Podcast 7 Céus

Como é pequeno o homem perante Alá!

| 24 Jun 2023

Neste novo episódio do podcast 7 Céus, publicado dois dias após ter sido assinalado o Dia da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso (22 de junho), e a três dias de os muçulmanos celebrarem o Dia de Arafah (27 de junho), escutamos uma oração da tradição islâmica, oriunda da Argélia.

O Dia da Liberdade Religiosa e do Diálogo Inter-Religioso foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia da República, em 2019, após uma proposta conjunta da Comissão da Liberdade Religiosa e do Alto Comissariado para as Migrações, onde referiam que “a liberdade religiosa é um elemento fundamental para a existência de verdadeira dignidade na condição humana e para a concretização dos direitos humanos”.

O Dia de Arafah é considerado pelos muçulmanos “o melhor dia de todo o ano”, assinalando a data em que a sua religião foi aperfeiçoada. Todos aqueles que jejuarem neste dia obtêm o perdão pelos pecados cometidos no ano anterior e pelos que venham a ser cometidos no ano seguinte.

Homem caminha no deserto do Sahara. Foto © Dmitry Pichughin

“Como é pequeno o homem perante Alá! / Pequeno quando está de pé. / Pequeno quando caminha. / Pequeno quando trabalha. / A matéria domina-o.” Foto © Dmitry Pichughin.

 

O podcast 7 Céus é editado pelo jornal digital 7MARGENS.

VOZES: Clara Raimundo (introdução), Gonçalo Rodrigues (oração)

ORAÇÃO: “Como é pequeno o homem perante Alá!”, oriunda da Argélia

Todos os textos lidos neste podcast foram publicados no livro “A Oração dos Homens – Uma Antologia das Tradições Espirituais”, com apresentação, seleção e tradução de Armando Silva Carvalho e José Tolentino Mendonça, editado pela Porto Editora/Assírio & Alvim (2006), que autorizou ao 7MARGENS a reprodução dos mesmos.

MÚSICAS:

O mar, do álbum Ao Teu Sopro – grupo Laetare (Introdução)

Oriental Meditation · Oriental New Age Lounge · Marco Rinaldo – ℗ 2023 Mat Music Productions (Oração)

IMAGEM: Direitos reservados.

O 7MARGENS vive exclusivamente do apoio dos leitores.
Faça um donativohttps://setemargens.com/apoie-o-7-margens/
Inscreva-se para receber a nossa newsletter: https://bit.ly/3qH8gYv
Sugira a uma pessoa amiga que subscreva a nossa newsletter:
 https://bit.ly/3qH8gYv
Partilhe os nossos textos na sua página de Facebook, Instagram ou Twitter.
Escreva-nos
setemargens@setemargens.com

 

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão

Ataques sucedem-se

Há uma “nova vaga de terror contra os cristãos” no Paquistão novidade

O recente ataque a um cristão falsamente acusado de ter queimado páginas do Corão, por uma multidão muçulmana enfurecida, no Paquistão, desencadeou “uma nova vaga de terror” contra a minoria religiosa no país. Depois deste incidente, que aconteceu no passado sábado, 25 de maio, já foram registados outros dois ataques devido a alegados atos de “blasfémia” por parte de cristãos.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

A memória presente em pequenas tábuas

Museu Abade de Baçal

A memória presente em pequenas tábuas novidade

“Segundo uma Promessa” é o título da exposição inaugurada a 18 de maio no Museu Abade de Baçal, em Bragança, e composta por uma centena de pequenos ex-votos, registados em tábuas, que descrevem o autor e o recetor de vários milagres, ao longo dos séculos XVIII e XIX. “O museu tem a obrigação de divulgar e de mostrar ao público algum do património que está disperso pela diocese de Bragança-Miranda”, disse ao 7MONTES Jorge Costa, diretor do museu.

A cor do racismo

A cor do racismo novidade

O que espero de todos é que nos tornemos cada vez mais gente de bem. O que espero dos que tolamente se afirmam como “portugueses de bem” é que se deem conta do ridículo e da pobreza de espírito que ostentam. E que não se armem em cristãos, porque o Cristianismo está nas antípodas das ideias perigosas que propõem.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This