Carta segue nos próximos dias

Comissão pede apoio aos municípios para chegar mais perto de vítimas de abusos

| 4 Fev 2022

O pedopsiquiatra Pedro Strecht pretende que o estudo abranja as zonas de maior exclusão social, cultural e económica. Foto: Direitos reservados.

 

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica em Portugal vai escrever a cada um dos 308 municípios portugueses apelando a que eles divulguem formas de fazer passar a mensagem de forma mais eficaz, para chegar mais perto de eventuais vítimas de abuso que não estejam tão à vontade no manejo de tecnologias. A informação foi dada ao 7MARGENS, em primeira mão, pelo coordenador da Comissão, o pedopsiquiatra Pedro Strecht.

“O número de inquéritos preenchidos online e validados [pela Comissão] continua a aumentar, tal como os depoimentos telefónicos e presenciais, mas eles dizem respeito à população diferenciada que usa e domina tecnologias e está mais em centros urbanos”, afirma Strecht. Por isso, os membros da Comissão, que começou a trabalhar há um mês, perguntaram-se: “Como chegar às zonas de maior exclusão social, cultural e económica?”

Este organismo independente, formado a convite da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), decidiu então apelar aos municípios portugueses para que accionassem outras formas de divulgação deste trabalho. Daqui a dias seguirá uma carta para cada câmara municipal, acompanhada de um cartaz onde estão indicados os contactos da Comissão, ao mesmo tempo que será feito um apelo à imprensa e rádios locais, estruturas, instituições, juntas de freguesia, colectividades recreativas e culturais.

A Comissão conseguiu também, depois de ultrapassar “uma enorme burocracia exigida”, ter ao dispor um apartado para as pessoas que queiram escrever dando o seu testemunho através de correio postal. Trata-se do

CE Comissão Independente
Apartado 012079
EC Picoas
1061-011 Lisboa.

No final da primeira semana de trabalho, a Comissão tinha já recolhido uma centena de testemunhos validados. A partir daí, tendo em conta que no inquérito se pergunta se a pessoa conhece outras eventuais vítimas ou casos, cada testemunho pode trazer à luz vários casos. Pedro Strecht prefere, por isso, não dizer um total, que pode neste momento pecar por defeito ou por exagero. Mas acredita que já não será possível “ninguém duvidar da importância deste estudo pioneiro”.

 

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos

Relatório da ONU alerta

Sida: 60% das crianças entre os 5 e os 14 anos sem acesso a tratamentos novidade

O mais recente relatório da ONUSIDA, divulgado esta terça-feira, 29 de novembro,  é perentório: “o mundo continua a falhar à infância” na resposta contra a doença. No final de 2021, 800 mil crianças com VIH não recebiam qualquer tratamento. Entre os cinco e os 14 anos, apenas 40% tiveram acesso a medicamentos para a supressão viral. A boa notícia é que as mortes por sida caíram 5,79% face a 2020, mas a taxa de mortalidade observada entre as crianças é particularmente alarmante.

Gracia Nasi, judia e “marrana”

Documentário na RTP2

Gracia Nasi, judia e “marrana” novidade

Nascida em Portugal em 1510, com o nome cristão de Beatriz de Luna, Gracia Nasi pertencia a uma uma família de cristãos-novos expulsa de Castela. Viúva aos 25 anos, herdeira de um império cobiçado, Gracia revelar-se-ia exímia gestora de negócios. A sua personalidade e o destino de outros 100 mil judeus sefarditas, expulsos de Portugal, são o foco do documentário Sefarad: Gracia Nasi (RTP2, 30/11, 23h20).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Bahrein

Descoberto mosteiro cristão sob as ruínas de uma mesquita

Há quem diga que este é o “primeiro fruto milagroso” da viagem apostólica que o Papa Francisco fez ao Bahrein, no início de novembro. Na verdade, resulta de três anos de trabalho de uma equipa de arqueólogos locais e britânicos, que acaba de descobrir, sob as ruínas de uma antiga mesquita, partes de um ainda mais antigo mosteiro cristão.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This