças”.

Gratuito e universal

Documentário sobre a Laudato Si’ é lançado a 4 de outubro

O filme A Carta (The Letter) será lançado no YouTube Originals no dia 4 de outubro, anunciou, hoje, 21 de setembro, o Movimento Laudato Si’. O documentário relata a história da encíclica Laudato Si’, recolhe depoimentos de vários ativistas do clima e defensores da sustentabilidade do planeta e tem como estrela principal o próprio Papa Francisco.

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco

Terminou o encontro em Assis

Promessa cumprida, pacto assinado, e agora… “esperamos por ti em Lisboa”, Papa Francisco novidade

“Espero por vocês em Assis.” Assim terminava a carta que o Papa escreveu aos jovens em maio de 2019, convidando-os a participar na Economia de Francisco. Apesar de uma pandemia o ter obrigado a adiar dois anos este encontro, e ainda que as dores no joelho o tenham impedido de vir pelo seu próprio pé, Francisco cumpriu a sua promessa, como só os verdadeiros amigos sabem fazer. Este sábado, 24, logo pela manhã, chegou à cidade de Assis para se juntar aos mil participantes do encontro A Economia de Francisco. Escutou atentamente os seus testemunhos e preocupações, deu-lhes os conselhos que só um verdadeiro amigo sabe dar, selou com eles um pacto e até reclamou por não terem trazido cachaça (bem sabemos que é próprio dos amigos rabujar e fazer-nos rir). Mas sobretudo provou-lhes que acredita neles e que é com eles que conta para fazer do mundo um lugar melhor.

Agenda

Fale connosco

Autores