Abusos sexuais desde 1950

Comissão neozelandesa validou 1680 denúncias

| 1 Fev 2022

O cardeal John Dew, numa foto da sua página de Facebook.

 

Mais de um milhar de neozelandeses apresentaram 1.680 denúncias de abusos contra padres, freiras, frades e leigos. As queixas referem-se ao período entre 1950 e os dias de hoje e os queixosos nomearam de modo explícito 592 abusadores, refere o relatório do grupo de trabalhoTe Rōpū Tautoko entregue esta terça-feira, dia 1 de fevereiro, à Conferência dos Bispos Católicos da Nova Zelândia (CBCNZ).

A informação pode ser lida no sítio oficial da CBCNZ e avança que “quase metade dos abusos relatados envolveu danos sexuais. As décadas de 1960 e 1970 foram as décadas com mais abusos relatados, sendo 75% datados antes de 1990”.

O grupo de peritos Te Rōpū Tautoko foi nomeado pela CBCNZ para investigar os casos de abusos no âmbito religioso e para coordenar o relacionamento entre a Igreja Católica e a comissão governamental, criada em 2018, para investigar os abusos sexuais ocorridos no país nas últimas décadas. Os resultados da investigação agora tornada pública foram fornecidos à comissão governamental. A definição de abuso utilizada pelo Te Rōpū Tautoko é a instituída pela comissão do Governo e inclui “relatos de abuso sexual, físico, emocional, psicológico e de negligência”.

O cardeal John Dew, presidente da CBCNZ, declarou que estas estatísticas eram “horríveis” e constituíam “algo de que [a Igreja se envergonha] profundamente”.

Das 1.680 denúncias validadas, 1.350 envolviam crianças, 164 adultos e 167 pessoas com idade que a investigação não conseguiu determinar. Quase metade das queixas dizem respeito a relatos de abuso sexual contra uma criança. Do total, 687 dizem respeito a estabelecimentos de ensino, 425 a acolhimento residencial, 228 a freguesias e 122 a outras localidades. Outros 219 tiveram lugar em locais não identificados.

 

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This