Mensagem para o Dia da Mãe

Comissão Episcopal do Laicado e Família evoca as mulheres mais vulneráveis

| 3 Mai 2024

© UNICEFEl Baba Mulher deslocada com quatro crianças em uma tenda na Universidade Aberta de Al-Quds, na Faixa de Gaza

Mulher deslocada com os filhos numa tenda, na Universidade Aberta de Al-Quds, Faixa de Gaza. A Comissão Episcopal do Laicado e Família evoca com especial solidariedade o papel das mães que vivem em zonas de conflito armado. Foto © UNICEF/El Baba 

 

Todas as mães devem ser ajudadas, e em particular as mais vulneráveis. É esta a ênfase dada pela Comissão Episcopal do Laicado e Família, numa mensagem enviada ao 7MARGENS por ocasião do Dia da Mãe, que se celebrará neste domingo, 5.

“Todas as Mães têm direito ao apoio de todos. Se tivéssemos que sublinhar o acréscimo de apoio a algumas Mães, evidenciaríamos as mais pobres, as mais sós, aquelas que têm de ser mãe e pai”, refere a mensagem. “Celebrar o Dia da Mãe, no mês de maio, mês das flores e do coração, é lembrar Maria, aquela que acolheu sempre as preces de todas as Mães sofridas pelos desgostos da vida – dias de sal – ou exultantes pelas alegrias que ao longo do caminho surgem como flores de Esperança – dias de sol”, acrescenta ainda a missiva.

“Como não admirar as Mães que tiveram de enfrentar todas as dificuldades sem a presença responsável e comprometida dos Pais? Como não valorizar as Mães que por adoção deram vida por filhos não biológicos, mas de coração? Como não exaltar a heroicidade das Mães que pela morte de seu cônjuge ou companheiro, enfrentaram na solidão a criação e educação dos seus filhos?”, questiona este órgão.

Também é sublinhado e evocado com especial solidariedade o papel das mães que vivem em zonas de conflito armado, em campos de refugiados, em migrações forçadas ou em luto perpétuo por perdas irreparáveis de filhos.

A nível nacional, “ao celebrarmos os cinquenta anos da “Revolução dos Cravos”, com todas a Mães crentes, agradecemos a Deus, por meio da Mãe de Jesus, pelo Dom da Paz que continuamos a experimentar no nosso País. Que as Mães renovem nos corações valores de respeito, tolerância e Paz, e que nos demostrem pelo seu exemplo e afeto que todos somos filhos, portanto, irmãos. Que prossigam na defesa da dignidade de cada Ser Humano na riqueza das suas diferenças e na diversidade das suas raças, culturas, credos e talentos”, apela a Comissão.

A mensagem termina com um novo agradecimento a todas as Mães e um pedido de apoio espiritual. “Pedimos à Mãe das Mães a sua intercessão a fim de as auxiliar na grandeza da sua Missão e para que em todos os filhos desperte a correspondência do reconhecimento e do compromisso no Bem das suas extremosas Mães”.

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This