
Trabalhadores da construção. Foto © Josue Isai Ramos Figueroa | Unsplash
“Dignificar o Trabalho, Cuidar da Casa Comum” é o tema central do XVIII Congresso Nacional que a Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) realiza nos próximos dias 10 e 11 no Luso, Concelho da Mealhada.
A abordagem daquele tema decorrerá na tarde do primeiro dia, numa Mesa Redonda que conta com os contributos de Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO; José João Rodrigues, da Casa do sal de Figueira da Foz; e José Manuel Duarte da LOC/MTC da diocese da Guarda. Segue-se um espaço de debate que visa aprofundar denominadores comuns, que possam ajudar a uma maior intervenção cívica no espírito da encíclica Laudato Si.
O Congresso da LOC/MCT é um órgão de decisão que reúne de três em três anos, congrega os delegados dos grupos de militantes e vários outros membros deste movimento. Contará também com representantes de organizações e associações civis e religiosas, de movimentos congéneres da Europa e do Movimento de Trabalhadores Cristãos Europeus. A sessão de Abertura será no dia 10, às 10 horas da manhã e a celebração da eucaristia decorrerá no Sábado dia 11, ás 10:30, na Igreja paroquial do Luso, presidida por D. Virgílio do Nascimento Antunes, Bispo da Diocese de Coimbra, sendo o encerramento do Congresso na tarde de Sábado.
Haverá ainda momentos para avaliação da vida e ação do Movimento nos últimos três anos através da apresentação dos Relatórios de Atividades e Contas. Haverá ainda espaço para a eleição dos novos coordenadores nacionais e para a reflexão e aprovação das Linhas de Orientação para o próximo triénio, documento que, centrado na temática do Congresso, foi elaborado a partir das “revisões de vida operária dos grupos”.