Obras renascentistas

Concertos de música coral em Lisboa

| 15 Jul 2023

Coro dos Amigos do Conservatório Nacional junta-se a Joana Bagulho (cravo), Filipa Gonçalves (violoncelo) e Francisco Pinheiro (tenor) para dois concertos dirigidos pelo maestro Luís Lopes Cardoso. Foto retirada do Facebook do CACN.

Coro dos Amigos do Conservatório Nacional junta-se a Joana Bagulho (cravo), Filipa Gonçalves (violoncelo) e Francisco Pinheiro (tenor) para dois concertos dirigidos pelo maestro Luís Lopes Cardoso. Foto retirada do Facebook do CACN.

 

Obras de música coral renascentista dos séculos XVI e XVII dão o mote para dois concertos em Lisboa, dirigidos pelo maestro Luís Lopes, com o Coro dos Amigos do Conservatório Nacional, o tenor Francisco Pinheiro, a cravista Joana Bagulho e Filipa Gonçalves no violoncelo. 

O programa é centrado em composições de William Byrd e Heinrich Schütz, com uma peça de John Dowland, para tenor e cravo, e outra de Frescobaldi, em cravo.

William Byrd (c. 1539-1623) foi um católico praticante na corte anglicana de Isabel I. Num tempo em que o catolicismo era tolerado pela rainha inglesa, Byrd trabalhou sempre para a Igreja Anglicana. Os seus trabalhos mais sublimes foram em latim para a Igreja Católica, numa época na qual Isabel I permitiu que a música religiosa em latim pudesse ser cantada em locais de ensino. Byrd estudou com Thomas Tallis, tornando-se mais tarde seu parceiro. 

Já Heinrich Schütz (1585-1672) é considerado o mais importante compositor alemão antes de Bach e também considerado um dos mais importantes compositores do século XVII. Iniciou a sua carreira musical em criança no coro de Maurício de Hesse-Kassel. Mais tarde, o seu patrono matriculou-o na Universidade de Marburgo, tendo, depois, ido estudar com Giovanni Gabrieli, em Itália. Regressou em 1613, e introduziu importantes inovações no vocabulário musical da Alemanha. 

O primeiro concerto é já este domingo, dia 16, na Igreja de Campolide, às 17h00, o segundo no sábado, 22, também às 17h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (ao Rato).

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres

Uma religiosa e duas leigas

Reunião do Conselho dos Cardeais com o Papa voltou a contar com três mulheres novidade

Pela quarta vez consecutiva, o papel das mulheres na Igreja voltou a estar no centro dos trabalhos do Papa e do seu Conselho de Cardeais – conhecido como C9 -, que se reuniu no Vaticano nos últimos dois dias, 17 e 18 de junho. Tratou-se de uma reflexão não apenas sobre as mulheres, mas com as mulheres, dado que – tal como nas reuniões anteriores – estiveram presentes três elementos femininos naquele que habitualmente era um encontro reservado aos prelados.

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem

Reunida em Seminário Internacional

Liga Operária Católica apela aos trabalhadores que se sindicalizem novidade

“Precisamos que os sindicatos sejam mais fortes e tenham mais força nas negociações e apelamos a todos os os trabalhadores a unirem-se em volta das suas associações”. A afirmação é dos representantes da Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC), que estiveram reunidos no passado fim de semana no Museu da Central do Caldeirão, em Santarém, para o seu Seminário Internacional.

Agenda

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This