“Conferências de Maio” em vídeo debatem as crises e a esperança pós-pandemia

| 4 Mai 21

António José Paulino, Bratislava, escultura

“A pandemia faz-nos também tomar consciência do valor e da importância das pessoas comuns que estão à nossa volta e de que sozinhos não somos nada.” Foto: Escultura em Bratislava. © António José Paulino


Debater as quatro crises identificadas pelo Papa Francisco no discurso do início deste ano ao Corpo Diplomático e os modos de “renovar a esperança para lá da pandemia” é o mote das Conferências de Maio, iniciativa habitual do Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, que neste ano decorre via digital.

Com sessões todas as quartas-feiras, a partir das 18h, o programa inicia-se já neste dia 5, com a conversa sobre como “construir um mundo mais solidário face à doença e à morte”, com a participação do padre António Pedro Monteiro (capelão hospitalar), a jornalista do Expresso Christiana Martins e a enfermeira e professora universitária Mara de Freitas.

No dia 12, o debate será sobre a crise ambiental, com a participação de Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.

A 19, o tema é a crise económica e social e conta com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras da iniciativa A Economia de Francesco, em Portugal.

Finalmente, a 26 de Maio, “Renovar a política e a democracia” é o tema a debater por Isabel Capeloa Gil (reitora da Universidade Católica), Isabel Estrada Carvalhais (eurodeputada pelo Partido Socialista) e Sara Belo Luís (jornalista da Visão).

Os encontros decorrem através da plataforma Zoom, com o ID da reunião 814 2179 7207 e a senha de acesso 774423.

 

 

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia

Infosys premeia historiadora

Investigação sobre Goa e catolicismo oriental distingue Ângela Xavier na Índia novidade

O Prémio Infosys 2021 em Humanidades, da prestigiada fundação indiana Infosys Science Foundation, foi atribuído à historiadora portuguesa Ângela Barreto Xavier “pela sua profunda pesquisa e sofisticada análise da conversão e violência no Império Português na Índia, especialmente em Goa”. O júri destaca a contribuição significativa da galardoada para a “história social e cultural do colonialismo português”, concretizando uma voz “importante e original” no que à história colonial e imperial diz respeito.

Apoie o 7MARGENS e desconte o seu donativo no IRS ou no IRC

Novo arcebispo de Braga quer “portas abertas” para todos novidade

O novo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, saudou a sua nova diocese manifestando a vontade de construir uma “Igreja em saída” missionária e “uma Igreja sinodal samaritana de portas abertas para todos”. O até agora bispo de Bragança-Miranda propõe as atitudes de escuta, conversão, confiança, comunhão, coragem criativa e oração como “caminhos sempre a percorrer no processo sinodal para uma Igreja de hoje”.

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa

EUA

Dois terços dos jovens adultos católicos não vão à missa novidade

Mais de um terço (36%) dos jovens adultos católicos americanos nunca frequentava a missa e quase um terço (31%) raramente o fazia, revela um inquérito realizado pelo centro de estudos CARA e divulgado esta quinta-feira, 2 de dezembro. Os dados recolhidos dizem respeito às práticas deste grupo anteriores à pandemia.

Fale connosco

Pin It on Pinterest

Share This