AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Comissão contra abuso de menores sobrestimou número de crianças em casas religiosas na Irlanda

| 30/11/2019

Comissão contra abuso de menores sobrestimou número de crianças em casas religiosas na Irlanda

by | 30 Nov 19 | Estado, Política e Religiões, Igreja Católica, Últimas

Ilustração Christian Seebauer/Wikimedia Commons

 

Mais de dez anos depois do primeiro estudo, a Comissão de Inquérito sobre o Abuso de Crianças na Irlanda diz que o número de crianças que viviam em instituições religiosas eram aproximadamente 42 mil, cerca de um quarto das 170 mil citados no relatório inicial do juiz Sean Ryan.

De acordo com um comunicado publicado no passado dia 25 e citado pelo Crux, a comissão, instituída pelo governo irlandês para averiguar os casos de abuso sexual, admitiu ter sobrestimado o número de crianças que viviam naquelas casas. O organismo descreveu a extensão dos abusos em instituições supervisionadas pelo Estado, mas geridas por 18 congregações religiosas. Os abusos físicos eram comuns e o abuso sexual era endémico em muitas das instituições de crianças do sexo masculino, dirigidas por membros de congregações religiosas. Mais de 1,5 mil milhões de euros já foram pagos como compensação às pessoas que sofreram abusos naquelas instituições.

Num comentário publicado na página da comissão, Sean Ryan diz que “o relatório da comissão publicado em 2009 continha estatísticas extremamente erradas de acordo com o consenso geral de especialistas e intervenientes”. Depois de ter consultado vários investigadores, Ryan admite que “o número apresentado no relatório não está correto.” “Parece que o total verificado no relatório foi obtido a partir da soma dos números anuais para a população nas instituições, mas isso não levou em conta o facto de que as crianças eram contadas em cada ano de detenção”, afirma Ryan, citado pela mesma fonte.

[related_posts_by_tax format=”thumbnails” image_size=”medium” posts_per_page=”3″ title=”Artigos relacionados” exclude_terms=”49,193,194″]

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Tinha 73 anos

[Olhar de teóloga]

Tinha 73 anos novidade

Decidi que, sempre que, infelizmente, escrever sobre o suicídio de um padre, vou intitular o artigo com a idade daquele que não encontrou outra saída.
Bernard Card, da diocese de Dijon, em França, suicidou-se na casa paroquial. Ao que parece, era um padre activo, envolvido em várias atividades diocesanas e de trato fácil e próximo. [Texto de Cristina Inogés Sanz]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas

[Entre o quadro e o mundo (32)]

Menos grelhas para preencher, mais pensamento em conjunto? O desafio da colaboração nas escolas novidade

Ter reuniões marcadas, tempo reservado nos horários e instrumentos para registar o trabalho conjunto não significa necessariamente que exista colaboração entre professores. No novo episódio do podcast “Entre o Quadro e o Mundo”, Luís Francisco Marques questiona uma escola cada vez mais capaz de organizar e medir o que é feito por todos, mas nem sempre capaz de criar uma cultura em que os professores pensem verdadeiramente em conjunto.

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

Evocação

Pai Telmo: homem de testemunho eloquente

A morte e a noite caíram sobre nós demasiado depressa com a notícia do falecimento de Pai Telmo. Os seus 100 anos foram um sopro veloz que não deixou ninguém indiferente e a sua dedicação à Igreja dos mais pobres uma brisa que suavizou muitas dores. [Texto de padre José Alfredo].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.