É o ano de 5782

Começa o Ano Novo judaico

| 5 Set 21

Ano Novo Judaico: detalhe da imagem alusiva às festividades da Comunidade Israelita de Lisboa. Foto: Direitos reservados.

O ano de 5782 começa hoje para o mundo judaico. As festas de Rosh Hashanah, literalmente, a “cabeça do ano”, ou Ano Novo judaico, começam esta noite de segunda-feira, dia 6 de Setembro, e prolongam-se até ao dia 8.

As festividades, que celebram a criação do mundo e do ser humano, são uma ocasião para um balanço espiritual. Faz-se um profundo exame de consciência sobre o que se fez, ou ficou por fazer, no ano que finda e pede-se perdão pelo que se deveria ter feito de outro modo, após o que se definem propósitos para o ano que se inicia.

A maçã e o mel estão habitualmente presentes à mesa das festas de Rosh Hashanah, assim como, entre outros alimentos, a romã. Os judeus pedem que os seus méritos sejam tantos quantos os caroços deste fruto.

 

A votar, a votar!

[Segunda leitura]

A votar, a votar! novidade

“Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro que ouvi isto na passada terça-feira, dia 14 de setembro. Assim mesmo, sem tirar nem pôr, na abertura de um noticiário na rádio: “Começa hoje a campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro”. Juro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Direitos humanos, paz e casa comum: como se reescreve um Papa?

Ensaio

Direitos humanos, paz e casa comum: como se reescreve um Papa? novidade

As intervenções de um Papa na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGONU) aconteceram em cinco momentos da História e resultaram de um estatuto jurídico reconhecido internacionalmente ao líder máximo da Igreja Católica, incomparável quer relativamente aos líderes das outras religiões, quer aos das nações. Isto, por si só, é relevante a nível da política e das relações internacionais.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This