“Conferências de Maio” em vídeo debatem as crises e a esperança pós-pandemia

| 4 Mai 2021

António José Paulino, Bratislava, escultura

“A pandemia faz-nos também tomar consciência do valor e da importância das pessoas comuns que estão à nossa volta e de que sozinhos não somos nada.” Foto: Escultura em Bratislava. © António José Paulino


Debater as quatro crises identificadas pelo Papa Francisco no discurso do início deste ano ao Corpo Diplomático e os modos de “renovar a esperança para lá da pandemia” é o mote das Conferências de Maio, iniciativa habitual do Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, que neste ano decorre via digital.

Com sessões todas as quartas-feiras, a partir das 18h, o programa inicia-se já neste dia 5, com a conversa sobre como “construir um mundo mais solidário face à doença e à morte”, com a participação do padre António Pedro Monteiro (capelão hospitalar), a jornalista do Expresso Christiana Martins e a enfermeira e professora universitária Mara de Freitas.

No dia 12, o debate será sobre a crise ambiental, com a participação de Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.

A 19, o tema é a crise económica e social e conta com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras da iniciativa A Economia de Francesco, em Portugal.

Finalmente, a 26 de Maio, “Renovar a política e a democracia” é o tema a debater por Isabel Capeloa Gil (reitora da Universidade Católica), Isabel Estrada Carvalhais (eurodeputada pelo Partido Socialista) e Sara Belo Luís (jornalista da Visão).

Os encontros decorrem através da plataforma Zoom, com o ID da reunião 814 2179 7207 e a senha de acesso 774423.

 

 

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Breves

 

JMJ realizou em 2022 metade das receitas que tinha orçamentado

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 obteve no ano passado rendimentos de 4,798 milhões de euros (menos de metade do previsto no seu orçamento) e gastos de 1,083 milhões, do que resultaram 3,714 milhões (que comparam com os 7,758 milhões de resultados orçamentados). A Fundação dispunha, assim, a 31 de dezembro de 2022, de 4,391 milhões de euros de resultados acumulados em três anos de existência.

Debate em Lisboa

Uma conversa JMJ “conectada à vida”

Com o objectivo de “incentivar a reflexão da juventude” sobre “várias problemáticas da actualidade, o Luiza Andaluz Centro de Conhecimento (LA-CC), de Lisboa, promove a terceira sessão das Conversas JMJ, intitulada “Apressadamente conectadas à vida”.

Liberdade e verdade

Liberdade e verdade novidade

As religiões, enquanto se consideram guardiãs da verdade, tendem a conviver mal com a afirmação da liberdade individual. Nas suas fileiras, coartam-na, limitam-na, enquanto apelam permanentemente à obediência férrea a uma autoridade que se considera incontestável, porque garante da verdade.

Agenda

There are no upcoming events.

Fale connosco

Autores

 

Pin It on Pinterest

Share This