AGENDA

SOBRE NÓS

ASSINAR

APOIAR

Via-sacra da comunidade universitária de Coimbra, em março de 2024. Foto CUMN
Momento da via-sacra realizada pela comunidade universitária de Coimbra em março de 2024. Foto © CUMN

Esta quarta, em Coimbra

Comunidade universitária percorre “caminho para a Paz” numa via-sacra que une arte e espiritualidade

| 17/03/2026

A cidade de Coimbra prepara-se para acolher nesta quarta-feira, dia 18 de março, uma via-sacra especialmente dedicada à comunidade académica. Sob o mote “Caminho para a Paz”, a iniciativa resulta de uma parceria entre o Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES) e o Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN), propondo uma reflexão sobre os conflitos da atualidade através de uma linguagem artística e contemporânea.

Tal como em qualquer via-sacra, o objetivo será acompanhar os passos de Jesus no seu caminho para a cruz, mas neste caso esse percurso será feito em diálogo direto com os dramas contemporâneos que motivam guerras e divisões no mundo, adianta a organização em comunicado enviado ao 7MARGENS.

De acordo com o padre Nuno Fileno, capelão da Universidade de Coimbra e diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), os participantes serão confrontados, ao longo das várias estações, com “palcos de discórdia global”. Através de manifestações artísticas como a música, o teatro, a dança e a pintura, tais palcos trarão um “realismo pastoral” à contemplação da cruz, “aproximando o evento salvador do tempo presente”.

O capelão universitário explica ainda que as diferentes artes foram convocadas para dar foco ao “contraste positivo da dádiva no contexto atual de polarizações e guerras, que tendem a obscurecer o amor e a colocar a fé em crise”.

A via-sacra terá início às 21h15, com o ponto de encontro marcado junto ao CUMN. O itinerário percorrerá as principais artérias da Alta de Coimbra, estando prevista a entrada em algumas das igrejas mais icónicas da cidade, e termina nas instalações do IUJP.

Com o percurso a unir fisicamente os dois centros universitários da cidade, a organização “quer incentivar a criação de pontes, que reforcem o diálogo entre pessoas e comunidades, de modo a traduzir melhor o fruto redentor da cruz”, conclui o padre Nuno Filomeno.

 

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Das cantigas de amigo à vinha

[Metáforas vivas]

Das cantigas de amigo à vinha novidade

Este texto corresponde à homilia de domingo, 4 de outubro, [domingo xxvii do tempo comum ― a ― 2026; 1º dia da semana da educação cristã; 800 anos da morte de S. Francisco], proferida pelo padre Joaquim Félix na igreja de S. Paulo, do Seminário Conciliar de Braga.

Jesus salva-nos de nós mesmos

[Entre Margens]

Jesus salva-nos de nós mesmos novidade

Uma das mais profundas obras de salvação realizadas por Jesus consiste em libertar-nos não apenas do pecado e da morte, mas também das falsas imagens que construímos acerca de Deus. Muitas vezes, consciente ou inconscientemente, projectamos sobre Deus os nossos medos, inseguranças e formas humanas de exercer o poder. [Texto de Vítor Rafael].

7MARGENS é um jornal digital
de Religiões, Espiritualidades e Culturas

Propriedade de Associação Porta 18 [ACSFL]
R. da Páscoa, 12 – R/C Dtº – 1250-179 Lisboa | NIPC: 514 876 905
Redação Lisboa: Largo da Luz, 11, 1600-764 LISBOA
IBAN: PT50 0035 0675 0004 6941 7308 1 (CGD)

O 7MARGENS aceita e incentiva a colaboração escrita, em vídeo ou audio dos seus leitores.
Reserva-se o direito de os difundir ou não e aconselha que os textos não excedam os 4.000 caracteres.

Pin It on Pinterest

Share This