Colômbia: Igreja suspende 15 padres por suspeitas de abuso sexual

Catedral de Bogotá, Colômbia. Foto Jimmy Gómez N/Wikimedia Commons
Após ter recebido uma denúncia de supostos atos de abuso sexual cometidos por padres pertencentes à arquidiocese de Villavicencio, no centro da Colômbia, a hierarquia católica daquele país iniciou um processo de investigação e decidiu suspender, desde já, 15 padres implicados.
Em comunicado divulgado na sexta-feira, 3 de abril, a arquidiocese garantiu que está a seguir “as diretrizes dadas pelo Papa Francisco e pela Conferência Episcopal [Colombiana] de tolerância zero para com os abusos sexuais por parte de clérigos”, noticiou o diário francês La Croix.
A denúncia foi feita por um adulto que terá sido vítima de abuso sexual no passado e que tomou a iniciativa de apresentar queixa depois de ler a obra Dejad que los niños vengan a mi (em português, Deixai vir a mim as criancinhas), publicada em 2019, na qual o jornalista Juan Pablo Barrientos denunciou uma série de casos de presumível abuso sexual por parte de clérigos católicos em várias regiões da Colômbia.
[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]