Como árvores desfolhadas

| 3 Out 2022

árvores, natureza, pessoas, sombras

Foto © Masha Raymers/Pexels

Um dia destes, alguém chamou a minha atenção para as duas árvores defronte à minha casa. Duas árvores da mesma natureza; mas enquanto uma delas estava coberta de folhas, a outra estava desfolhada.

A segunda, já sem folhas, estava mais exposta, mais vulnerável, mais triste, mas apesar de tudo, viam-se pequenos e viçosos rebentos verdes a brotar nela.

Além das mudanças a que as árvores ficam sujeitas ao atravessarem as quatro estações do ano, era notório que esta árvore tinha passado por algo que a deixou doente, quase à morte.

Este cenário levou-me às muitas mães que neste momento estão a ver os seus filhos a serem levados para a frente do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, servindo eles de “carne para canhão”, como se diz.

Mas não só estas mães inundaram o meu pensamento. Também aquelas que no Paquistão viram as suas crianças sucumbindo nas grandes cheias provocadas pelas monções e as que sobreviveram a esta catástrofe agora morrem de malária.

Ainda pensei nas muitas mães cristãs que tanto são esquecidas e que, em países onde há perseguição religiosa, veem os seus filhos a serem mortos ou arrancados dos seus braços para não serem educados nos princípios cristãos.

Como árvores desfolhadas são todas estas mães. Mães desfilhadas! Certamente as suas almas ficam expostas e vulneráveis pelo sofrimento; um vazio profundo abate-se sobre elas, os seus rostos são tristes, e os corações doentes e toldados pela sombra da morte e da lembrança da despedida angustiante em que viram pela última vez os seus filhos.

Ousaria dizer que muitos de nós, neste momento, ao tomarmos conhecimento destas histórias, enquadrámo-nos na primeira árvore que não está desfolhada. Mas é tão importante não esquecermos o nosso próximo que está bem ao nosso lado! Semelhante a nós, da mesma natureza, mas sujeito a circunstâncias penosas, sofre a perda dos seus mais queridos. Hoje, são estas mães, amanhã poderemos ser nós, e certamente não gostaríamos de ser esquecidos. Quando não esquecemos somos impelidos a fazer alguma coisa, e quando não conseguimos chegar perto delas, o cristão tem algo poderoso e eficaz, algo que não tem barreiras nem medidas: a oração. Oração por conforto e consolo divino para estas mães desfilhadas. Oração dirigida ao Pai do Céu que tem o consolo certo porque também conheceu a mesma dor quando o Seu Filho Jesus Cristo morreu numa cruz.

Acredito e desejo profundamente que à semelhança daqueles pequenos e viçosos rebentos que brotam da árvore que recupera de uma grande perda, um dia, pouco a pouco, na vida destas mulheres e mães surja um novo tempo, uma nova estação, uma nova roupagem que revelará que se reergueram mais fortes, mais sábias e mais belas.

Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.” (Bíblia, Livro de Job 14: 7))

 

Isabel Ricardo Pereira é missionária evangélica; contacto: isabeljose@sapo.pt

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja

Dois dias de reunião com o Papa

Conselho de cardeais quer “contribuição das mulheres” sobre a dimensão feminina da Igreja novidade

O conselho dos nove cardeais reunidos esta semana com o Papa Francisco debruçou-se sobre a “dimensão feminina da Igreja” e sublinhou a necessidade de sobre este tema “ouvir, também e sobretudo, cada comunidade cristã, para que os processos de reflexão e de tomada de decisão possam beneficiar da contribuição insubstituível das mulheres”. A informação foi divulgada através de um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé publicado no dia 6 de dezembro.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal

Aberta a todos

Perto de Alenquer, está a ser preparada uma “festa inter-espiritual” de Natal novidade

O Santuário e Centro de Retiros Dewachen, na Aldeia Galega da Merceana (Alenquer), vai assinalar o Natal com uma “festa inter-espiritual”. Nesta celebração, que está agendada para o dia 16 de dezembro, praticantes de várias tradições espirituais “apresentarão as suas sabedorias tradicionais e orientarão práticas meditativas que permitirão um melhor conhecimento, teórico-prático, da riqueza, singularidade e convergência” dessas mesmas tradições. Também haverá música, almoço partilhado, a apresentação de um livro e uma mostra de produtos locais.

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos

Comunidade cristã ameaçada

Confrontos étnicos intensificam-se em Manipur e fazem mais 13 mortos novidade

Pelo menos 13 pessoas foram mortas num tiroteio entre dois grupos armados no nordeste do estado de Manipur (Índia), assolado ao longo dos últimos sete meses por episódios de violência étnica e religiosa. O tiroteio aconteceu no início desta semana, mas desde maio que os confrontos se sucedem, tendo já feito, ao todo, mais de 180 vítimas mortais e 40 mil deslocados. A comunidade cristã tem sido particularmente visada, com mais de 350 igrejas arrasadas e sete mil casas destruídas.

A força do Verbo

A força do Verbo novidade

O texto joanino diz-nos: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Evangelho de João 1:1-4). (José Brissos-Lino)

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This