
“A pandemia faz-nos também tomar consciência do valor e da importância das pessoas comuns que estão à nossa volta e de que sozinhos não somos nada.” Foto: Escultura em Bratislava. © António José Paulino
Debater as quatro crises identificadas pelo Papa Francisco no discurso do início deste ano ao Corpo Diplomático e os modos de “renovar a esperança para lá da pandemia” é o mote das Conferências de Maio, iniciativa habitual do Centro de Reflexão Cristã (CRC), de Lisboa, que neste ano decorre via digital.
Com sessões todas as quartas-feiras, a partir das 18h, o programa inicia-se já neste dia 5, com a conversa sobre como “construir um mundo mais solidário face à doença e à morte”, com a participação do padre António Pedro Monteiro (capelão hospitalar), a jornalista do Expresso Christiana Martins e a enfermeira e professora universitária Mara de Freitas.
No dia 12, o debate será sobre a crise ambiental, com a participação de Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, José Sá Fernandes, vereador da Câmara de Lisboa, e Sara Borges, técnica do Departamento de Cidadania Global e Desenvolvimento da Fundação Gonçalo da Silveira.
A 19, o tema é a crise económica e social e conta com o economista Carlos Farinha Rodrigues, a presidente da Cáritas Portuguesa, Rita Valadas, e Rita Sacramento Monteiro, uma das dinamizadoras da iniciativa A Economia de Francesco, em Portugal.
Finalmente, a 26 de Maio, “Renovar a política e a democracia” é o tema a debater por Isabel Capeloa Gil (reitora da Universidade Católica), Isabel Estrada Carvalhais (eurodeputada pelo Partido Socialista) e Sara Belo Luís (jornalista da Visão).
Os encontros decorrem através da plataforma Zoom, com o ID da reunião 814 2179 7207 e a senha de acesso 774423.