Invasão russa da Ucrânia

Comissão Europeia propõe sanções contra patriarca Cirilo

| 4 Mai 2022

Putin e o patriarca Cirilo, no Kremlin, em novembro de 2021. Kremlin.ru, CC BY 4.0 , via Wikimedia Commons.

Putin e o patriarca Cirilo, no Kremlin, em novembro de 2021. Foto © Wikimedia Commons.

 

A Comissão Europeia (CE) vai propor colocar o Patriarca de Moscovo e de Todas as Rússias, Cirilo, na lista das personalidades alvo de sanções por parte da União Europeia. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 4 de maio, pela Catholic News Agency, citando a Agência France Presse (AFP).

No documento obtido pela AFP, o Patriarca Cirilo era descrito como “um aliado de longa data do Presidente Vladimir Putin que se tornou um dos principais apoiantes da agressão militar russa contra a Ucrânia”. Cirilo estava acompanhado por 57 outros novos nomes de apoiantes de Putin que a CE propõe integrar na lista de mais de mil indivíduos que já foram alvo de sanções por parte da União Europeia (UE).

A Europa tem congelado os bens pertencentes às pessoas alvo das sanções, bem como impedido estas de viajar para o espaço europeu, mas tal decisão necessita da aprovação dos 27 Estados-membros da UE. Em abril, reagindo à hipótese de o Patriarca Cirilo ser incluído na lista de sanções, um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa, Vladimir Legoyda, disse: “A imposição de sanções a um líder religioso é um absurdo, é algo contra o bom senso.”

A Igreja Ortodoxa Russa congrega cerca de 150 milhões de membros, representando mais da metade dos cristãos ortodoxos do mundo inteiro. O Patriarca Cirilo, de Moscovo e de Todas as Rússias, tem apoiado de forma incondicional a invasão da Ucrânia pelo exército russo [ver 7MARGENS].

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

"Nada cristãs"

Ministro russo repudia declarações do Papa

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, descreveu como “nada cristãs” as afirmações do Papa Francisco nas quais denunciou a “crueldade russa”, especialmente a dos chechenos, em relação aos ucranianos. Lavrov falava durante uma conferência de imprensa, esta quinta-feira, 1 de dezembro, e referia-se à entrevista que Francisco deu recentemente à revista America – The Jesuit Review.

À espera

[Os dias da semana]

À espera novidade

Quase todos se apresentam voltados para o sítio onde estão Maria e José, que têm, mais por perto, a companhia de um burro e de uma vaca. Todos esperam. Ao centro, a manjedoura em que, em breve, será colocado o recém-nascido. É tempo agora de preparar a sua chegada, esse imenso acontecimento, afinal de todas as horas.

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas

Novo cargo no Vaticano

Bispo Carlos Azevedo passa da Cultura para as Ciências Históricas novidade

O bispo português Carlos Azevedo foi nomeado neste sábado para o lugar de delegado (“número dois”) do Comité Pontifício para as Ciências Históricas, deixando o cargo equivalente que desempenhava no Dicastério para a Cultura e a Educação, da Santa Sé, que há poucas semanas passou a ser dirigido pelo também português cardeal José Tolentino Mendonça.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This