Como uma casa pintada se pode confundir com o acto de pintar uma casa

| 9 Ago 2023

bispo Américo Aguiar, fotografado na sede da Fundação JMJ, 1.6.2023.. Foto © António Marujo

 Américo Aguiar, fotografado na sede da Fundação JMJ, 2023.06.01. Foto © António Marujo

 

Não conheço D. Américo Aguiar, nem sequer nunca privei com ele. A seu favor tenho dois argumentos: a minha plena crença na inteligência e no ministério do Papa Francisco, que agora o nomeou cardeal e a afirmação proferida pelo próprio de que a JMJ só teria sentido se depois tudo for diferente.

Neste tempo especial em que ocorreu a JMJ, surgiu uma pretensa polémica que nos quer desviar o olhar do essencial.

Afinal o que se pretende com a JMJ? Dar uma pintura na nossa casa ou habitar uma casa pintada?

Obviamente que dar uma pintadela provoca um imediato impacto visível e agradável; implica a aplicação de tinta com a superficialidade de um gesto, a manifestação pública de uma cor, a centralidade do epidérmico, o protagonismo evidente dos pintores…

Porém viver numa casa pintada é um desafio bem maior: consiste em construir um local que tendo, no mínimo, a mesma beleza exterior, seja o local onde se deseja e se quer viver. E nesta obra não há lugar para canalizações não renovadas, tolerância para fragilidades na impermeabilização, despreocupação com a excelência térmica, pavimentos menos sólidos, portas de abertura difícil (mesmo se robustas), omissão de garantias dinâmicas que preservem a construção – enfim, um processo de construção que conduza a uma casa em que nós e os outros desejamos habitar!

Aqui precisamos de estucadores, canalizadores, ladrilhadores, electricistas, engenheiros e arquitectos que assegurem a qualidade da obra. Estes até podem ser de outras empresas, desde que construam a casa idealizada pelo proprietário. E se a excelência for palpável talvez decidam mudar e habitar uma casa que nunca viram ou sonharam! Obviamente que a pintura só se faz sob orientação expressa ou implícita do pintor… e a qualidade das tintas e dos processos de construção já foram o factor decisivo para escolher o pintor.

Na complexidade da construção e para edificação do produto final contribuíram pessoas que não faziam parte da empresa de pintura, mas emprestaram ao proprietário os seus talentos.

O proprietário não se sentiu ameaçado: ele até sabia do ofício e poderia ter usado recursos próprios; mas ficou contente com a colaboração de outros que, usando métodos eficazes, contribuíram para o seu projecto.

Não precisa de advogados para defender a excelência da sua firma: ele já sabe que a muitos colaboradores a quem tem dado trabalho foram ineficazes. Facilmente se desculparam com a conjuntura, a fraca qualidade dos novos materiais, o desempenho medíocre dos colegas, num processo de transferência psíquica que facilmente recorre ao saudosismo do passado, mesmo se confrontados com o abandono sistemático da casa que realmente tem condições de habitabilidade mais precárias.

É que dar uma pintadela epidérmica ou fazê-la sem qualidade já não cativa…

Deixemo-nos então de remendos superficiais, empacotados em embrulhos vistosos que só deslumbram incautos!

A urgência da casa pintada implica que juntos, na diversidade, nos empenhemos na construção! Sob grave pena de aumentar o número, já imenso, dos sem abrigo!

Obrigado, cardeal Américo, por nos lembrar enfaticamente que é preciso criar condições para encontrar Cristo Vivo…e se construirmos a Sua Casa, é a Sua presença na Casa que a todos nós seduzirá!

 

Luís Parente Martins é médico cardiologista, membro do Departamento de relações ecuménicas e inter-religiosas do Patriarcado de Lisboa e co-responsável do diálogo ecuménico do Movimento dos Focolares.

 

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida

Financiamento (e vidas) em risco

Bispos dos EUA instam Congresso a apoiar programa global de luta contra a sida novidade

No momento em que se assinala o 35º Dia Mundial de Luta Contra a Sida (esta sexta-feira, 1 de dezembro), desentendimentos entre republicanos e democratas nos Estados Unidos da América ameaçam a manutenção do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Sida (PEPFAR), que tem sido um dos principais financiadores do combate à propagação do VIH em países com poucos recursos. Alarmados, os bispos norte-americanos apelam aos legisladores que assegurem que este programa – que terá já salvo 25 milhões de vidas – pode continuar.

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa

Para grandes males do Planeta, grandes remédios do Papa novidade

Além das “indispensáveis decisões políticas”, o Papa propõe “uma mudança generalizada do estilo de vida irresponsável ligado ao modelo ocidental”, o que teria um impacto significativo a longo prazo. É preciso “mudar os hábitos pessoais, familiares e comunitários”. É necessário escapar a uma vida totalmente capturada pelo imaginário consumista.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

“Em cada oportunidade, estás tu”

Ajuda em Ação lança campanha para promover projetos de educação e emprego

“Em cada oportunidade, estás tu” é o mote da nova campanha de Natal da fundação Ajuda em Ação, que apela a que todos os portugueses ofereçam “de presente” uma oportunidade a quem, devido ao seu contexto de vulnerabilidade social, nunca a alcançou. Os donativos recebidos revertem para apoiar os programas de educação, empregabilidade jovem e empreendedorismo feminino da organização.

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza

O apelo de Guterres

Não desviemos o olhar da “catástrofe humanitária épica” em Gaza novidade

A ajuda que as agências da ONU estão a dar aos palestinianos da Faixa de Gaza, perante aquilo que o secretário-geral considera uma “gigantesca catástrofe humanitária”, é manifestamente inadequada, porque insuficiente. A advertência chega de António Guterres, e foi proferida em plena reunião do Conselho de Segurança, que ocorreu esta quarta feira, 29, no tradicional Dia de Solidariedade com o Povo Palestiniano.

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses

Em audiência no Vaticano

“Não deixeis que nada se perca da JMJ”, pediu o Papa aos portugueses novidade

O Papa não se cansa de agradecer pela Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa no passado mês de agosto, e esta quinta-feira, 30, em que recebeu em audiência uma delegação de portugueses que estiveram envolvidos na sua organização, “obrigado” foi a palavra que mais repetiu. “Obrigado. Obrigado pelo que fizeram. Obrigado por toda esta estrutura que vocês ofereceram para que a Jornada da Juventude fosse o que foi”, afirmou. Mas também fez um apelo a todos: “não deixeis que nada se perca daquela JMJ que nasceu, cresceu, floriu e frutificou nas vossas mãos”.

O funeral da mãe do meu amigo

O funeral da mãe do meu amigo novidade

O que dizer a um amigo no enterro da sua mãe? Talvez opte por ignorar as palavras e me fique pelo abraço apertado. Ou talvez o abraço com palavras, sim, porque haveria de escolher um ou outro? Os dois. Não é possível que ainda não tenha sido descoberta a palavra certa para se dizer a um amigo no dia da morte da sua mãe. Qual será? Porque é que todas as palavras parecem estúpidas em dias de funeral? 

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This